Neste passo a passo vou explicar como fazer o TAPETE LAVANDA, uma criação exclusiva para você que acompanha o blog 🙂
O tapete lavanda foi todo confeccionado com fio Barroco. Nas flores e acabamento utilizei o Barroco Multicolor, já na parte branca utilizei o Barroco Maxcolor nº6. Acreditem, apenas 1 novelo com 400g rendeu este maravilhoso tapete medindo 110cm x 67cm.
Utilizei a Flor Cravo que é uma das minhas criações também, o passo a passo está AQUI no blog já faz algum tempo e não alterei em nada! Você também pode utilizar outras flores que tenham 8 pétalas e aqui no blog tem mais de 70 modelos com passo a passo e você pode conferir clicando AQUI.
MATERIAIS
- Fio Barroco Maxcolor nº6 – 1 novelo com 400g
- Fio Barroco Multicolor – Cores: 9368, 9587, 9353 e 9384 (200g de cada será suficiente)
- Agulha para crochê: 3.0mm (para fazer as flores) e 3.5mm para o restante do tapete
- Tesoura e agulha de tapeceiro para cortes e acabamentos
- 8 flores – Passo a passo AQUI
- Tamanho do tapete: 110cm x 67cm
Confeccionei as flores seguindo o passo a passo que tem AQUI no blog. O miolinho fiz com amarelo 9368, a primeira camada de pétalas fiz com o lilás 9587, a segunda camada com o lilás 9353 e as folhas fiz com o verde 9384. Utilizei a agulha 3.0mm para que o trabalho fique mais delicado. No miolinho da flor utilizei pérola nº10 que é opcional.
No avesso da flor temos as alças com 4 correntes formando os 4 cantos da base da flor. Amarre o fio em um destes cantos.
Após amarrar prenda com ponto baixo e faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Faça mais 1 ponto alto, duas correntes e mais 2 pontos altos no mesmo espaço.
Agora faremos ponto alto em cima dos pontos altos do leque da base. Para que a folha não fique muito presa o primeiro ponto alto faremos pegando por baixo do cordão de correntes que liga uma folha na outra. Observe as imagens:
Os outros 2 pontos altos faça prendendo a corrente.
Faça 1 ponto alto no espaço e faremos ponto alto nos 3 pontos altos seguinte. Como o primeiro ponto é o que fica próximo da folha vamos fazer o ponto alto por baixo das correntes.
O segundo ponto alto vamos fazer pegando no meio da folha. Basta introduzir a agulha de trás pra frente no meio da alcinha de 8 correntes, pegue no mesmo ponto alto que foi preso as folhas e faça ponto alto.
O próximo ponto alto faça por baixo
Agora prendendo a alça de 5 correntes faça o ponto alto no espaço entre um bloquinho e outro. Faça os próximos 2 pontos altos ainda prendendo a alça… e o terceiro ponto alto em cima do leque será por baixo da alça novamente.
Teremos pela frente um cantinho e consequentemente uma alça com 4 correntes. Faça 2 pontos altos, duas correntes de espaço e novamente 2 pontos altos no mesmo espaço.
Veja como fica o avesso:
Agora só seguir contornando toda a flor e finalizar com ponto baixíssimo na segunda corrente que forma o primeiro ponto alto.
Teremos um total de 15 pontos altos em cada lateral.
Excepcionalmente nesta volta vamos seguir com ponto baixíssimo em cima do próximo ponto alto e fazer ponto baixo dentro do leque. Faremos isso estrategicamente para que a última volta termine em uma posição melhor para acabamento.
Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais um ponto alto no mesmo espaço.
Faça duas correntes e mais 2 pontos altos ainda no mesmo espaço. Agora só seguir com ponto alto em cima de ponto alto e quando chegar no cantinho fazer 2 pontos altos, duas correntes e 2 pontos altos.
Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na segunda corrente das duas que formam o primeiro ponto alto.
Após finalizar com ponto baixíssimo faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça ponto alto em cima do próximo ponto alto de base e já estaremos no canto. Faça exatamente como na volta anterior, são 2 pontos altos, duas correntes e 2 pontos altos para formar o cantinho.
Siga com ponto alto em cima de ponto alto, chegando nos cantos repita o passo anterior… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na segunda corrente.
Na 4ª volta inicie com duas correntes e faça ponto alto em cima do próximo ponto de base.
Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e vamos trabalhar o cantinho… são 2 pontos altos, 3 correntes e novamente 2 pontos altos no mesmo espaço.
Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça 2 pontos altos. Novamente duas corrente, pule 2 pontos de base e faça 2 pontos altos.
Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça 3 pontos altos.
Agora só seguir fazendo duas correntes e bloquinhos com 2 pontos altos… chegando no cantinho faça como o anterior… faça por toda a volta e vamos finalizar com agulha de costura para que fique perfeito.
Chegando no final da volta, após as duas correntes alongue o fio, corte e coloque na agulha.
Passe o fio de trás para frente no segundo ponto alto do primeiro bloquinho (lembre-se, o primeiro ponto alto é formado por duas correntes)
Passe dentro da última corrente de espaço e em seguida dentro da segunda corrente que forma o primeiro ponto alto da volta, saia com o fio na parte de trás do trabalho. 🙂 Agora só esconder uma parte dele, dividir em 2 e amarrar bem.
Teremos o primeiro motivo prontinho!
Chegamos ao final da primeira parte do trabalho, no próximo passo vamos aprender que ao fazer o segundo motivo já faremos a emenda, então não se apresse em fazer todos os motivos separados, dá para emendar depois, mas facilita muito emendar enquanto faz.
–