Sabe aquelas sobras de fios que vai acumulando e você não sabe o que fazer? Tenho uma ideia legal pra você! Um tapete bem colorido que lembra o estilo FUXICO. Além de evitar o desperdício dá para ganhar uma grana, vamos ver?
Utilizei sobras de fio Barroco Maxcolor da Círculo S/A. Além de cores belíssimas ele é super macio, como se não bastasse fiz o tapete fuxico em ponto pom-pom. Para o acabamento utilizei o barroco multicolor 9368
Numeração das cores:
- 8001 – Branco
- 7202 – Mostarda
- 6214 – Lilás
- 2500 – Azul
- 5800 – Verde
- 6805 – Rosa
- 1289 – Amarelo
- 3501 – Vermelho
- 3334 – Melancia
- 6823 – Azul serenity
- Agulha para crochê 3.50mm
- Para o acabamento utilizei o fio Barroco Multicolor 9368 – Amarelo
- Tamanho do tapete pronto: 80 x 50
Para fazer o tapete maior siga a seguinte regra:
- Para o primeiro bloquinho são 9 correntes e para cada bloquinho a mais faça 7 correntes.
01 – Faça um cordão com 100 correntes, volte na segunda corrente contando da agulha para trás e faça ponto baixo. (com esta quantidade de correntes meu tapete ficou com 50cm de largura)
02 – Faça 3 correntes, enrole o fio na agulha e vamos fazer um ponto “pom-pom” com duas laçadas. (Não sabe fazer o ponto pom-pom? Tem um vídeo explicando, a única diferença é que fiz este com duas laçadas e não 3. Veja AQUI.)
03 – Após enrolar o fio na agulha pegue na corrente seguinte, puxe a laçada e deixe na agulha. Enrole o fio na agulha novamente e busque o fio para fazer uma segunda laçada… Veja que contando a laçada da corrente teremos um total de 5 laçadas na agulha.
04 – Pegue o fio e passe em 4 laçadas, pegue o fio novamente e passe nas duas laçadas formando o primeiro ponto pom-pom.
05 – Faça mais 2 pontos pom-pons, conte 3 correntes e prenda com ponto baixo na 4ª corrente.
06 – Agora vamos repetir este bloquinho… Faça 3 correntes, faça a sequência com 3 pontos pom-pons, pule 3 correntes e prenda com ponto baixo na 4ª corrente. Siga até o final do cordão e teremos um total de 14 bloquinhos. Para o primeiro bloquinho, utilizamos 9 correntes e para os demais utilizaremos 7 correntes. Se quiser fazer o tapete no comprimento ou aumentar a largura basta seguir esta lógica… 7 correntes para cada bloquinho a mais.
07 – Para trocar o fio ao finalizar o último bloquinho com ponto baixíssimo na última corrente vamos aproveitar para puxar o fio de cor diferente, no meu caso o amarelo.
08 – Faça 3 correntes, vire o trabalho e aproveite para amarrar as pontas de fio. Siga fazendo ponto pom-pom em cima de ponto pom-pom, em seguida faça 3 correntes e prenda com ponto baixíssimo no pé do último ponto pom-pom. Ao fazer os pontos esconda as sobras de fio!
09 – Faça 3 correntes e pegando na alça de 3 correntes do primeiro bloquinho da carreira anterior faça 3 pontos pom-pons.
10 – Prenda com ponto baixo (ou ponto baixíssimo) no alto do ponto pom-pom do bloquinho seguinte… observe as imagens:
11 – Agora basta seguir repetindo os bloquinhos… No final faremos diferente da ponta anterior…
12 – Ao chegar no final da carreira faça bloquinho com a cor amarelo até a alça do último bloquinho vermelho. Desta vez não faça corrente, apenas vire o trabalho e siga com ponto baixíssimo até o penúltimo ponto pom-pom.
13 – Vamos trocar a cor novamente? Utilizei o lilás… Ao introduzir a agulha para fazer o ponto baixíssimo em cima do último ponto pom-pom abandone o fio amarelo e puxe o fio lilás. Faça 3 correntes e corte o fio amarelo deixando uma ponta para amarrar.
14 – Veja que se virar o trabalho fica bem fácil amarrar as duas pontas antes e depois fazer os pontos pom-pons na alça do bloquinho amarelo. Siga fazendo até o final da carreira onde faremos a troca de fio novamente
15 – Ao final da terceira carreira, ou seja, impar como a primeira… faremos a troca de fio exatamente igual ao que fizemos ao trocar da primeira para a segunda carreira, veja:
16 – Prenda com ponto baixíssimo no alto do ponto pom-pom do último bloquinho e ao puxar a laçada abandone a cor lilás e puxe o azul.
17 -Faça 3 correntes, vire o trabalho e aproveite para amarrar bem as pontas e volte com ponto pom-pom em cima de ponto pom-pom. Faça 3 correntes e prenda com ponto baixíssimo no pé do último ponto pom-pom.
Veja que ficou exatamente ao que fizemos com o amarelo….
18 – Faça 3 correntes e siga fazendo pontos pom-pons nas alças do lilás, ao final da carreira a troca de fio é semelhante ao que fizemos do amarelo para o lilás… vamos ver?
19 – Ao chegar no final da quarta carreira (par) volte com ponto baixíssimo até o penúltimo ponto pom-pom e ao fazer o ponto baixíssimo em cima do último ponto pom-pom abandone o fio azul e puxe o fio rosa… amarre as pontas na parte de trás da peça e siga fazendo os pontos pom-pons nas alças dos bloquinhos azuis.
Agora só repetir, meu tapete fiz com 51 carreira e ficou com
Veja como vai ficando…
20 – Se preferir um tapete mais rústico não precisa acabamento… basta deixar da mesma forma que foram feitas todas as carreiras… mas da para fazer um bico de acabamento, veja:
21 – Prenda o fio com ponto baixo em uma das pontas dos bloquinhos. Faça 2 pontos altos no vinco entre um bloquinho e outro, faça uma corrente de espaço e novamente 2 pontos altos no mesmo lugar.
22 – Em seguida prenda com ponto baixo no alto do bloquinho seguinte… viram que fácil! Nos cantos faremos diferente….
23 – Nos cantos os pontos altos também são feitos no vinco entre as duas cores… mas faça 3 pontos altos, uma corrente e 3 pontos altos. Em seguida prenda com ponto baixo no alto do ponto pom-pom do bloquinho seguinte 🙂 Siga por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo ou com ajuda de uma agulha de tapeceiro.
Veja como ficou o tapete pronto!
Chegamos ao final de mais um passo a passo, em caso de dúvidas deixe seu comentário ou utilize o formulário de contato para enviar uma mensagem!
Um forte abraço e até a próxima!