Esta é a segunda parte do passo a passo, se está procurando o início não deixe de ver os links abaixo!
Utilizei os fios Barroco Maxcolor e Multicolor da Círculo S.A. Fios 100% algodão com cores vibrantes que dão um toque todo especial aos trabalhos sem contar a maciez… Mesmo com fio número 8 o trabalho fica super leve, facilita muito o trabalho.
Criação e execução: Samuel Ramos
MATERIAIS
- Fio Barroco Maxcolor nº8 – cor 4707 (2 novelos com 400g cada)
- Agulhas de crochê 3.0mm e 3.5mm (3.0 para as flores e 3.5 para o tapete)
- Fio Barroco Multicolor – cor 9317 (1 novelo com 200g)
- Fio Barroco Multicolor – cor 9368 (Opcional – Apenas para o miolinho das flores)
- Fio Barroco Multicolor – cor 9384 (Apenas para as folhas das flores)
- 3 pérolas, agulha de tapeceiro e tesoura para cortes e acabamentos
Nesta segunda parte do passo a passo vamos dar sequência e finalizar nosso trabalho. Posso afirmar com toda certeza que o mais difícil já passou 🙂 Falta pouco para que seu trabalho fique pronto, mãos a obra!
42 – 1ª volta retangular – Veja que entre a base das pétalas temos 3 pontos altos livres. Vamos trabalhar nestes pontos porém dobrando as pétalas para a frente, ou seja, vamos trabalhar na parte de baixo para que as pétalas fiquem na frente. Uma dica importante, inicie lo espaço que está logo na frente de onde terminamos as voltas na parte oval, assim ficará mais fácil compreender o passo a passo
43 – Prende com ponto baixo, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça ponto alto nos 2 pontos de base seguinte.
44 – Faça 3 correntes de espaço, siga para o espaço entre a pétala seguinte e faça ponto alto em cima de ponto alto. Faça até completar 8 bloquinhos (Se você começou da forma correta estaremos na parte oval)
45 – Se você começou de forma diferente, observe que o próximo bloquinho fica quase na mesma direção do canto que fizemos na base da flor..
Agora vamos fazer um dos cantos do tapete… Todos serão feitos da mesma forma.
46 – Entre o oitavo e o nono bloquinho também são 3 correntes de espaço… o 9º bloquinho será feito da seguinte forma:
- Ponto alto
- Ponto alto duplo
- Ponto alto triplo (Tem dúvida de como fazer estes pontos? Veja AQUI)
47 – Faça 7 correntes e o bloquinho seguinte será da seguinte forma:
- Ponto alto triplo (Tem dúvida de como fazer estes pontos? Veja AQUI)
- Ponto alto duplo
- Ponto alto
48 – Faça 3 correntes de espaço se siga fazendo bloquinhos com 3 pontos altos… Faça até completar 4 bloquinhos (que formam a largura do tapete) e vamos fazer o canto seguinte exatamente igual o que fizemos no passo número 46 e 47.
Fica assim: Entre um canto e outro na largura teremos 4 bloquinhos…
49 – Na lateral seguinte que forma o comprimento do tapete faça 12 bloquinhos com 3 pontos altos e então faça o canto… mais quatro bloquinhos e o outro canto… e mais 4 bloquinhos completam os 12 da lateral inicial. Finalize com ponto baixíssimo. (Para não se perder teremos 12 blocos no comprimento e 4 na largura, sem contar os blocos diferentes que formam os cantos)
50 – 2ª volta retangular – Inicie com correntes para formar o primeiro ponto alto e siga com ponto alto em cima de ponto alto e nas correntes que ligam um bloquinho ao outro… não tem aumentos, siga até chegar no canto onde faremos diferente.
51 – Na alça com 7 correntes que formam o canto faça uma sequência de 4 pontos altos, duas correntes de espaço e faça ponto alto na mesma corrente de base.
52 – Agora basta seguir com ponto alto nas 3 correntes restantes e fazer por toda a volta, sempre lembrando de fazer os cantos igual ao primeiro. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da corrente que forma o primeiro ponto alto.
53 – 3ª volta retangular – Faça uma corrente para dar altura do primeiro ponto baixo e siga fazendo ponto baixo até chegar no ponto alto que fica na direção do último bloquinho da lateral.
54 – Nos próximos 3 pontos de base faça meio ponto alto… Faça ponto alto nos 7 pontos de base que sobraram antes de chegar no canto.
55 – Dentro do canto faça 2 pontos altos, duas correntes de espaço e 2 pontos altos.
56 – Faça uma sequência de 7 pontos altos nos pontos de base, uma sequência de 3 meio ponto alto e veja que o próximo ponto de base já fica na direção do primeiro bloquinho de 3 pontos altos feitos na primeira volta.
57 – Siga com ponto baixo até chegar na direção do 4º bloquinho e repita novamente o que fizemos no primeiro canto… Uma sequência de 3 meio ponto alto, 7 pontos altos + 2 pontos altos dentro do canto… Siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na primeira corrente que fizemos para iniciar a volta.
58 – 4ª volta retangular – Esta volta é toda feita com ponto alto… Inicie com correntes e faça ponto alto em cima de ponto alto.
59 – Nos cantos são 2 pontos altos, duas correntes e 2 pontos altos… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto das correntes que formam o primeiro ponto alto.
60 – 5ª volta retangular – Inicie a volta com correntes. Observe que o próximo ponto de base fica na direção do ponto alto do meio que forma o bloquinho que está entre a pétala. Enrole o fio na agulha e faça o próximo ponto alto pegando a pontinha do ponto picô e o ponto de base.
Veja como fica:
61 – Siga com mais 5 pontos altos nos pontos de base e chegará na direção do ponto de base para prender a segunda pétala… Entre uma pétala e outra sempre terá exatos 5 pontos altos… Faça até chegar no final da lateral.
62 – Após prender a 8ª pétala siga para o canto sem prender as próximas duas que ficam na parte oval. Faltam exatos 15 pontos altos de base… siga fazendo ponto alto, no canto será igual nas últimas voltas…
63 – Após fazer o canto siga com mais 15 pontos altos para então prender a primeira pétala. Veja que duas pétalas da parte oval ficam soltas… se preferir pode prendê-las futuramente com agulha de costura, mas nem acho necessário.
64 – Agora basta seguir por toda a volta… na outra lateral serão 12 pétalas… Finalize a volta com ponto baixíssimo no alto da corrente inicial.
Agora no comprimento do tapete vamos fazer pontos de adaptação, já na largura nada muda, faça sempre ponto alto em cima de ponto alto.
65 – 6ª volta retangular – Faça uma corrente e siga fazendo MEIO PONTO ALTO nos pontos de base até chegar na direção do ponto alto que está prendendo a última pétala da lateral. Observe que faltam exatos 17 pontos de base para chegar no canto…
66 – Siga com PONTO ALTO em cima de ponto alto, no canto faça como nas outras voltas…
67 – Na largura do tapete não tem diferença, siga fazendo ponto alto em cima de ponto alto…
68 – Após fazer o segundo canto faça 17 pontos altos e chegará na direção onde está preso a primeira pétala, passe a fazer MEIO PONTO ALTO… siga até a direção da última pétala, repita o canto e siga por toda a volta. Finalize com ponto baixíssimo no alto da corrente que fizemos para iniciar a volta.
69 – 7ª e 8ª voltas – não tem alteração… Faça ponto alto em cima de ponto alto, nos cantos repita o mesmo das voltas anteriores… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da corrente inicial.
70 – 9ª volta – Inicie com duas correntes e faça mais 2 pontos altos. Faça 3 correntes, pule 3 pontos de base e faça bloquinho com 3 pontos altos novamente. Siga fazendo até chegar no canto. (Se você reiniciou a parte retangular em local diferente do que indiquei pode ser que dê diferença na finalização, neste caso veja que o ponto alto do meio dos 3 que formam o bloquinho fica na mesma direção do ponto alto que está prendendo a pétala, faça assim e ficará correto.)
71 – Chegando no canto ao pular 3 pontos de base faça ponto alto em cima do último ponto de base e faça 2 pontos altos dentro do canto para completar o bloquinho.
72 – Faça duas correntes, 2 pontos altos ainda no canto e 1 ponto alto no primeiro ponto de base da lateral… agora basta seguir repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente das duas que formam o primeiro ponto alto. (Se você fez tudo corretamente nos passos anteriores não vai sobrar nem faltar pontos)
No comprimento teremos 19 espaços (alças com 3 correntes) e na largura 11 alças.
73 – 10ª volta retangular – Siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos de base e em duas das 3 correntes que formam a alça a frente. Estamos na lateral e temos 11 alças para chegar no canto sem contar o espaço dentro do leque… Após os pontos baixíssimos faça ponto baixo.
74 – Faça 3 correntes e no espaço seguinte faça 4 pontos altos, duas correntes e 4 pontos altos.
75 – Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo na alça seguinte… siga até chegar no canto. No leque do canto faça 4 pontos altos 3 correntes e 4 pontos altos. (Se fez tudo correto vai dar certo prender com ponto baixo no último espaço e fazer leque no canto) Faça por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo ou com ajuda de uma agulha de tapeceiro, corte o fio e arremate.
76 -11ª e última volta – Prenda o fio barroco multicolor com ponto baixo em um ponto baixo que fica entre um leque e outro. Utilizei a mesma mesma cor da flor e agulha 3.0mm por se tratar de um fio nº6
77 – Após prender com ponto baixo faça 4 correntes e prenda novamente com ponto baixo no mesmo ponto de base. Observe que prendi no mesmo ponto de base e por isso forma uma alça e não um ponto picô.
78 – Faça 3 correntes e dentro do leque faça 3 pontos altos. Em seguida faça um PONTO PICÔ com 3 correntes.
79 – Agora faça um ponto picô com 4 correntes… Basta fazer as 4 correntes e prender com ponto baixo no pé das correntes formando um ponto picô mais alongado. (se tiver dúvidas de como fazer o ponto picô veja o passo a passo AQUI)
80 – Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no pé da primeira formando o terceiro ponto picô. Em seguida faça 3 pontos altos dentro do leque, veja que fica com 3 pontos picôs sendo o do meio um pouco maior que os outros 2 por ser feito com 4 correntes.
81 – Faça 3 correntes, prenda com ponto baixo em cima do ponto baixo entre um leque e outro, faça 4 correntes e prenda com ponto baixo no mesmo espaço… Apenas no canto faremos diferente.
82 – No leque do canto faça 5 correntes (ou se preferir pode fazer mais, aqui o importante é não ficar repuxando) Faça 4 pontos altos, faça os 3 pontos picôs igual nos leques anteriores, novamente 4 pontos altos, 5 correntes e prenda com ponto baixo em cima do ponto baixo entre os leques… siga por toda a volta e sempre repita o leque diferente nos cantos. Finalize com ponto baixíssimo ou com agulha de tapeceiro, amarre bem e corte as sobras.
Veja como fica!
Bem, chegamos ao final de mais um passo a passo. Espero que tenham gostado do TAPETE DUAL!
Aproveite para conferir as outras opções que temos aqui no blog. Utilize os botões de redes sociais que estão abaixo para compartilhar, desta forma estre trabalho alcançará mais pessoas que poderão se beneficiar também.
Agradeço o carinho e todas as mensagens, até o próximo passo a passo!