Neste passo a passo vamos aprender a confeccionar mais um tapete em crochê filé. Ultimamente estou trazendo pra vocês alguns modelos antigos e simples, mas que fazem o maior sucesso por sua praticidade e rapidez na confecção.
Para facilitar estou disponibilizando o gráfico em PDF para download gratuito, aliás aqui no blog tem o gráfico de muitos modelos já postados. Para encontrar rapidamente o modelo desejado visite o álbum completo AQUI.
MATERIAIS
- Fio Barroco Maxcolor nº 6 – Utilizei 1 novelo cor 2194
- Agulha para crochê 3.5mm
- Tamanho do trabalho: 40 x 82 cm
- Sugestão de acabamento: AQUI
Por se tratar de um trabalho manual o tamanho pode variar de acordo com os pontos de cada pessoa. Uma dica importante para que o início fique da mesma largura do restante do trabalho é fazer as correntes iniciais bem apertadas de forma que fiquem com a mesma distancia que os pontos altos.
01 – Inicie com 65 correntes, volte na penúltima correntinha e faça ponto baixo.
02 – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e volte fazendo ponto alto em todas as correntes até o final do cordão, teremos um total de 64 pontos altos contando com as correntes iniciais.
03 – 2ª carreira – Faça duas correntes, enrole o fio na agulha e vire o trabalho para iniciar a próxima carreira. Volte fazendo ponto alto em cima de ponto alto até chegar no final da carreira, observe que o último ponto alto será feito na segunda corrente das duas que formam o primeiro ponto alto da primeira carreira.
4 – 3ª carreira – Faça duas correntes, vire o trabalho e faça 6 pontos altos.
5 – Para fazer um bloquinho vazio faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto.
6 – Siga fazendo até completar um total de 17 bloquinhos vazios e observe que vão sobrar apenas 6 pontos de base. Faça ponto alto em cima de ponto alto completando a lateral e finalizando a carreira.
7 – 4ª carreira – Faça duas correntes, vire o trabalho e faça 6 pontos altos em cima dos pontos de base, contando com as correntes teremos um total de 7 pontos altos formando a lateral. Toda vez que iniciar uma carreira será assim.
8 – Faça 5 bloquinhos vazios e vamos fazer o primeiro bloquinho cheio.
9 – Para fazer o bloquinho cheio faça 2 pontos altos no espaço de duas correntes e ponto alto em cima do ponto alto seguinte, observe que teremos uma sequência de 4 pontos altos.
10 – Faça novamente 5 bloquinhos vazios e então faça mais 1 bloquinho cheio.
11 – Novamente 5 bloquinhos vazios, faça a lateral com 7 pontos altos finalizando a carreira.
12 – 5ª carreira – Faça duas correntes, vire o trabalho e faça a lateral como explicado anteriormente.
13 – Siga com 5 bloquinhos vazios e então faremos 2 bloquinhos cheios. Desta vez vamos iniciar em cima do bloquinho cheio da carreira anterior e passar para o bloquinho seguinte… teremos uma sequência de 7 pontos altos formando os 2 bloquinhos.
14 – Faça 3 bloquinhos vazios e vamos repetir 2 bloquinhos cheios iniciando um bloquinho antes e terminando em cima do bloquinho cheio da carreira anterior. Observe as imagens:
15 – Faça 5 bloquinhos vazios e complete a carreira fazendo a lateral com 7 pontos altos.
16 – 6ª carreira – Faça a lateral formanda por 7 pontos altos e siga com 5 bloquinhos vazios.
17 – Vamos seguir com 3 bloquinhos cheios iniciando em cima do primeiro bloquinho cheio da carreira anterior e passando um bloquinho… observe:
18 – Faça um bloquinho vazio e vamos repetir 3 bloquinhos cheios, desta vez iniciando antes e terminando em cima do último bloquinho cheio como apontado com a agulha a segunda imagem.
19 – Para completar a carreira faça 5 bloquinhos vazios e a lateral com 7 pontos altos.
20 – 7ª carreira – Inicie fazendo a lateral com 7 pontos altos e desta vez faça apenas 2 bloquinhos vazios.
21 – Vamos seguir com 3 bloquinhos cheios, observe que vamos terminar exatamente em cima do primeiro ponto alto dos bloquinhos que tem na carreira anterior, apontei com a agulha.
22 – Faça um bloquinho vazio e seguir com 2 bloquinhos cheios.
23 – Novamente 1 bloquinho vazio, 2 bloquinhos cheios, 1 bloquinho vazio e 3 bloquinhos cheios. Observe as imagens:
24 – Para completar a carreira faça 2 bloquinhos vazios e a lateral com 7 pontos altos.
25 – 8ª carreira – Inicie a carreira com 7 pontos altos, siga com 3 bloquinhos vazios e então faça 3 bloquinhos cheios.
26 – Faça 1 bloquinho vazio, 1 bloquinho cheio, 1 bloquinho vazio, novamente bloquinho cheio e bloquinho vazio.
27 – Siga com 3 bloquinhos cheios e para completar a lateral faça 3 bloquinhos vazios e a lateral com 7 pontos altos.
28 – 9ª carreira – Inicie a carreira fazendo a lateral com 7 pontos altos, siga com 4 bloquinhos vazios e faça 3 bloquinhos cheios.
29 – Faça 3 bloquinhos vazios e novamente 3 bloquinhos cheios.
30 – Para completar a carreira faça 4 bloquinhos vazios e a lateral com 7 pontos altos.
31 – 10ª carreira – Inicie a carreira fazendo 7 pontos altos e desta vez teremos apenas 1 bloquinho cheio no meio do trabalho… faça 8 bloquinhos vazios, faça 1 bloquinho cheio, novamente 8 bloquinhos vazios e então faça a lateral com 7 pontos altos.
Chegamos na metade do desenho, para completar vamos fazer exatamente igual esta primeira parte… veja:
32 – 11ª carreira – Inicie a carreira com 7 pontos altos e desta vez vamos começar a repetir as carreiras anteriores… esta carreira será exatamente igual a 9ª carreira descrita no passo nº28, ou seja, igual a penúltima carreira que está no trabalho… basta olhar e seguir exatamente igual 🙂
33 – 12ª carreira – Faça igual a 8ª carreira descrita no passo nº25.
34 – 13ª carreira – Faça igual a 7ª carreira descrita no passo nº20.
35 – 14ª carreira – Faça igual a 6ª carreira descrita no passo nº16.
36 – 15ª carreira – Faça igual a 5ª carreira descrita no passo nº12.
37 – 16ª carreira – Faça igual a 4ª carreira descrita no passo nº7.
38 – 17ª carreira – Faça uma carreira com bloquinhos vazios igual a 3ª carreira descrita no passo nº4 para separar o desenho que se formou do próximo que for fazer ou antes de fazer o acabamento. Veja que o desenho agora está completo 🙂
39 – Para continuar basta repetir um novo desenho que inicia na 4ª carreira e ao completar a quantidade desejada fazer o acabamento.
40 – Após fazer a quantidade de desenhos desejado faça duas carreiras com pontos altos para ficar igual o início do trabalho.
41 – Vou explicar o acabamento simples com pontos baixos e eles também servem como base para fazer outros acabamentos também. Após concluir as duas carreiras de pontos altos vamos trabalhar na lateral do tapete. Faça uma corrente para dar espaço para iniciar.
42 – Faça 1 ponto baixo no ponto alto, observe na segunda imagem que peguei o fio todo com a agulha e em seguida fiz o ponto baixo.
43 – O segundo ponto baixo fica na divisão das carreiras, na mesma corrente onde fizemos o último ponto alto da última carreira.
44 – Agora basta seguir por toda a volta sempre fazendo 1 ponto baixo no meio do ponto alto e 1 ponto baixo na divisão das carreiras… siga até chegar no cantinho e vou explicar como fazer, inclusive ao concluir a volta vamos precisar fazer o cantinho que deixamos no início.
45 – Chegando no cantinho faça ponto baixo, duas correntes de espaço e faça ponto baixo novamente no mesmo lugar, simples não é? Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo em cima do primeiro ponto baixo.
46 – Faça uma corrente para dar altura do primeiro ponto baixo, siga fazendo pontos baixos para cada ponto de base só que desta vez pegando apenas o fio de trás, assim fica com um detalhe entre as duas voltas.
47 – Quando chegar no cantinho faça ponto baixo na primeira das duas correntes de espaço, faça duas correntes de espaço e faça ponto baixo na segunda corrente… agora só seguir normalmente por toda a volta e finalizar com ponto baixíssimo na corrente inicial.
Tapete prontinho!
O que você achou deste modelo? Quando fizer seus trabalhos compartilhe AQUI em nosso grupo ou em suas redes sociais! Não se esqueça de colocar o link para que outras pessoas possam fazer também 🙂
Em breve estarei de volta com mais passo a passo, um forte abraço e tudo de bom sempre.
–