Vamos aprender passo a passo como confeccionar o TAPETE CORUJA. Esta ave é símbolo da deusa grega da sabedoria. Também considerada o símbolo da filosofia. A coruja consegue girar o pescoço até 270° em qualquer direção.
De crochê é menos complicado, podemos girar nossa coruja 360°, fazer ela de todas as cores… até coruja rosa fica uma maravilha, além de inteligente e filosofa nossas corujas podem ser POP 🙂
Chega de filosofia não é mesmo? Vamos ao passo a passo?
MATERIAS
- Barbante EuroRoma marrom
- Barbante EuroRoma Preto
- Barbante Barroco multicolor marrom 9360
- Barbante Barroco multicolor amarelo 9368 (apenas na segunda parte)
- Agulha para crochê 3.0mm
- Tesoura e agulha de tapeceiro para cortes e acabamentos
Você pode efetuar a troca dos seguintes materiais:
- Barbante EuroRoma marrom por Barroco Decore, assim sua coruja fica peludinha, neste caso utilize agulha para crochê 3.5mm e faça a o decore no avesso para ter melhor resultado.
Tamanho da primeira parte do trabalho: 45cm x 40cm
Tamanho final do trabalho: 62cm x 40cm
Como podem ver, não fiz uma coruja pop 🙂
01 – Com o barbante Marrom, inicie com 19 correntes, volte na 5ª corrente e faça ponto alto. Faça um ponto alto em cada corrente restante… contando com as correntes que utilizamos para virar fica um total de 16 pontos alto.
02 – Veja na primeira imagem que o 16º ponto coloquei uma marcação. Ainda na ultima corrente faça mais 5 pontos alto para formar a parte oval. Em seguida vamos trabalhar novamente 16 pontos alto, não se esqueça que o primeiro precisa ser ainda nesta mesma corrente. Chegando ao final faça mais 5 pontos alto na ultima corrente e finalize a volta com ponto baixíssimo. Total de 42 pontos alto. Observe que tem as presilhas demarcando o intervalo de 16 pontos alto, fiz isso apenas para não perder o que é o comprimento, são 16 pontos alto e no comprimento não pode haver aumento de pontos para não ficar desproporcional.
03 – Faça duas correntes para iniciar a segunda volta e complete então os 16 pontos alto da lateral.
04 – Na parte oval onde tem 5 pontos alto faremos da seguinte forma. 2 pontos alto no 1º ponto de base, 2 pontos alto no 2º ponto de base, 3 pontos alto no terceiro ponto de base, 2 pontos alto no 4º ponto de base, 2 pontos alto no 5º ponto de base. Na parte oval fica um total de 11 pontos alto.
05 – Faça os 16 pontos alto da lateral e na ponta seguinte repita os aumentos igualmente no passo anterior.
06 – Inicie a terceira volta com duas correntes e faça os 16 pontos da lateral…
07 – Faremos os aumentos na parte oval da seguinte maneira:
No 1º, 2º e 3º ponto de base faça apenas 1 ponto alto,
No 4º ponto de base faça 2 pontos alto,
No 5º, 6º e 7º ponto de base faça apenas 1 ponto alto,
No 8º ponto de base faça 2 pontos alto,
No 9º, 10º e 11º ponto de base faça apenas 1 ponto alto e chega então novamente na lateral.
08 – Na 4ª volta os aumentos serão da seguinte forma:
2 pontos alto juntos,
1 ponto alto,
2 pontos alto juntos,
1 ponto alto,
2 pontos alto juntos,
3 PONTOS ALTO
1 ponto alto,
2 pontos alto juntos,
1 ponto alto,
2 pontos alto juntos,
1 ponto alto,
2 pontos alto juntos,
09 – Inicie a 5ª volta com duas correntes… faça os 16 pontos alto do comprimento do tapete… na parte oval faremos da seguinte forma:
A cada 1 ponto alto de intervalo faça 2 pontos alto juntos, ao fazer dois pontos alto juntos pela 5ª vez faça um intervalo de 3 pontos alto.
(2…1…2…1…2…1…2…1…2 e onde foram feitos 3 pontos altos juntos na volta anterior faça 1…1…1 não tem aumento… então siga fazendo 2…1…2…1…2…1…2…1…2 chegando ao final da parte oval)
10 – Inicie a 6ª volta com duas correntes, faça os 16 pontos alto do comprimento do tapete… na parte oval faremos da seguinte forma:
Inicie fazendo dois pontos alto juntos e faça intervalos de 3 pontos alto e novamente faça dois pontos altos juntos. Após a 4ª vez que fez dois pontos alto juntos faça um intervalo de apenas dois pontos alto e novamente faça 2 pontos alto juntos, faça novamente um intervalo de apenas dois pontos alto e faça dois pontos alto juntos… então faça intervalos de 3 pontos altos novamente… siga até terminar a parte oval com 2 pontos alto juntos. Veja a formula abaixo:
2…1,1,1…2…1,1,1…2…1,1,1…2..1,1..2..1,1…2…1,1,1…2…1,1,1…2…1,1,1…2
(lê-se da seguinte forma: dois pontos alto juntos, 1 ponto alto, 1 ponto alto, 1 ponto alto, 2 pontos alto juntos….)
11 – Na 7ª volta não tem aumentos, faça ponto alto encima de ponto alto da volta anterior até completar toda a volta.
12 – Inicie a 8ª volta com duas correntes, faça os 16 pontos alto do comprimento do tapete…. após o 16º ponto faça 2 pontos alto e no terceiro ponto vamos fazer a troca de cor.
13 – Para trocar de cor não vamos precisar cortar o fio… apenas inicie o ponto alto com o marrom, introduza a agulha no ponto de base mas puxe o barbante barroco mesclado e complete o ponto, desta forma o barbante marrom fica na base do trabalho e vamos fazer os pontos prendendo e guiando ele até chegar no outro lado do tapete sem precisar cortar.
veja que o barbante marrom ficou na base do ponto.. então siga fazendo o trabalho e prendendo-o… mas vamos fazer os aumentos da seguinte forma:
Assim que trocar de cor, faça mais um ponto algo no mesmo ponto de base,
faça duas vezes ponto alto sozinhos… e em seguida 2 pontos alto juntos… siga intercalando até completar o 6º aumento (ponto alto junto)…
Após o sexto aumento faça 1 ponto alto apenas e em seguida mais um aumento… então siga fazendo como anteriormente… a cada dois pontos alto fazer um aumento.
Não esqueça, no ultimo aumento antes da marcação do comprimento precisa novamente trocar o fio e voltar a trabalhar com o barbante marrom, faça a troca como anteriormente e siga prendendo e guiando o o barbante barroco…
Ao chegar na outra parte oval do tapete faça a troca de cor novamente e repita os mesmos passos de aumentos.
Finalize a volta com ponto baixíssimo e lembre de guiar o fio mesclado para ficar sempre na base da volta que está sendo feita…
No avesso fica assim:
14 – Inicie a 9ª volta com o barbante marrom, faça com a mesma cor até passar 3 pontos da marcação do comprimento do tapete… veja que o ultimo ponto em marrom é feito encima do ponto de base onde fizemos a troca de cor na volta anterior… no ponto seguinte faça a troca de cor. Nesta volta não tem aumento… siga fazendo ponto alto encima de ponto alto sempre observando a troca de cor antes de completar a volta.
15 – Na 10ª volta faça com o barbante marrom até passar 5 pontos da marcação do comprimento… veja que fica um ponto após a troca de cor da volta anterior… no ponto seguinte faça a troca de cor e vamos fazer os aumentos da seguinte forma:
após fazer a troca de cor… faça mais 13 pontos alto… totalizando 14 contando com o que fez a troca… então faça 2 pontos alto juntos… Faça mais 13 pontos alto sendo um em cada ponto de base e faça novamente 2 pontos alto juntos… fazendo mais 13 pontos alto… faça a troca de cor no 14º ponto. Complete com mais 5 pontos em marrom chegando então na marcação de comprimento… faça o outro lado da mesma forma… finalize a volta com ponto baixíssimo.
16 – Inicie a 11ª volta com duas correntes e faça toda a lateral… faça com a cor marrom até passar 6 pontos da marcação de largura do tapete e faça a troca de cor. Nesta volta não tem aumento de pontos, observe sempre que precisa fazer a troca de cor antes de forma que faça novamente 6 pontos em marrom antes de atingir a largura do tapete. Ao completar toda a volta corte os fios e arremate.
O trabalho fica assim:
17 – Agora com o barbante barroco mesclado, conte 17 pontos na parte oval… Inicie a contagem exatamente onde foi feita a troda de cor… contando da esquerda para a direita prenda com ponto baixo, faça duas correntes e siga fazendo ponto alto. Não tem aumentos nesta primeira parte… apenas na outra ponta do tapete.
Ao chegar no ultimo ponto de base na cor marrom mesclado, faça a troca de cor… siga com o marrom e guiando o barbante mesclado. Veja que após 7 pontos em marrom chega na marcação de comprimento do tapete… então ao passar 7 pontos da próxima marcação faça novamente a troca de cor.
18 – Ao efetuar a troca de cor, faça 2 pontos alto juntos… faça mais 4 pontos alto em cada ponto de base e novamente 2 pontos alto juntos… siga fazendo aumento a cada ponto alto até completar 5 aumentos… chegando então ao meio da peça, faça então apenas 2 pontos alto em cada ponto de base e novamente um aumento… siga então fazendo aumentos a cada 4 pontos alto.
Veja que após o 5º aumento, faremos um intervalo de apenas 2 pontos… aumento novamente e siga com os intervalos de 4 pontos…
Após o aumento que fica a um ponto da cor marrom, faça a troca de cor novamente.
19 – Faça com a cor marrom até passar 7 pontos da marcação de comprimento e então efetue a troca para o barbante marrom mesclado… Veja que desta vez não precisa continuar guiando o barbante marrom, vamos logo virar o trabalho e retornar antes de completar a volta.
20 – Após a troca de cor, faça por mais 15 pontos, não tem aumentos… faça então duas correntes, vire o trabalho e volte com ponto alto encima de ponto alto.
21 – Ao chegar no ultimo ponto feito com marrom mesclado efetue a troca de cor, siga guiando o barbante marrom mesclado…
Faça com o marrom até passar 8 pontos da marcação de comprimento e efetue a troca de cor… Após trocar de cor faça aumentos a cada 7 pontos. Ou seja, no oitavo ponto faremos 2 pontos alto juntos, em seguida outro intervalo de 7 pontos… siga até o ultimo ponto em mesclado onde faremos novamente a troca de cor.
Trabalhe com o marrom até chegar na abertura, faça duas correntes, vire o trabalho e volte novamente… veja que sempre que vai para a parte que tem a abertura não precisa continuar guiando o barbante marrom… ao voltar, faremos aumentos a cada 3 pontos alto… faça a troca de cor exatamente encima do ponto que foi trocado a cor anteriormente, após a troca de cor faça um ponto alto em marrom e faça um aumento com a cor marrom… siga então fazendo ponto alto encima de ponto alto…
veja que logo após trocar de cor tem um aumento de ponto…
siga com ponto alto encima de ponto alto sem aumentos na lateral até que falte um ponto para completar o marrom e faça novamente um aumento, faça mais um ponto em marrom e então troque para o marrom mesclado, após a troca faça mais um ponto e em seguida faça um aumento… siga então fazendo aumentos a cada 3 pontos… ao chegar ao final onde tem a abertura, corte o fio e vamos arrematar… guio o fio com a ajuda de uma agulha e faça o arremate.
A primeira parte do tapete estará pronta!
O Resultado é um tapete oval, com uma abertura nas 3 ultimas voltas onde vamos fixar a cabeça da coruja.
Chegamos ao fim da primeira parte do passo a passo, espero que tenham conseguido fazer. Caso tenha alguma dificuldade pode deixar uma mensagem ou enviar um e-mail para: [email protected]. Teremos o maior prazer em ajudar você!