Materiais
- 600g Fio Barroco Multicolor Nº 9157 (Laranja)
- 1 Cone pequeno (612m) Barbante nº6 EuroRoma Crú
- 9 flores Camélia (utilizei barroco multicolor Laranja 9157 e verde 9392 para confeccionar as flores)
- Agulha para crochê 3.0mm
- Agulha de tapeceiro para acabamentos (utilizo sempre para auxiliar passar o fio e esconder as pontas, é opcional)
- Tesoura para cortar o barbante
Criação: Marcelo Nunes
Execução:www.croche.com.br
Tamanho do trabalho: 75cm de diâmetro (Se fizer com agulha 3,5 ele ficará com 85cm de diâmetro)
Vale lembrar que o tamanho muda bastante de acordo com o ponto de cada um.
01 – Após finalizar as flores cada uma tem uma argolinha de 5 correntes nos intervalos das folhas. Amarre o fio EuroRoma em qualquer uma delas, faça ponto baixo e mais duas correntinhas (para dar altura de 1 ponto alto) vamos trabalhar um leque.
Vai ficar assim:
3 pontos alto (neste primeiro considere as correntinhas como o primeiro ponto alto)
2 correntes de intervalo
3 pontos alto
Veja as imagens abaixo:
02 – Faça 1 corrente de intervalo e prenda com ponto baixo pegando embaixo da folha seguinte, pegue sempre os dois fios do meio. Veja a sequência…
03 – Após prender com ponto baixo, faça uma corrente de espaço e na próxima argolinha faça outro leque… siga repetindo até completar a volta.
04 – Finalize a volta com ponto baixíssimo no alto das correntinhas iniciais. “ande” com ponto baixíssimo para o próximo ponto alto. (nesta primeira fase sempre pule o primeiro e o ultimo ponto do leque, então sempre que finalizar uma volta ande com ponto baixíssimo até o próximo ponto alto)
05 – Já no segundo ponto alto faça duas correntes e ponto alto em cima do próximo ponto alto.
06 – No intervalo do leque faça 2 pontos alto, duas correntes de intervalo e novamente 2 pontos alto no mesmo intervalo.
07 – Faça 2 pontos alto em cima dos pontos de base (tem 3 pontos de base e sobra o último)
08 – Faça 1 corrente de intervalo e 1 ponto em relevo pegando o ponto baixo que está preso atrás da folha. Veja abaixo:
09 – Após o ponto relevo faça 1 corrente, pule o primeiro ponto do leque seguinte e inicie com ponto alto no segundo ponto de base. Repita em toda a volta.
Veja que estou apontando com a agulha que sempre deve pular o primeiro e o ultimo ponto da volta anterior.
Ao final da segunda volta fica assim:
– Cada leque com 4 pontos alto
10 – 3ª volta: Pular o primeiro ponto de base, fazer duas correntes para dar altura do ponto alto, fazer ponto alto em cima de ponto e dentro do leque fazer 2 pontos alto, duas correntes e 2 pontos alto (dentro do leque é sempre uma repetição) As voltas são todas iguais e a única diferença é que vai aumentando a quantidade de pontos. Nos pontos relevo faça ponto relevo também.
A terceira volta ficou assim:
– cada leque com 5 pontos alto.
11 – 4ª volta fica assim:
– cada leque com 6 pontos alto.
12 – 5ª volta fica assim:
– cada leque com 7 pontos alto.
13 – 6ª volta fica assim:
– cada leque com 8 pontos alto.
14 – 7ª volta fica assim:
– cada leque com 9 pontos alto. No final desta volta corte o fio e arremate.
15 – 8ª volta é feita com o fio Barroco Multicolor na mesma cor da flor, fica assim:
– cada leque com 10 pontos alto.Prenda-o com ponto baixo no segundo ponto em um dos leques da volta anterior, suba duas correntes e em seguida continue com pontos alto como nas voltas anteriores. Ao final corte o fio e arremate.
A primeira fase do tapete está pronta. Agora vamos iniciar a aplicação de flores.
16 – Agora vamos fazer a primeira volta em uma flor igual já fizemos lá no primeiro passo. Amarre em uma das alças e faça leque, uma corrente de intervalo e prenda com ponto baixo atrás da folha seguinte… Só que não complete a volta e já iremos unir com a primeira parte do tapete.Vai ficar assim:3 pontos alto (neste primeiro considere as correntinhas como o primeiro ponto alto)
2 correntes de intervalo
3 pontos altoVeja as imagens abaixo:
17 – Faça 1 corrente de intervalo e prenda com ponto baixo pegando embaixo da folha seguinte, pegue sempre os dois fios do meio. Veja a sequência…
18 – Após prender com ponto baixo, faça uma corrente de espaço e na próxima argolinha faça outro leque… Faça uns 4 leques completo e na metade do outro vamos unir.
19 – Para unir após fazer a metade do leque (3 pontos alto e 1 correntinha) prenda com ponto baixo em um dos leques da primeira fase do tapete.
20 – Após prender com ponto baixo faça uma corrente de separação e complete o leque na mesma alça da flor.
21 – Faça até a metade do outro leque e prenda em cima do ponto relevo.
22 – Novamente até a metade do leque seguinte e prenda em outro leque da primeira fase do tapete. Veja a imagem como fica:
Em seguida complete a volta na flor, corte o fio e arremate, assim a primeira flor fica unida.
Aqui o avesso:
23 – A segunda flor você vai repetir os passos anteriores (do 16 ao 22) e comece a unir no leque da flor que foi unida anteriormente, veja:
Veja que primeiro você vai unir no leque da flor que foi unida anteriormente.. depois no leque da primeira fase do tapete sendo que no mesmo que utilizou na ultima flor… em seguida no ponto baixo, no leque seguinte.. e termine a volta corte o fio e arremate.
Siga unido as flores sempre cortando e arrematando o fio, somente na última flor não corte o fio e vamos continuar o tapete… vale lembrar que em cada flor será feito apenas uma volta com o barbante crú e unir nesta mesma volta ok.
24 – A 8ª flor desta segunda fase precisa ser unida por completo e não vamos cortar o barbante. Faça então apenas 2 leques e meio antes de começar a unir, assim vamos terminar a volta em uma ótima posição para continuar o trabalho.
25 – Veja que ao completar a volta o fio estará no alto da flor, então vamos começar as voltas circulando as flores. Ande com ponto baixíssimo até o segundo ponto baixo como na primeira fase. Aliás nos leques é exatamente igual, então vamos ver como fica nas emendas?
26 – Após o ponto relevo antes da emenda, faça 3 correntes, um ponto alto exatamente na emenda, novamente 3 correntes e faça o ponto relevo seguinte… em seguida 1 corrente de espaço e vá pro leque seguinte… faça assim em toda a volta. Veja imagens:
27 – Ao completar a volta, ande com ponto baixíssimo até o meio do leque e então faça um leque simples como nas imagens abaixo:(3 pontos alto, duas correntes e 3 pontos alto)
28 – Faça 11 correntinha e vá pro leque seguinte onde será feito outro leque simples. Siga assim em toda a volta.
Veja que no local da emenda continuará igual, pule direto pro leque seguinte…
Finalize a volta com ponto baixíssimo
29 – 3ª volta nas flores: Ande com ponto baixíssimo até o meio do leque, prenda com ponto baixo e faça 2 correntinhas.
30 – Agora na argola de 11 correntes vamos trabalhar 13 pontos alto.
31 – Faça duas correntinhas, prenda com ponto baixo no meio do leque seguinte… novamente duas correntinhas e siga com 13 pontos alto na corrente seguinte… repita até completar a volta e finalize com PONTO BAIXO no inicio da volta.
32 – Ao finalizar com ponto baixo, faça uma correntinha de separação e trabalhe ponto alto em cima de ponto alto nos 13 pontos que tem na volta anterior, veja as imagens:
33 – Faça uma corrente de espaço e prenda com ponto baixo em cima do ponto baixo anterior, novamente uma corrente de espaço e segue para trabalhar ponto alto novamente.
34 – Novamente finalize a volta com PONTO BAIXO. Faça uma correntinha e vamos trabalhar 7 pontos baixo, sendo que neste sétimo ponto baixo faremos uma “Folha” para fazer o acabamento do tapete.
35 – Ao prender o 7º ponto baixo, faça 5 correntes, prenda com ponto baixo no mesmo ponto, faça 8 correntes e prenda novamente no mesmo ponto, mais 5 correntes e mais uma vez prenda com ponto baixo no mesmo ponto, então siga com ponto baixo nos 6 pontos alto seguintes.Então fica assim, na volta anterior tem 13 pontos pontos alto, a folha vai ficar no 7º ponto sobrando então 6 para cada lado e assim ficará centralizado em cada arco.
Novamente uma corrente de separação e ponto baixo em cima do ponto baixo, uma corrente e siga pro arco seguinte. Repita até completar a volta, corte o fio e arremate e seu tapete estará pronto!
Espero que tenham gostado do resultado e também tenham conseguido fazer seu tapete. Em caso de dúvida entre em contato conosco para que possamos ajudar você!
[email protected]
Para fazer como centro de mesa sem a flor do meio, segue uma explicação para substituir a flor:
- Faça anel mágico, prenda com ponto baixo e faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto.
- Faça 1 ponto alto e contando com as correntes teremos 2 pontos altos.
- Faça uma corrente de espaço e 2 pontos altos.
- Novamente uma corrente de espaço e 2 pontos altos… Siga até completar 8 conjuntinhos de 2 pontos altos com uma corrente de espaço e finalize com ponto baixíssimo
2ª volta
- Siga com ponto baixíssimo no ponto alto seguinte e faça ponto baixo dentro do espaço de uma corrente.
- Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto,
- faça 1 ponto alto, duas correntes de espaço e mais 2 pontos altos no mesmo espaço
- Sem fazer corrente de espaço siga para o espaço seguinte e faça novamente 2 pontos altos, duas correntes e 2 pontos altos… Siga por toda a volta
3ª volta:
- Siga com ponto baixíssimo e no meio do leque faça ponto baixo.
- Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e mais 2 pontos altos
- Faça duas correntes de espaço
- Faça 3 pontos altos no mesmo espaço.
- Siga para o próximo espaço e faça novamente leque com 3 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos…
4ª votla.
- Siga com ponto baixíssimo e no meio do leque faça 1 ponto baixo.
- Faça duas corrente de espaço e novamente 1 ponto baixo no mesmo espaço para formar uma alcinha
- Faça 5 correntes de espaço, vá para o próximo leque e prenda com ponto baixo… faça duas correntes e prenda com ponto baixo no mesmo espaço….
- Finalize com ponto baixíssimo e agora basta seguir o passo a passo do início como as alças de 5 correntes feitas nesta parte fossem as alças das folhas.
Veja quanto passo a passo temos aqui no blog!
Clicando nos links acima você encontra todos os passo a passo que estão nestas categorias categorias!