Que tal confeccionar um tapete diferente? O TAPETE DUAL combina os modelos oval e retangular deixando este modelo bem interessante. Certamente será uma peça que vai chamar muita atenção em qualquer ambiente.
Utilizei os fios Barroco Maxcolor e Multicolor da Círculo S.A. Fios 100% algodão com cores vibrantes que dão um toque todo especial aos trabalhos sem contar a maciez… Mesmo com fio número 8 o trabalho fica super leve, facilita muito o trabalho.
Criação e execução: Samuel Ramos
MATERIAIS
- Fio Barroco Maxcolor nº8 – cor 4707 (2 novelos com 400g cada)
- Agulhas de crochê 3.0mm e 3.5mm (3.0 para as flores e 3.5 para o tapete)
- Fio Barroco Multicolor – cor 9317 (1 novelo com 200g)
- Fio Barroco Multicolor – cor 9368 (Opcional – Apenas para o miolinho das flores)
- Fio Barroco Multicolor – cor 9384 (Apenas para as folhas das flores)
- 3 pérolas, agulha de tapeceiro e tesoura para cortes e acabamentos
- Tamanho do trabalho pronto: 100 x 66cm
Utilizei a FLOR CARACOL BICUDA – Confeccione as 3 flores seguindo o passo a passo que temos AQUI no blog. Fiz o miolinho da flor utilizando o amarelo 9368, as pétalas com a cor 9317 e as folhas com a cor 9384. Para as flores utilize a agulha de crochê 3.0mm
ATENÇÃO: Não autorizo PAP’s e videoaulas, sujeito a processo por direitos autorais. Lei nº 9.610. Você pode utilizar o passo a passo abaixo para confeccionar suas peças para venda ou uso próprio.
01 – Amarre o fio Barroco Maxcolor 4707 em uma das alças que fica nos cantos da flor. Prenda com ponto baixo e faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto.
02 – Faça 2 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos formando o primeiro canto.
03 – Faça uma corrente de espaço e faça um bloquinho com 3 pontos altos logo após os 3 primeiros pontos que formam o canto da base da flor. Na base da flor não tem corrente de espaço, mas não se preocupe, basta fazer os 3 pontos altos entre os pontos da base como apresentado nas imagens.
04 – Faça uma corrente de espaço, pule 3 pontos da base da flor e faça novamente um bloquinho com 3 pontos altos. Faça uma corrente de espaço e faça o canto seguinte na alça que fica em baixo da flor.
05 – Agora basta seguir repetindo por toda a volta e finalizar com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente das duas que formam o primeiro ponto alto.
Veja como fica o avesso da peça… agora a base tem 2 bloquinhos entre um canto e outro.
06 – Siga com ponto baixíssimo até a primeira das duas correntes que ficam dentro do canto. Faça ponto baixo, duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e complete o canto dentro do canto da volta anterior.
07 – Faça uma corrente de espaço, trabalhe bloquinhos entre os bloquinhos da volta anterior e leque dentro dos leques formando os cantos… Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate. Se quiser um acabamento melhor finalize com agulha de tapeceiro!
08 – Alongue bem o fio logo após a corrente de espaço e corte. Coloque na agulha de tapeceiro, passe o fio de trás para frente no alto do segundo ponto alto (o primeiro é formado por correntes) Em seguida passe dentro dentro da última corrente que ficará como espaço, passe no alto da segunda corrente que forma o primeiro ponto alto do leque saindo na parte de trás do trabalho. Arremate e corte as sobras.
Fica assim… Reserve este primeiro motivo.
09 – Com a segunda flor faça a primeira volta na base exatamente como foi feito na primeira. Já após iniciar a
10 – Já na segunda volta vamos aproveitar para emendar os motivos… Ao iniciar a segunda volta faça o primeiro canto… faça a lateral e ao chegar no segundo canto faça apenas 3 pontos altos e uma corrente de espaço.
11 – Prenda com ponto baixo em um dos cantos do primeiro motivo, logo após prender com ponto baixo não faça corrente de espaço, apenas complete o leque com 3 pontos altos do segundo motivo como apresentado nas imagens…
12 – Faça uma corrente de espaço, prenda com ponto baixo no espaço entre o primeiro bloquinho do primeiro motivo.. (observe as imagens…)
13 – Sem fazer corrente de espaço faça o bloquinho com 3 pontos altos no segundo motivo. Faça uma corrente de espaço, prenda com ponto baixo entre o segundo e terceiro bloquinho do primeiro motivo e em seguida faça o segundo bloquinho do segundo motivo.
14 – Agora vamos inverter, após fazer o segundo bloquinho não faça corrente de espaço, prenda com ponto baixo no espaço seguinte do primeiro motivo e depois de prender faça uma corrente de espaço para então fazer o terceiro bloquinho do segundo motivo.
15 – Sem fazer corrente de espaço prenda com ponto baixo no último espaço antes do canto do primeiro motivo, faça uma corrente de espaço e faça 3 pontos altos dentro do canto do segundo motivo. Prenda com ponto baixo no canto do segundo motivo, faça uma corrente e complete o leque com 3 pontos altos dentro do canto do segundo motivo.
16 – Agora basta seguir a volta normalmente e finalizar com ponto baixíssimo ou ajuda de uma agulha de tapeceiro.
17 – Para unir a terceira flor faça a primeira volta da base normalmente como as outras. Já na segunda volta logo após iniciar o leque, faça apenas metade do leque como na imagem, faça uma corrente de espaço e prenda com ponto baixo no canto dos motivos que já estão emendados.
18 – Faça a emenda como explicado no segundo motivo, ao completar a volta vamos finalizar com ponto baixíssimo próximo da emenda, assim estaremos em uma ótima posição para continuar o trabalho. Faça a união, complete a volta e finalize com ponto baixíssimo, desta vez não corte o fio.
Vai ficar assim…
19 – Siga com ponto baixíssimo nos pontos de base e faça ponto baixo dentro do primeiro espaço. Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 2 pontos altos ainda no mesmo espaço.
20 – Faça uma corrente de espaço e faça 3 pontos altos dentro do espaço seguinte que já fica no outro motivo. Eles vão aparentar muito juntos, mas não se preocupe… é isso mesmo. Siga fazendo bloquinhos em todos os espaços sempre com uma corrente de espaço. Nos cantos são leques como já fizemos na base, faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente das duas que formam o primeiro ponto alto.
21 – 2º volta – Siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos de base, faça ponto baixo dentro do primeiro espaço e faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto… siga fazendo bloquinhos entre os bloquinhos da lateral até o penúltimo espaço antes do canto, no último espaço faremos diferente.
22 – Chegando no último espaço faça apenas 1 ponto alto, faça ponto alto em cima dos pontos altos da primeira parte do leque. Dentro do leque faça 4 pontos altos, siga com ponto alto em cima de ponto alto e 1 ponto alto apenas no primeiro espaço de uma corrente. Faça uma corrente e siga com bloquinhos entre os bloquinhos como na volta anterior até chegar no outro canto onde fará exatamente igual a este… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente das duas que formam o primeiro ponto alto.
Fica assim, os cantos já estão arredondados.
23 – 3º volta – Após finalizar a volta faça duas correntes (Você pode iniciar a volta com duas ou três correntes, depende da altura do seu ponto alto… se preferir também pode inicial com FALSO PONTO ALTO) Siga com ponto alto em cima de ponto alto, nos espaços de uma corrente raça apenas 1 ponto alto. Na parte oval faremos aumento de pontos…
24 – Chegando na parte oval logo após o último espaço de uma corrente da volta anterior faça uma sequência de 2 pontos altos, no terceiro ponto de base faça 2 pontos altos.
25 – Faça novamente uma sequência de 2 pontos altos e no 6º ponto de base da parte oval faça 2 pontos altos juntos… sequência de 2 pontos altos nos pontos de base e no oitavo ponto de base faça novamente 2 pontos altos. Veja que sobrou 3 pontos de base da sequência que temos na parte oval.
26 – Siga fazendo ponto alto em cima de ponto alto e nos espaços de uma corrente até chegar na segunda parte oval.
27 – Observe trabalhamos a largura, então desta vez logo após fazer ponto alto no último espaço de uma corrente faça uma sequência de 3 pontos altos nos pontos de base e faça 2 pontos altos no mesmo ponto de base apenas no 4º ponto de base e não no terceiro como fizemos ao chegar na parte oval. Isso é necessário para que as duas pontas fiquem exatamente igual. Se contar entre o último aumento da primeira parte oval e o primeiro aumento da segunda parte oval teremos um total de 19 pontos altos na largura do tapete.
28 – Faça uma sequência de 2 pontos altos e faça 2 pontos altos no mesmo ponto de base (segundo aumento) Novamente uma sequência de 2 pontos altos e faça 2 pontos altos no mesmo ponto de base… Veja que sobraram apenas 2 pontos de base da parte oval ao chegar na lateral, exatamente igual ao que fizemos ao iniciar a primeira parte oval… Agora siga com ponto alto em cima de ponto alto e nos espaços de uma corrente… Na outra parte oval repita os passos desta primeira parte… Finalize a volta com ponto baixíssimo no alto das correntes que formam o primeiro ponto alto.
29 – 4º volta – Siga com ponto alto em cima de ponto alto até chegar na parte oval onde faremos os aumentos…
30 – Ao chegar na direção do primeiro ponto alto dos 2 que foram feitos juntos na volta anterior faça 2 pontos altos… Ou seja, na primeira parte oval os 2 pontos altos vão ficar sempre em cima do primeiro ponto dos 2 que foram feitos na volta anterior, apontei com a agulha para facilitar.
31 – Já na segunda parte oval os 2 pontos juntos são feitos em cima do segundo ponto dos 2 que foram feitos na volta anterior. Entre o último aumento da primeira parte oval e o primeiro da parte seguinte teremos um total de 21 pontos altos. Observe as imagens… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto das correntes que formam o primeiro ponto alto.
32 – 5º volta – Faça exatamente igual a volta anterior… os aumentos ao chegar na parte oval são sempre no primeiro ponto de aumento dos 2 que foram feitos na volta anterior… já na segunda parte oval sempre no segundo ponto de aumento… na largura do do tapete desta vez teremos um total de 23 pontos altos…
33 – 6º volta – ATENÇÃO – Agora vamos fazer algumas mudanças que exigem um pouquinho mais de atenção.
Lembra que em cada parte oval temos 3 pontos de aumentos? Desta vez ao chegar na parte oval não faça o primeiro aumento. Veja que apontei com a agulha que não foi feito o primeiro aumento.
34 – Já no segundo ponto de aumento vamos fazer na direção do segundo ponto de aumento, veja que apontei com a agulha… Após fazer este aumento basta fazer uma sequência de 5 pontos altos e faça o próximo aumento, vai ficar na direção do segundo ponto de aumento da volta anterior. Ao chegar na segunda parte oval você vai inverter também… fazer 2 pontos altos em cima do primeiro ponto de aumento da volta anterior, ou seja, o contrário do que fizemos nas voltas anteriores… o segundo aumento também em cima do primeiro ponto de aumento da volta anterior… já o terceiro aumento será ignorado como fizemos ao iniciar a parte oval… Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
35 – 7º volta – Esta volta não tem aumentos… siga com ponto alto em cima de ponto alto por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo. Se fez tudo corretamente teremos um total de 240 pontos altos.
36 – 8º volta – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça mais 2 pontos altos.
37 – Faça 5 correntes, pule 3 pontos de base e faça uma sequência com 3 pontos altos formando um bloquinho.
38 – Agora basta seguir repetindo por toda a volta, as alças sempre com 5 correntes… Se fez tudo certo nas voltas anteriores vai dar certinho. Finalize com ponto baixíssimo e corte o fio para arrematar ou faça o acabamento com agulha de tapeceiro.
39 – 9ª e última parte oval – Para fazer o detalhe (pétalas) prenda com ponto baixo (o fio Barroco Multicolor 9317) no ponto alto do meio de um dos bloquinhos, assim facilita o inicio e no final a gente desmancha este ponto baixo inicial… Prenda com ponto baixo na primeira alça, faça uma corrente e 4 pontos altos.
40 – Faça um PONTO PICÔ, 4 pontos altos, uma corrente e prenda com ponto baixo ainda na mesma alça formando a primeira pétala.
41 – Faça uma corrente de espaço, prenda com ponto baixo na alça seguinte e repita os passos da primeira pétala… siga por toda a volta. Chegando no final desmanche o primeiro ponto baixo, finalize com ponto baixíssimo no ponto baixo da primeira pétala, corte o fio e arremate.
Chegamos ao final da primeira parte do passo a passo, abaixo temos o link para continuar o trabalho!