TAPETE ESTRELA passo a passo – Um lindo tapete com um efeito maravilhoso! Acredito que muitos estavam esperando este passo a passo aqui no blog. Então vamos aproveitar, finalmente ele está disponível!
Este tapete pode ser feito com ou sem flores, escolhi fazer com a flor catavento. Você pode fazer ele menor, combinar cores diferentes… ou seja, o que vale é a criatividade. Fiz com apenas 4 cores (duas cores nas flores e duas cores no tapete)
Este tapete foi inspirado no trabalho da artesã Heloisa Manzoni, publicado na revista Barroco n°17
PARTE 2 – TAPETE ESTRELA PASSO A PASSO PARTE 2
PARTE 3 – TAPETE ESTRELA PASSO A PASSO PARTE 3
FLOR CATAVENTO PASSO A PASSO – FLOR CATAVENTO PASSO A PASSO
MATERIAIS
- 8 FLORES CATAVENTO
- Barbante barroco Multicolor amarelo 9368
- Barbante barroco Multicolor verde 9387
- Barbante EuroRoma Branco e Marron nº6
- Pérolas para acabamento nas flores
- Agulha para crochê 3.0mm
- Tesoura e agulha de tapeceiro para cortes e acabamentos
Tamanho do tapete: 170cm de diâmetro
(Para fazer um tapete de tamanho menor faça o motivo menor sempre terminando com número ímpar de bloquinhos entre um canto e outro. Neste passo a passo o motivo tem 13 bloquinhos entre os dois cantos/leques. Para fazer menor pode fazer com 11, 09, 07, 05, 03… para um tapete ainda maior faça com 15, 17,19… Assim o acabamento também fica correto.)
Clique nas imagens para ampliar!
As flores foram feitas seguindo o passo a passo que temos aqui no blog, no passo a passo da flor ela eu expliquei como fazer as alças e formar a base quadrada. Se você utilizar uma flor que já tenha uma base quadrada siga apenas as orientações no número de bloquinhos que tem nas voltas. Vejam nas imagens abaixo o quadradinho da flor, mas não se esqueça, temos o passo a passo explicando como fazer a flor e este primeiro passo no seguinte link:
FLOR CATAVENTO PASSO A PASSO Neste link tem a explicação da flor e o detalhamento da base, por este motivo não vou me aprofundar neste inicio.
01 – Inicie fazendo as alças na flor catavento. Prenda com ponto baixo e faça 5 correntes, prenda na pétala seguinte…
02 – Em seguida, inicie com um leque, faça uma corrente de espaço e na alça seguinte um bloquinho com 3 pontos altos, uma corrente de espaço e na terceira alça outro leque… complete a volta finalizando com ponto baixíssimo.
Aqui vemos o avesso da flor com uma base quadrada simples, apenas uma volta.
03 – Com uma flor já com a base pronta, vamos então iniciar nosso tapete estrela. Vamos trabalhar 7 motivos iguais, estes primeiros passos são simples, para iniciar a volta prenda com ponto baixo no meio do leque, suba com duas correntes para dar altura de um ponto alto e faça mais dois pontos alto, duas correntes de espaço e mais 3 pontos alto ainda dentro do leque, ou seja, leque dentro de leque.
04 – Faça uma corrente de espaço e entre os bloquinhos trabalhe bloquinho com 3 pontos alto… complete a volta finalizando com ponto baixíssimo.
O avesso fica assim:
05 – Contando com a primeira volta que formou a base, faça até completar 6 voltas. Corte o fio e arremate e vamos trocar de cor.
06 – Amarre o barbante marrom em um dos cantos e novamente trabalhe como anteriormente, leque dentro de leque e bloquinhos com 3 pontos alto entre os bloquinhos da volta anterior, sempre com uma corrente de espaço. Somente dentro dos leques que tem duas correntes. Faça por duas voltas corte o fio e arremate.
07 – De volta com o barbante branco vamos trabalhar da mesma forma por mais 5 voltas.
08 – Ao final o trabalho fica como nas imagens abaixo. Um quadrado com 13 voltas, mas se sua flor for mair veja o seguinte: Entre um leque e outro que formam os cantos este quadrado tem 13 bloquinhos de 3 pontos alto. Este é um motivo pronto, você vai fazer 6 iguais sempre cortando o barbante e arrematando, o 7º motivo não precisa cortar o fio, pois vamos aproveitar para unir um ao outro e continuar nosso trabalho.
Bem chegamos ao final desta primeira parte do passo a passo. A seguir vamos ver como continuar nosso trabalho unindo um motivo ao outro para formar a estrela.
PARTE 2 – TAPETE ESTRELA PASSO A PASSO PARTE 2