Esta é a segunda parte do passo a passo e estamos confeccionando o TAPETE CARAMELO.
Este trabalho é uma criação da artesã MARCIA SARTORI e você pode conferir este e outros belíssimos trabalhos AQUI. A Marcia também tem loja virtual e você pode adquirir seus trabalhos AQUI.
Este tapete fiz em parceria com a artesã Rudinea Angelini como não tínhamos um gráfico fizemos de nossa maneira, A artesã Rudinea é parceira do blog recomendo a todos visitar sua página e conhecer seus trabalhos, ela também faz passo a passo com vídeos e você pode visitar seu canal no YouTube AQUI.
MATERIAIS
- Fio Barroco Maxcolor nº6 – cor 1114 – Utilizei menos de 600g ou seja, 1 novelo com 400g e 1 novelo com 200g será suficiente.
- Fio Barroco Maxcolor nº6 – cor 7738 – Utilizei 1200g (3 novelos de 400g).
- Agulha para crochê 3.5mm.
- Tesoura e agulha de tapeceiro para cortes e acabamentos.
- Tamanho do tapete pronto: 145cm de diâmetro.
- Se desejar fazer o tapete com barbante utilizei em média 560m de fio amarelo e 1.350m de fio marrom.
Confeccionar o tapete caramelo é muito prazeroso, os aumentos foram feitos de forma que fica bem fácil compreender e o resultado é magnífico! Utilizei os fios Barroco da Círculo S/A. As cores são maravilhosas e a maciez deixa qualquer um encantado com este trabalho.
42 – 15ª volta – Esta volta é exatamente igual a que fizemos anteriormente com o fio marrom 7738, toda em ponto baixo, não tem aumento e o acabamento feito da mesma forma que já expliquei na 7ª volta lá no passo 19.
43 – 16ª volta – Esta volta é exatamente igual a 8ª volta, após prender com ponto baixo faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça mais 3 pontos altos, duas correntes de espaço e pule 1 ponto de base. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
ATENÇÃO: É normal formar ondulação nesta volta, na próxima volta ele repuxa os leques e fica tudo certo novamente. Quero alertar que este é a única fase onde forma poucas ondulações mas que voltam ao normal assim que inicia a fase seguinte, portanto persista em seu trabalho que o resultado será surpreendente.
44 – 17ª volta – Siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos altos, faça ponto baixo dentro do primeiro espaço, duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e complete o leque com mais 2 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos.
45 – Entre um leque e outro não tem corrente de espaço, estamos fazendo exatamente igual ao que já fizemos na 9ª volta. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo. A diferença é que nesta volta os leques parecem muito perto, mas não tem problema, siga em frente!
46 – 18ª volta – Siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos altos e faça ponto baixo dentro do primeiro leque. Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 2 pontos altos.
47 – Faça duas correntes de espaço e vamos para o segundo leque. Faça 3 pontos altos… novamente duas correntes de espaço e 3 pontos altos no leque seguinte… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo. Veja que as ondulações sumiram!
48 – 19ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça mais 5 pontos altos (contando com as correntes teremos 6 pontos altos)
49 – No 7º ponto de base faça o aumento, são 2 pontos altos no mesmo ponto de base.
50 – Agora vamos fazer novamente uma sequência de 9 pontos altos e fazer o aumento no ponto seguinte… se estiver tudo correto nas voltas anteriores não tem erro, teremos sempre 9 pontos altos entre um aumento e outro. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
51 – 20ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Já no próximo ponto de base faça o aumento como apresentado nas imagens:
52 – Faça uma sequência de 10 pontos altos para depois fazer o segundo aumento.
53 – Veja que estamos mantendo a ordem de aumentos porém mudamos a direção e não estamos fazendo em cima do aumento que tem na volta anterior… nesta volta entre um aumento e outro são 10 pontos altos e se fez tudo correto nas voltas anteriores todos os espaços ficam iguais. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
54 – 21ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça mais 7 pontos altos e então faça o primeiro aumento.
55 – Faça 11 pontos altos e só no ponto seguinte teremos o segundo aumento… siga assim por toda a volta fazendo 11 pontos altos entre um aumento e outro, quando for completar a volta o primeiro bloquinho também ficará com 11 pontos altos. Finalize a volta com ponto baixíssimo.
56 – 22ª volta – Nesta volta não teremos aumentos, faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga com ponto alto em cima de ponto alto por toda a volta. Finalize com ponto baixíssimo.
57 – 23ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça mais 1 ponto alto e no terceiro ponto de base faça o primeiro aumento.
58 – Faça 12 pontos altos e em seguida faça o próximo aumento… agora só seguir por toda a volta sempre fazendo 12 pontos altos entre um aumento e outro. No final da volta vai completar o primeiro bloquinho que ficará exatamente como todos os demais. Finalize a volta com ponto baixíssimo.
59 – 24ª volta – Nesta volta não teremos aumentos, faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga com ponto alto em cima de ponto alto por toda a volta. Finalize com ponto baixíssimo.
60 – 25º volta – Inicie com 3 correntes, siga com mais 9 pontos altos, contando com as correntes iniciais teremos um total de 10 pontos altos, então faça o primeiro aumento, faça 13 pontos altos e então faça o segundo aumento… siga por toda a volta sempre com intervalo de 13 pontos entre um aumento e outro, completando a volta o primeiro espaço também ficará com 13 pontos… finalize com ponto baixíssimo ou alongue o fio, corte e faça o arremate com agulha de tapeceiro.
Chegamos ao final da segunda parte do passo a passo. Na próxima postagem vamos concluir nosso trabalho e você pode continuar vendo nos links abaixo:
–