Na primeira parte do passo a passo, aprendemos a confeccionar os MÓDULOS ESPIRAIS que utilizaremos para montar o tapete. Caso queira ver a primeira parte siga o link abaixo:
Veja no esquema abaixo como vamos montar os módulos. Clique na imagem para ampliar.
01 – Corte um pedaço de barbante (o mesmo utilizado na confecção dos módulos).Com o auxílio da agulha de mão vamos costurar um ao outro sempre na parte que forma as “hélices”. Inicialmente vamos unir 3 módulos como mostrados na segunda imagem (módulos 1, 2 e 3).
02 – Veja na imagem abaixo que vamos iniciar sempre de baixo para cima para que a sobra de barbante fique no avesso para facilitar o arremate. A costura é feita sempre pegando encima dos pontos altos de um módulo e do outro. A costura é simples, clique nas imagens para ampliar e ter uma noção exata.
03 – Veja na imagem abaixo que estamos unindo dois módulos e a costura é feita apenas nas hélices.
04 – Ao completar a costura, observe que ela praticamente não aparece… Ao completar a costura nos pontos altos vamos fazer o arremate no avesso do tapete.
05 – Costure um pouco na parte de trás da peça, divida o barbante em duas partes e faça dois nós. Corte as sobras.
Veja como ficam 3 módulos unidos…
06 – Em seguida vamos unir os módulos 4, 5 e 6. Faça as costuras e arremates como mostrado anteriormente…
07 – Faça a união dos módulos 7 e 8 e por fim o módulo 9.
08 – Após unir os 9 módulos, vamos fazer o acabamento. Inicie prendendo com ponto baixo no segundo ponto de uma das hélices externas. Assim como na confecção dos módulos sempre vamos pular o primeiro ponto alto da base de cada hélice.
09 – Faça 7 correntes, volte na quarta corrente e faça 1 ponto alto. Em seguida faça mais 3 pontos altos sendo 1 em cada corrente totalizando então 5 pontos altos contando com as correntes que ao virar forma o primeiro ponto alto.
10 – Pule 3 pontos de base e faça 1 ponto alto, em seguida faça duas correntes e mais 4 pontos altos pegando o ponto de base como alça.
11 – Novamente pule 4 pontos de base e faça 1 ponto alto… repita o passo anterior e se fez corretamente vai terminar com ponto alto no ultimo ponto de base como mostra a terceira imagem. Neste ultimo ponto alto repita os passos com duas correntes e 4 pontos altos e em seguida faça um ponto alto na alça de 6 correntes que separam as hélices e novamente trabalhe o acabamento.
12 – Observe na imagem abaixo que sempre que iniciar em uma nova hélice não pode esquecer de pular o primeiro ponto de base…
13 – Ao chegar na emenda onde temos duas alças com 6 correntes, faça assim como anteriormente, um ponto alto e acabamento em cada uma das alças como mostra as imagens abaixo. Siga fazendo o acabamento por toda a volta, corte o fio e arremate e seu tapete estará pronto!
Chegamos ao fim de mais um passo a passo, espero que tenham gostado. Em caso de dúvidas escreva para [email protected].
Até a próxima!