Vamos dar continuidade e concluir nosso trabalho? Vou relembrar os materiais e medidas do tapete que estamos fazendo.
MATERIAIS
- 2 novelos de fio Barroco Maxcolor nº8 – Cor 7136 (novelos de 352m)
- Agulha para crochê nº3.5
- Tesoura e agulha de tapeceiro para cortes e acabamentos
- Tamanho do trabalho pronto: 80cm de diâmetro
Esta é a segunda parte do passo a passo do tapete estrela simples. Faremos mais 9 voltas para finalizar o trabalho. Abaixo você pode conferir o link da primeira parte do passo a passo:
37 – 17ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça ponto alto no ponto de base seguinte.
38 – Faça 3 correntes, pule 3 pontos de base e faça um conjuntinho de 3 pontos altos sendo um em cada ponto de base. Siga fazendo alças com 3 correntes, pulando 3 pontos de base e fazendo o conjuntinho de 3 pontos altos por toda a volta.
39 – Chegando no final complete o primeiro bloquinho que fizemos apenas 2 pontos altos e finalize com ponto baixíssimo no alto da terceira corrente que forma o primeiro ponto alto. Se você fez tudo correto nas voltas anteriores não vai faltar nem sobrar pontos.
40 – 18ª volta – Para trabalhar de forma melhor precisamos iniciar a próxima volta no terceiro espaço a frente (como apresentado na primeira imagem) siga fazendo ponto baixíssimo nas correntes e nos pontos de base até chegar na primeira corrente da terceira alça.
41 – Faça ponto baixo dentro da alça, duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e mais 2 pontos altos no mesmo espaço.
42 – Faça duas correntes e mais 3 pontos altos ainda na mesma alça formando um leque. Sem fazer corrente de espaço siga para a próxima alça e faça leque… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente que forma o primeiro ponto alto.
43 – 19ª volta – Siga com ponto baixíssimo para o próximo ponto de base, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça ponto alto no próximo ponto de base. Dentro do espaço de duas correntes do leque faça 2 pontos altos, duas correntes e 2 pontos altos…
44 – Siga com mais 2 pontos altos em cima dos pontos de base e vai sobrar 1 ponto do leque. Faça duas correntes e prenda com ponto baixo no espaço de duas correntes do leque seguinte.
45 – Faça duas correntes e faça ponto alto entre um leque e outro… faça duas correntes e prenda com ponto baixo no próximo leque. (Atençao: Se seus pontos forem mais apertados e ficarem repuxando ao invés de duas correntes de espaço como se pede faça 3 correntes sem problemas)
46 – Siga fazendo as correntes e ponto alto entre os leques até prender no quinto leque. Contei como primeiro o que fizemos ponto alto em cima dele ok.
47 – Após prender com ponto baixo em cima do 5º leque faça duas correntes, pule o primeiro ponto de base do 6º leque e faça ponto alto em cima de ponto alto, 2 pontos altos no espaço de duas correntes, duas correntes de espaço e mais 2 pontos altos dentro do leque, faça mais 2 pontos altos em cima dos pontos de base exatamente como no primeiro leque…
48 – Agora basta seguir repetindo, sempre pulando 4 leques e trabalhando pontos altos como apresentado nas imagens… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo. No total teremos 8 pontas mais salientes e se fez tudo correto entre uma ponta e outra pulamos a mesma quantidade de leques.
49 – 20ª volta – Desta vez logo após finalizar a volta já faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Diferente da primeira volta não vamos mais pular o primeiro e último ponto de base. Siga com ponto alto em cima de ponto alto, dentro do leque são 2 pontos altos, duas correntes de espaço e 2 pontos altos. Siga com ponto alto em cima de ponto alto e teremos um total de 12 pontos altos contando as duas laterais do leque.
50 – Faça 3 correntes, pule a primeira alça e prenda com ponto baixo na segunda alça de duas correntes. (se seus pontos forem mais apertados e ficar repuxando muito pode fazer esta primeira alça com 4 correntes)
51 – Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo na alça seguinte… siga fazendo alças com 3 correntes até chegar na penúltima alça.
52 – Faça 3 correntes e trabalhe ponto alto em cima de ponto alto do leque exatamente como no primeiro… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente que forma o primeiro ponto alto. (novamente, se seus pontos forem mais apertados pode fazer esta última alça com 4 correntes)
53 – 21ª volta – Desta vez logo após finalizar a volta já faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Siga com ponto alto em cima de ponto alto, dentro do leque são 2 pontos altos, duas correntes de espaço e 2 pontos altos. Siga com ponto alto em cima de ponto alto e teremos um total de 16 pontos altos contando as duas laterais do leque.
54 – Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo dentro da segunda alça (digo segunda porque a primeira sempre liga o leque enquanto que as outras formam o desenho entre os leque. Se ficar repuxando é sinal que seus pontos estão mais apertados que os que fiz, basta fazer uma corrente a mais antes e depois dos leques… sempre uma a mais do que digo no passo a passo)
55 – Siga fazendo alças com 3 correntes e prendendo com ponto baixo dentro das alças da volta anterior… Entre um leque e outro vai ficar com 4 alças de 3 correntes… Faça 3 correntes e siga com ponto alto em cima de ponto alto do próximo leque… faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na segunda corrente das duas que formam o primeiro ponto alto.
56 – 22ª volta – Desta vez logo após finalizar a volta já faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Siga com ponto alto em cima de ponto alto, dentro do leque são 2 pontos altos, duas correntes de espaço e 2 pontos altos. Siga com ponto alto em cima de ponto alto e teremos um total de 20 pontos altos contando as duas laterais do leque.
57 – Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo dentro da segunda alça… siga fazendo as alças de 3 correntes… (quero relembrar que as alças antes e depois do leque podem ser feitas com uma corrente a mais caso fique repuxando… apenas as que estão entre os leques seria interessante manter com 3 correntes para manter o desenho) Teremos apenas 3 alças formando o desenho entro os leques…
58 – Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente das duas que formam o primeiro ponto alto.
59 – 23ª volta – Desta vez logo após finalizar a volta já faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Siga com ponto alto em cima de ponto alto, dentro do leque são 2 pontos altos, duas correntes de espaço e 2 pontos altos. Siga com ponto alto em cima de ponto alto e teremos um total de 24 pontos altos contando as duas laterais do leque.
60 – Faça 4 correntes (ou 5 se estiver trabalhando com uma a mais nas anteriores) e prenda com ponto baixo dentro da primeira das 3 alças de 3 correntes… siga fazendo alças com 3 correntes e desta vez teremos apenas duas entre os leques. Faça 4 correntes e siga trabalhando no próximo leque, faça por toda a volta e finalize a volta com ponto baixíssimo.
61 – 24ª volta – Após finalizar a volta já faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Siga com ponto alto em cima de ponto alto, dentro do leque são 2 pontos altos, duas correntes de espaço e 2 pontos altos. Siga com ponto alto em cima de ponto alto e teremos um total de 28 pontos altos contando as duas laterais do leque.
62 – Faça 5 correntes (ou 6 se estiver trabalhando com uma a mais nas anteriores) e prenda com ponto baixo dentro da primeira das duas alças de 3 correntes… faça 3 correntes e prenda com poto baixo na próxima alça… Faça 5 correntes e trabalhe no próximo leque, faça por toda a volta e finalize a volta com ponto baixíssimo.
63 – 25ª e última volta – Após finalizar a volta já faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Siga com ponto alto em cima de ponto alto, dentro do leque são 2 pontos altos, duas correntes de espaço e 2 pontos altos. Siga com ponto alto em cima de ponto alto e teremos um total de 32 pontos altos contando as duas laterais do leque.
64 – Faça 6 correntes (ou 7 se estiver trabalhando com uma a mais) e prenda com ponto baixo dentro da alça de 3 correntes… Faça 7 correntes e siga para o próximo leque. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo ou com ajuda de uma agulha de tapeceiro. Arremate, corte as sobras e o tapete estará pronto!
65 – Se for finalizar com agulha de tapeceiro alongue bem o fio logo após a 7ª corrente da alça, corte o fio e coloque-a na agulha. Passe o fio de trás para frente no alto do segundo ponto alto (o primeiro é formado por correntes e pulamos apenas ele)
66 – Passe o fio na última corrente da alça de 7 correntes e depois no alto da segunda corrente que forma o primeiro ponto alto saindo com o fio na parte de trás da peça… Agora basta costurar um pouco mais na parte de trás, dividir em dois e amarrar bem antes de cortar as sobras.
Aqui o tapete pronto.
Chegamos ao final de mais um passo a passo, espero que tenham gostado de mais este trabalho. Agradeço o carinho de todos com comentários e compartilhamentos. Um forte abraço e tudo de bom sempre!
Samuel Ramos.