Esta é a segunda parte do passo a passo e você pode acessar as outras que estão disponíveis aqui no blog! Estamos confeccionando o TAPETE REDONDO com o fio Barroco Maxcolor da Círculo S/A.
Você vai precisar dos seguintes materiais:
- Fio Barroco Maxcolor nº6 – Cor 2204 (3 novelos com 400g cada)
- Agulha para crochê 3.5mm
- Tesoura e agulha de tapeceiro para cortes e acabamentos
- Tamanho do trabalho: 120cm de diâmetro
Vejam como este modelo fica lindo!
25 – 15ª volta – Faça ponto baixo dentro do espaço de duas correntes, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 3 pontos altos no mesmo espaço.
26 – Retire a agulha da laçada e introduza no alto da segunda corrente, pegue a laçada e puxe formando um ponto pipoca. Faça duas correntes de espaço, pule 1 ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto.
27 – Chegando na sequência de pontos pipocas faça ponto alto na alça que tem antes do ponto pipoca, faça duas correntes de espaço e faça ponto pipoca na segunda, terceira e quarta alça. Sempre com duas correntes de espaço entre um ponto pipoca e outro.
28 – Faça duas correntes de espaço e faça ponto alto na alça que tem logo após o último ponto pipoca da volta anterior.
29 – Sem fazer corrente de espaço siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base. Faça duas correntes e então faça o ponto pipoca dentro do cantinho (na alça de duas correntes)
30 – Agora só seguir repetindo por toda a volta. Não se esqueça, desta vez estamos pulando os pontos altos antes e depois do ponto pipoca que é feito no canto. Finalize a volta com ponto baixíssimo no alto do ponto pipoca.
31 – 16ª volta – Faça ponto baixo na alça de duas correntes, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça mais 3 pontos altos e conclua o ponto pipoca.
32 – Faça duas correntes, pule o primeiro ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto e faça ponto alto na primeira alça que tem antes dos pontos pipocas… Faça duas correntes de espaço e faça pontos pipocas nas duas alças seguintes.
33 – Faça duas correntes, faça ponto alto dentro da última alça e siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base, faça duas correntes e faça o ponto pipoca na alça antes do ponto pipoca. Faça 3 correntes de espaço e faça o ponto pipoca na segunda alça.
34 – Após o segundo ponto pipoca faça duas correntes, pule o primeiro ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo. Não se esqueça, as alças antes e depois dos pontos pipocas tem duas correntes enquanto que a alça entre os pontos pipocas tem 3 correntes. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
35 – 17ª volta – Faça ponto baixo na alça de duas correntes, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça mais 3 pontos altos e conclua o ponto pipoca. Siga com ponto alto em cima de ponto alto e faça ponto alto na primeira alça antes dos pontos pipocas.
36 – Desta vez teremos apenas 1 ponto pipoca entre os 2 da volta anterior, faça duas correntes de espaço, ponto alto na alça seguinte e siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base antes de chegar no canto.
37 – Faça duas correntes, faça o ponto pipoca na primeira alça, faça 3 correntes de espaço e faça ponto alto na alça de 3 correntes.
38 – Novamente 3 correntes de espaço e faça ponto pipoca na última alça. Faça duas correntes, pule o primeiro ponto de base e vamos seguir com ponto alto em cima de ponto alto… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto do ponto pipoca.
39 – 18ª volta – Inicie a volta com ponto pipoca e siga com ponto alto em cima de ponto alto. Faça ponto alto na alça antes do único ponto pipoca que temos na volta anterior, faça duas correntes e faça ponto alto na alça seguinte e siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base. Veja que no meio não teremos mais pontos pipoca nessa volta.
40 – Faça duas correntes de espaço, faça ponto pipoca na primeira alça, faça 3 correntes de espaço e faça 2 pontos altos na primeira alça após o ponto pipoca.
41 – Faça ponto alto em cima do ponto alto, 2 pontos altos na alça seguinte, 3 correntes de espaço e faça ponto pipoca na última alça.
42 – Faça duas correntes de espaço, pule o primeiro ponto de base e vamos repetir por toda a volta. Finalize com ponto baixíssimo em cima do ponto pipoca.
43 – 19ª volta – Inicie a volta com ponto pipoca, faça duas correntes de espaço, pule o primeiro ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto, na alça de duas correntes que tem em cima do ponto pipoca no meio faça apenas 1 ponto alto… siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base.
44 – Faça duas correntes de espaço. faça ponto pipoca na primeira alça. Faça 3 correntes e faça 2 pontos altos na alça seguinte.
45 – Siga com ponto alto em cima de ponto alto e 2 pontos altos na próxima alça. Faça 3 correntes de espaço e faça o ponto pipoca na última alça. Faça duas correntes de espaço e siga com ponto alto em cima de ponto alto como no espaço anterior… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
46 – 20ª volta – Inicie a volta com ponto pipoca, faça duas correntes, pule o primeiro ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto na parte central até o penúltimo ponto de base. Desta vez teremos um total de 15 pontos altos. Faça duas correntes de espaço, faça o ponto pipoca na primeira alça e faça 3 correntes de espaço.
47 – Faça ponto alto na alça seguinte, faça 3 correntes de espaço, pule 2 pontos de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto até sobrar 2 pontos de base no grupinho anterior.
48 – Faça 3 correntes, faça ponto alto na alça seguinte, faça 3 correntes e faça ponto pipoca na última alça. Faça duas correntes e siga com ponto alto em cima de ponto alto… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
Chegamos ao final da segunda parte do passo a passo. A continuação já está disponível aqui no blog!
–