Neste passo a passo vamos aprender a confeccionar o TAPETE ESPIRAL. Um belíssimo trabalho que também pode ser utilizado como trilho de mesa. Utilizei os fios Barroco Maxcolor nº8 para o tapete e Barroco multicolor para contorno, flores e folhas. Se for utilizar como trilho de mesa aconselho um fio mais fino e delicado como os fios Duna ou um fio nº4 .
Esta é a primeira parte do passo a passo, se está procurando a continuação veja o link abaixo:
MATERIAIS
- 2 Novelos de fio Barroco Maxcolor Nº8 400g cada – Cor 8001 (branco)
- 1 Novelo (200g) Fio Barroco Multicolor – Cor 9536 (para contorno e folhas)
- Para as flores utilizei os fios Barroco multicolor nas cores 9360, 9284 e duas pérolas para acabamento.
- Agulha de crochê 3.5mm
- Tesoura e agulha de tapeceiro para cortes e acabamentos.
- Tamanho do trabalho pronto: 135 x 80
Neste passo a passo vamos aprender como confeccionar os 2 módulos do tapete e na segunda parte tem as explicações para aplicar flores e folhas como nos exemplos abaixo.
01 – Inicie com anel mágico ou com uma argolinha formada por 12 correntes. Se iniciar com o anel mágico deixe uma sobra de fio no início que seja suficiente para fazer o arremate.
02 – Após prender o anel mágico faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 24 pontos altos. No total teremos 25 pontos altos. Ajuste o anel mágico de forma que acomode bem os 25 pontos porém sem fechar o círculo e finalize com ponto baixíssimo.
03 – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 1 ponto alto no mesmo ponto de base, desta forma teremos 2 pontos altos no mesmo ponto de base. ( Se preferir faça o falso ponto alto no lugar das correntes para iniciar a volta, veja AQUI)
04 – Siga fazendo 2 pontos altos em cada ponto de base até completar a volta e finalize com ponto baixíssimo. Teremos um total de 50 pontos altos.
05 – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga para o próximo ponto de base e faça ponto alto. Veja que não fiz aumento em nenhum dos pontos de base ainda.
06 – No terceiro ponto de base faça 2 pontos altos . Faça novamente uma sequência de 2 pontos altos sendo um em cada ponto de base e então faça 2 pontos altos no mesmo ponto de base. ou seja, nesta volta você fará o aumento a cada 2 pontos… Pula 2 e faz aumento… pula 2 e faz aumento… siga até o final e faremos um aumento diferente apenas no final da volta…
07 – Veja que ao completar a volta se finalizarmos com ponto baixíssimo teremos uma sequência de 4 pontos altos sem fazer aumento já que iniciamos a volta com uma sequência de 2 pontos e termina a volta novamente com sequência de 2 pontos altos… então no último ponto alto de base faça 2 pontos altos novamente, assim a última sequência antes de finalizar a volta fica com apenas 1 ponto de espaço entre um aumento e outro. Ao final da volta teremos 67 pontos altos, finalize com ponto baixíssimo.
08 – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 1 ponto alto no mesmo ponto de base. Faça um sequência de 4 pontos altos e então faça 2 pontos no mesmo ponto de base novamente… siga fazendo aumento a cada 4 pontos… Para que a volta dê certo por duas vezes nesta volta entre um aumento e outro pule 5 pontos de base. Ao final da volta teremos um total de 80 pontos altos. Finalize a volta com ponto baixíssimo.
09 – 1ª carreira – Faça 5 correntes (duas para dar altura do primeiro ponto alto, na terceira vamos finalizar a carreira e outras duas para o primeiro espaço), pule 1 ponto de base e faça ponto alto. Em seguida faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto… Novamente duas correntes de espaço, pule apenas 1 ponto de base e faça ponto alto… siga intercalando até sobrar apenas 4 pontos de base. No total teremos 30 espaços de duas correntes.
10 – 2ª carreira – Faça 3 correntes, vire o trabalho e faça 2 pontos altos no espaço de duas correntes… Faça ponto alto em cima de ponto alto e 2 pontos altos nos espaços de duas correntes. Faça por toda a carreira e finalize na terceira das 5 correntes que iniciam a volta.
11 – 3ª carreira – Faça 6 correntes, vire o trabalho, pule 2 pontos de base e faça ponto alto. Veja que o ponto alto fica na mesma direção do que fizemos no passo número 9. Faça 3 correntes, pule 2 pontos de base novamente e faça ponto alto… ou seja, nesta carreira teremos 3 correntes de espaço… Faça até que sobre 2 espaços dos que fizemos na carreira anterior, observe as imagens e veja que sinalizei com a agulha.
12 – 4ª carreira – Faça 3 correntes, vire o trabalho e volte fazendo 3 pontos altos nos espaços de 3 correntes e ponto alto em cima de ponto alto… (Viram como é progressivo? Na carreira anterior eram duas correntes de espaço, nesta são 3… na próxima serão 4 correntes e assim por diante, mas vou detalhar todas elas para auxiliar você caso precise.) Sempre finalize a carreira fazendo ponto alto na terceira corrente, veja no próximo passo.
13 – Chegando no final da carreira, faça 3 pontos altos no último espaço e faça 1 ponto alto na terceira corrente de modo que duas delas fiquem como altura dos outros pontos altos, assim o trabalho vai ficando com reto deste lado.
14 – 5ª carreira – Faça 7 correntes para virar, pule 3 pontos de base e faça ponto alto. Faça 4 correntes de espaço, pule 3 pontos de base e faça ponto alto… siga por toda a carreira até sobrar 2 espaços da carreira anterior como já fizemos anteriormente.
15 – 6ª carreira – Faça 3 correntes para dar altura do ponto alto, vire o trabalho e faça 4 pontos altos no espaço de 4 correntes e continue com ponto alto em cima de ponto alto e 4 pontos altos nos espaços… Finalize a carreira na terceira corrente das 7 que fizemos para iniciar.
16 – 7ª carreira – Faça 8 correntes para virar, pule 4 pontos de base e faça ponto alto. Faça 5 correntes de espaço, pule 4 pontos de base e faça ponto alto… siga por toda a carreira até sobrar 2 espaços da carreira anterior como já fizemos anteriormente.
17 – 8ª carreira – Faça 3 correntes para dar altura do ponto alto, vire o trabalho e faça 5 pontos altos no espaço de 5 correntes e continue com ponto alto em cima de ponto alto e 5 pontos altos nos espaços… Finalize a carreira na terceira corrente das 8 que fizemos para iniciar.
18 – 9ª carreira – Faça 9 correntes para virar, pule 5 pontos de base e faça ponto alto. Faça 6 correntes de espaço, pule 5 pontos de base e faça ponto alto… siga por toda a carreira até sobrar 2 espaços da carreira anterior como já fizemos anteriormente.
19 – 10ª carreira – Faça 3 correntes para dar altura do ponto alto, vire o trabalho e faça 6 pontos altos no espaço de 6 correntes e continue com ponto alto em cima de ponto alto e 6 pontos altos nos espaços… Finalize a carreira na terceira corrente das 9 que fizemos para iniciar.
Caso queira, faça as próximas 6 carreiras (contando a base e a carreira fechada) com fio colorido, optei por utilizar todo branco para ficar mais discreto. Meu tapete fica pronto com as laterais mais lisas em formato de S, se for fazer ele com as laterais toda em espirais (com essas pontinhas) faça ainda dará para fazer mais duas voltas no final… neste caso para que as voltas coloridas fiquem centralizadas você precisa fazer as 6 primeiras fechadas na cor branca, 3 carreira fechadas com a outra cor e então completará com mais 6 carreiras fechadas na cor branca.
20 – 11ª carreira – Faça 10 correntes para virar, pule 6 pontos de base e faça ponto alto. Faça 7 correntes de espaço, pule 6 pontos de base e faça ponto alto… siga por toda a carreira até sobrar 2 espaços da carreira anterior como já fizemos anteriormente.
21 – 12ª carreira – Faça 3 correntes para dar altura do ponto alto, vire o trabalho e faça 7 pontos altos no espaço de 7 correntes e continue com ponto alto em cima de ponto alto e 7 pontos altos nos espaços… Finalize a carreira na terceira corrente das 10 que fizemos para iniciar.
22 – 13ª carreira – Faça 11 correntes para virar, pule 7 pontos de base e faça ponto alto. Faça 8 correntes de espaço, pule 7 pontos de base e faça ponto alto… siga por toda a carreira até sobrar 2 espaços da carreira anterior como já fizemos anteriormente.
23 – 14ª carreira – Faça 3 correntes para dar altura do ponto alto, vire o trabalho e faça 8 pontos altos no espaço de 8 correntes e continue com ponto alto em cima de ponto alto e 8 pontos altos nos espaços… Finalize a carreira na terceira corrente das 11 que fizemos para iniciar.
24 – 15ª carreira – Faça 12 correntes para virar, pule 8 pontos de base e faça ponto alto. Faça 9 correntes de espaço, pule 8 pontos de base e faça ponto alto… siga por toda a carreira até sobrar 2 espaços da carreira anterior como já fizemos anteriormente.
25 – 16ª carreira – Faça 3 correntes para dar altura do ponto alto, vire o trabalho e faça 9 pontos altos no espaço de 9 correntes e continue com ponto alto em cima de ponto alto e 9 pontos altos nos espaços… Finalize a carreira na terceira corrente das 12 que fizemos para iniciar.
26 – 17ª carreira – Faça 13 correntes para virar, pule 9 pontos de base e faça ponto alto. Faça 10 correntes de espaço, pule 9 pontos de base e faça ponto alto… siga por toda a carreira até sobrar 2 espaços da carreira anterior como já fizemos anteriormente.
27 – 18ª carreira – Faça 3 correntes para dar altura do ponto alto, vire o trabalho e faça 10 pontos altos no espaço de 10 correntes e continue com ponto alto em cima de ponto alto e 10 pontos altos nos espaços… Finalize a carreira na terceira corrente das 13 que fizemos para iniciar.
28 – 19ª carreira – Faça 14 correntes para virar, pule 10 pontos de base e faça ponto alto. Faça 11 correntes de espaço, pule 10 pontos de base e faça ponto alto… siga por toda a carreira até sobrar 2 espaços da carreira anterior como já fizemos anteriormente.
29 – 20ª carreira – Faça 3 correntes para dar altura do ponto alto, vire o trabalho e faça 11 pontos altos no espaço de 11 correntes e continue com ponto alto em cima de ponto alto e 11 pontos altos nos espaços… Finalize a carreira na terceira corrente das 14 que fizemos para iniciar.
29 – 21ª e 22ª carreiras – Faça 15 correntes para virar, pule 11 pontos de base e faça ponto alto. Faça 12 correntes de espaço, pule 11 pontos de base e faça ponto alto… siga por toda a carreira até sobrar 2 espaços da carreira anterior como já fizemos anteriormente. Faça 3 correntes para dar altura do ponto alto, vire o trabalho e faça 12 pontos altos no espaço de 12 correntes e continue com ponto alto em cima de ponto alto e 12 pontos altos nos espaços… Finalize a carreira na terceira corrente das 15 que fizemos para iniciar.
30 – 23ª carreira – Faça 16 correntes para virar, pule 12 pontos de base e faça ponto alto. Faça 13 correntes de espaço, pule 12 pontos de base e faça ponto alto… siga por toda a carreira até sobrar 2 espaços da carreira anterior como já fizemos anteriormente.
31 – 24ª carreira – Faça 3 correntes para dar altura do ponto alto, vire o trabalho e faça 13 pontos altos no espaço de 13 correntes e continue com ponto alto em cima de ponto alto e 13 pontos altos nos espaços… Finalize a carreira na terceira corrente das 16 que fizemos para iniciar.
32 – 25ª e 26ª carreiras carreira – Faça 17 correntes para virar, pule 13 pontos de base e faça ponto alto. Faça 14 correntes de espaço, pule 13 pontos de base e faça ponto alto… siga por toda a carreira até sobrar 2 espaços da carreira anterior como já fizemos anteriormente. Faça 3 correntes para dar altura do ponto alto, vire o trabalho e faça 14 pontos altos no espaço de 14 correntes e continue com ponto alto em cima de ponto alto e 14 pontos altos nos espaços… Finalize a carreira na terceira corrente das 17 que fizemos para iniciar.
O trabalho fica assim:
Se fizer mais duas carreiras fechadas o trabalho vai ficar com as pontinhas de espirais do início ao fim já que com mais duas voltas fechadas termina com apenas 2 módulos. Optei por fazer apenas até aqui para que o desenho do tapete fique mais liso em formato de S nas laterais.
Reserve e faça outra peça exatamente igual com o segundo novelo de fio Barroco maxcolor branco, veja que sobrou bem pouquinho do primeiro novelo. Chegamos ao final da primeira parte do passo a passo. Após aprontar as duas peças igual a apresentada acima vamos aprender a fazer a união das peças e aplicar e fazer o acabamento… Veremos isso na segunda parte do passo a passo e o link você encontra logo abaixo.