No passo a passo de hoje vamos aprender a confeccionar o TAPETE BRINCO DE PRINCESA. Um tapete muito bonito que faz grande sucesso entre todos que gostam de artesanato. Já temos o passo a passo da flor AQUI no blog e agora vamos aprender a confeccionar o tapete. Como a primeira parte é feita com barbante barroco decore (peludinho) as imagens não deixam os pontos visíveis e peço um pouco mais de atenção com a leitura e também que visualizem as imagens que deixei algumas anotações para facilitar.
- Para saber quanto cobrar em suas peças veja o artigo AQUI.
Para comprar nossos produtos visite nossa loja virtual AQUI!
Esta é a primeira parte do passo a passo, se você está procurando a continuação veja os links abaixo:
- Flor brinco de princesa passo a passo
- Tapete brinco de princesa passo a passo 2
- Tapete brinco de princesa passo a passo 3
MATERIAIS
- Barbante barroco multicolor nº9284 – Rosa (em média 400g)
- Barbante barroco multicolor nº9384 – Verde (em média 200g)
- Barbante número 6 pink (Pouco mais de um cone de 610m)
- Barbante número 6 rosa bebê (Este gasta pouquinho apenas para a primeira parte do acabamento)
- Barroco Decore – Branco (1novelo de 180m)
- Agulhas para crochê número 3.0mm e 3.5mm
- Tesoura e agulha de tapeceiro para cortes e acabamentos
- Flor BRINCO DE PRINCESA passo a passo AQUI
- Tamanho do trabalho pronto: 90 x 68 cm
01 – Para confeccionar o tapete vamos utilizar a flor BRINCO DE PRINCESA, fiz exatamente como no passo a passo que temos AQUI no blog.
02 – (Agulha 3.5mm) Com o barbante barroco decore vamos trabalhar no avesso da peça, assim quando virar o trabalho ficará mais bonito já que o avesso fica mais peludinho, sempre que utilizar barbante barroco faça sempre tecendo o avesso da peça. Prenda com ponto baixo no primeiro ponto alto da lateral, ou seja, logo após os 6 pontos altos que formam a parte oval da flor.
03 – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e em seguida faça ponto alto em cima de ponto alto em toda a lateral, contando com as correntes iniciais teremos um total de 33 pontos altos.
04 – Quando chegar na parte oval, faça uma corrente de espaço e então faça ponto alto em cima de ponto alto, teremos um total de 6 pontos altos, faça novamente uma corrente de espaço e trabalhe a lateral seguinte… Na parte oval seguinte faça novamente uma corrente para separar a lateral da parte oval do tapete, finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente.
05 – Após finalizar a volta, faça duas corrente para dar altura do primeiro ponto alto e trabalhe toda a lateral. Quando chegar na parte oval faça uma corrente de espaço.
06 – Na volta anterior fizemos 6 pontos altos, desta vez em cada um dos pontos altos faremos 2 pontos altos juntos, desta forma teremos então 12 pontos na parte oval do tapete. Após a parte oval faça uma corrente de espaço e em seguida trabalhe toda a lateral. Na outra parte oval faça exatamente igual. Finalize com ponto baixíssimo.
07 – 3ª volta – Faça duas correntes para dar altura do ponto alto e faça toda a lateral com ponto alto em cima de ponto alto (na lateral nunca terá aumento de pontos)
08 – Na parte oval do tapete faça uma corrente de espaço como nas voltas anteriores, em seguida vamos trabalhar da seguinte forma: 1 ponto alto, uma corrente de espaço, 1 ponto alto, uma corrente de espaço… Ou seja, teremos um total de 12 pontos altos como na volta anterior porém desta vez com uma corrente de espaço entre um e outro.
09 – Após o ultimo ponto alto da parte arredondada faça uma corrente e trabalhe a outra lateral e parte oval do tapete, finalize com ponto baixíssimo.
10 – 4ª volta – Inicie com duas correntes e trabalhe toda a lateral, veremos como fica na parte oval…
11 – Chegando na parte oval faça 2 pontos altos no primeiro ponto de base.
12 – Em seguida faça ponto alto nos intervalos de uma corrente e também em cima dos pontos altos, faça por toda a parte oval e apenas no ultimo ponto de base faça novamente 2 pontos altos no mesmo ponto de base. Desta forma a parte oval ficará com 25 pontos altos.
Veja como vai ficar na parte oval, 2 pontos juntos no primeiro e no último ponto de base, entre eles apenas 1 ponto alto em cada intervalo e nos pontos de base.
13 – Faça uma corrente de espaço e em seguida trabalhe a lateral e parte oval do restante do tapete, finalize a volta com ponto baixíssimo.
14 – 5ª volta – Inicie com duas correntes, faça toda a lateral e na parte oval veremos como vai ficar…
15 – No primeiro ponto de base faça 2 pontos altos, no segundo e no terceiro ponto de base faça apenas 1 ponto alto.
16 – No quarto ponto alto de base faça 2 pontos altos… siga assim em toda a parte oval, veja na segunda imagem que enumerei para que você possa visualizar como ficou. Teremos um total de 34 pontos altos na parte oval.
17 – Faça uma corrente de espaço e em seguida trabalhe a outra lateral e parte oval… Finalize a volta com ponto baixíssimo.
18 – 6ª volta – Inicie com duas correntes e faça toda a lateral com ponto alto em cima de ponto alto… Faça uma corrente de espaço e vamos trabalhar a parte oval do tapete.
19 – Na parte oval faça 2 pontos altos no primeiro ponto ade base, no segundo, terceiro e quarto ponto de base faça apenas 1 ponto alto. No quinto ponto de base faça novamente 2 pontos altos. Observe a volta anterior, estes aumentos sempre vão coincidir com o primeiro dos 2 pontos que foram feitos juntos na volta anterior… Mas vamos precisar mudar a ordem dos aumentos na metade da parte oval, assim nosso tapete não vai ficar torto…
20 – Veja que na metade da parte oval ao invés de fazer os aumentos no primeiro ponto de aumento da volta anterior, vamos começar a fazer no segundo ponto, para fazer isso após fazer o aumento faça uma sequência de 4 pontos altos e então vai coincidir com o segundo ponto de aumento da volta anterior onde faremos o aumento. Se seguir assim verá que vai terminar fazendo 2 pontos altos no mesmo ponto de base da volta anterior nesta parte oval. Veja a imagem abaixo que enumerei para que possa entender melhor.
21 – Faça uma corrente de espaço e em seguida trabalhe a lateral e a outra parte oval do tapete, finalize a volta com ponto baixíssimo.
22 – 7ª volta – Inicie com duas correntes, faça toda a lateral do tapete e veremos como fazer na parte oval…
23 – Após concluir a lateral faça uma corrente de espaço e faça 2 pontos altos no primeiro ponto de base, em seguida faça uma sequência de 4 pontos altos sendo 1 em cada ponto de base e então faça o aumento… Veja que novamente vai coincidir com o primeiro ponto de aumento da volta anterior… não esqueça de mudar este aumento para o segundo ponto de aumento a partir da metade da parte oval.
24 – Na metade vai ficar assim, um intervalo de 5 pontos altos antes de fazer o aumento.. Siga por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo
25 – 8ª volta – Inicie com duas correntes, faça ponto alto em cima de ponto alto até chegar na parte oval…
26 – Faça uma corrente de espaço e em seguida faça 2 pontos altos em cima do primeiro ponto de base, em seguida faça uma sequência de 5 pontos altos sendo 1 em cada ponto de base para depois fazer o aumento. Como nas votas anteriores este aumento coincide com o primeiro ponto de aumento da volta anterior, na metade da parte oval passe a fazer no segundo ponto de aumento da volta anterior… faça por toda a volta, corte o fio e arremate.
Bem, chegamos ao final da primeira parte do passo a passo. A seguir vamos ver como dar sequência em nosso trabalho. Não se preocupe, os links estão logo abaixo: