Que tal fazer um lindo tapete para sala? Este é o TAPETE FOLHAGEM e neste passo a passo vou detalhar todos os passos para você fazer o seu.
Este eu fiz utilizando o fio Barroco Maxcolor da Círculo S/A e seguindo com as maravilhosas cores candy. Se fizer o seu conte pra gente!
Este tapete pode ser feito com fios mais finos e utilizar como toalha de mesa, pode também fazer o tapete de barbante ou com outra numeração de agulha sem problema algum.
MATERIAIS:
- Fio Barroco Maxcolor nº 6 – 3 novelos de 400g – cor 2012 (linda essa cor!)
- Agulha para crochê 3.5mm (Utilizei a agulha Soft)
- Tesoura e agulha de tapeceiro para cortes e acabamentos (opcional)
- Tamanho do tapete pronto: 138cm de diâmetro
- Você vai precisar emendar o fio, quer uma dica maravilhosa par que a emenda fique perfeita? Clique aqui.
Veja como fica lindo este modelo! O tamanho é ideal para utilizar na sala, com pouco menos de 3 novelos ele fica medindo 138cm de diâmetro.
01 – Inicie com ANEL MÁGICO, prenda com ponto baixo e faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Faça mais 15 pontos altos dentro do anel mágico, puxe a ponta do fio para fechar e finalize a volta com ponto baixíssimo.
02 – Faça 5 correntes e faça ponto alto no próximo ponto de base, faça duas correntes de espaço e faça ponto alto no ponto seguinte… Siga fazendo por toda a volta, sempre com duas correntes de espaço e sem pular nenhum ponto de base. Finalize com ponto baixíssimo na terceira corrente das 5 que fizemos para iniciar.
03 – Na parte de trás você pode esconder a ponta de fio utilizando uma agulha de tapeceiro!
04 – Continuando nosso trabalho, faça ponto baixo dentro do primeiro espaço, duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 2 pontos altos no mesmo espaço.
05 – Faça uma corrente e no próximo espaço de duas correntes faça novamente 3 pontos altos… siga fazendo os bloquinhos nos espaços de duas correntes sempre com uma corrente entre um bloquinho e outro. Finalize com ponto baixíssimo.
06 – Agora vamos trabalhar bloquinhos de 3 pontos altos finalizados juntos… Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto (se seu ponto for mais solto bastam duas correntes) Enrole o fio na agulha e no próximo ponto de base faça apenas a primeira fase de um ponto alto, observe que a última laçada ficará na agulha.
07 – Enrole o fio na agulha novamente, faça a primeira fase do ponto alto no terceiro ponto de base e então teremos 3 alças na agulha. Pegue o fio e passe dentro de todas as laçadas finalizando todos os pontos juntos.
08 – Faça 4 correntes, siga para o próximo bloquinho de base e vamos fazer novamente os 3 pontos altos finalizados juntos… Faça apenas a primeira faze dos 3 pontos e teremos 4 laçadas na agulha já que temos a laçada da corrente… Finalize tudo junto… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo em cima do primeiro grupinho de 3 pontos altos finalizados juntos.
09 – Faça 9 correntes e em seguida faça ponto alto duplo em cima do grupinho seguinte.
10 – Faça 5 correntes de espaço e faça ponto alto duplo em cima do próximo grupinho… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na terceira corrente das 9 que fizemos para iniciar a volta.
11 – Faça 3 correntes (ou duas se seu ponto for mais solto) para dar altura do primeiro ponto alto, faça mais 2 pontos altos em cima do mesmo ponto de base, faça 5 correntes de espaço e faça 3 pontos altos em cima do próximo ponto alto duplo… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na terceira corrente que forma o primeiro ponto alto.
12 – Inicie a volta com 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça ponto alto em cima do próximo ponto de base, faça uma corrente de espaço e faça novamente ponto alto em cima do mesmo ponto alto de base. Faça ponto alto em cima do último ponto de base.
13 – Faça 4 correntes de espaço, no próximo leque repita 2 pontos altos sendo um em cada ponto de base, faça uma corrente de espaço e faça ponto alto no mesmo ponto de base que foi feito o último ponto alto, faça ponto alto no ponto seguinte… 4 correntes de espaço… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
14 – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça ponto alto em cima do próximo ponto de base. Faça uma corrente de espaço e faça ponto alto na corrente de espaço que tem a frente.
15 – Faça uma corrente de espaço e siga com ponto alto em cima de ponto alto.
16 – Faça 3 correntes de espaço e siga para o próximo bloco onde vai repetir novamente, 2 pontos altos, uma corrente de espaço, ponto alto no espaço de uma corrente, uma corrente de espaço e siga com mais 2 pontos altos… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
17 – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça ponto alto em cima do próximo ponto de base, duas correntes de espaço e faça 2 pontos altos em cima do mesmo ponto de base que está no meio.
18 – Faça duas correntes de espaço e siga com ponto alto em cima de ponto alto.
19 – Para passar de um leque para o outro são duas correntes de espaço… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
20 – Inicie a volta com 4 correntes e faça ponto alto em cima do próximo ponto de base. Sem fazer corrente de espaço faça ponto alto em cima do primeiro ponto alto que está no grupinho seguinte…
21 – Faça duas correntes e faça ponto alto em cima do próximo ponto alto… novamente sem fazer corrente de espaço faça ponto alto no primeiro ponto do último grupinho, duas correntes e ponto alto em cima do último ponto de base. Veja que ficamos um 3 pontos em forma de “V” em cima do leque.
22 – Faça duas correntes de espaço, siga para o próximo leque onde vamos repetir os passos anteriores para formar novamente 3 pontos em “V”. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
23 – Inicie a volta fazendo ponto baixo dentro do primeiro espaço de duas correntes. Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais um ponto alto no mesmo espaço.
24 – Faça uma corrente e siga com 2 pontos altos no próximo espaço de duas correntes… Siga fazendo 2 pontos altos em todos os espaços de duas correntes sempre fazendo uma corrente entre um grupinho e outro.
25 – Entre um leque e outro tem duas correntes de espaço, então faça 2 pontos altos também… nesta volta a regra é ignorar os leques e seguir fazendo 2 pontos altos em cada espaço. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
26 – Faça ponto baixíssimo em cima do próximo ponto de base e faça ponto baixo no primeiro espaço de uma corrente. Faça 5 correntes e faça ponto alto no próximo espaço.
27 – Faça 3 correntes de espaço e faça ponto alto no espaço seguinte… novamente 3 correntes de espaço e ponto alto no próximo espaço… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na segunda corrente das 5 que fizemos para iniciar a volta.
Bem, chegamos ao final da primeira parte do passo a passo. A continuação do trabalho você pode conferir aqui no blog!