Olá!
Nesta postagem vamos aprender como fazer este TAPETE EM CROCHÊ FILÉ. Este modelo fiz com 12 corações, como estamos começando o ano vamos logo começar com o coração para que seja um ano feliz para todos nós, são 12 corações e então fica 1 para cada mês 🙂
No final deste passo a passo deixei o link para download do gráfico e você pode baixar gratuitamente e acompanhar o passo a passo detalhado com fotografias e textos que fiz especialmente para vocês que adoram tapete.
MATERIAIS
- Fio Barroco Maxcolor nº6 – Cor bronze 7259 (400g)
- Agulha 3.5mm – Utilizei a agulha soft.
- Tesoura e agulha de tapeceiro para cortes e acabamentos
- Se precisar emendar o fio tem o passo a passo AQUI.
- Tamanho do trabalho 87 x 45
- Gráfico do tapete – AQUI
Com apenas 1 novelo de 400g fiz este lindo tapete, para fazer maior basta continuar repetindo os motivos até completar o tamanho desejado. O acabamento fiz um clássico aqui do blog, mas você pode adotar outros modelos de acabamentos sem problema 🙂
1 – Inicie com 65 correntes, volte na segunda corrente contando da agulha e faça ponto baixo pegando apenas um dos fios da corrente.
2 – 1ª carreiraFaça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e continue fazendo ponto alto em todas as correntes até chegar no final do cordão. Teremos um total de 64 pontos altos.
3 – 2ª carreira – Faça duas correntes para, enrole o fio na agulha e vire o trabalho. Continue fazendo pontos altos até o final da carreira, contando com as correntes que fizemos para virar teremos um total de 64 pontos altos. Observe que o último ponto alto será feito na segunda correntinha das duas que fizemos para iniciar a carreira anterior.
4 – 3ª carreira – Faça duas correntes, enrole o fio na agulha e vire o trabalho. Faça mais 3 pontos altos.
5 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto. Novamente duas correntes, pule 2 pontos de base e faça novamente ponto alto. Teremos 2 bloquinhos vazios.
6 – Faça mais 6 pontos altos e teremos uma sequência com 7 pontos altos. Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto.
7 – Continue com mais 6 pontos altos.
8 – Faremos novamente 2 bloquinhos vazios, para isso basta fazer duas correntes, pular 2 pontos de base e fazer ponto alto, duas correntes e ponto alto novamente. Após os 2 bloquinhos vazios faça 4 pontos altos e repita novamente 2 bloquinhos vazios.
9 – Após os bloquinhos vazios teremos novamente uma sequência com 7 pontos altos, como já fizemos o primeiro basta fazer mais 6 pontos altos.
10 – Faça 1 bloquinho vazio, complete uma sequência com 7 pontos altos, faça 2 bloquinhos vazios e complete a lateral com mais 3 pontos altos. Observe que o último ponto alto será feito na segunda correntinha das duas que fizemos para iniciar a carreira anterior.
11 – 4ª carreira – Inicie a carreira fazendo a lateral com 4 pontos altos já contando com as correntinhas que fizer para virar.
12 – Faça 1 bloquinho vazio e vamos seguir com mais 6 pontos altos. Apontei com a agulha onde vamos terminar. No espaço de duas correntes faça apenas 2 pontos altos e siga com ponto alto em cima de ponto alto.
13 – Faça uma sequência de 3 bloquinhos vazios. Não se esqueça de fazer duas correntes e pular 2 pontos de base.
14 – Faça mais 6 pontos altos para completar a sequência de 7 pontos. Observe que termina em cima do ponto alto logo após o primeiro bloquinho.
15 – Faça novamente uma sequência de 3 bloquinhos vazios em seguida complete uma sequência com 7 pontos altos.
16 – Novamente 3 bloquinhos vazios, complete mais uma sequência com 7 pontos altos, faça bloquinho vazio e complete a carreira com pontos altos.
17 – 5ª carreira – Faça duas correntes para formar o primeiro ponto alto, vire o trabalho e continue com mais 9 pontos altos.
18 – Faça 5 bloquinhos vazios e em seguida complete uma sequência de 7 pontos altos que correspondem a 2 bloquinhos cheios.
19 – Faça 1 bloquinho vazio, complete mais uma sequência de 7 pontos altos, faça 5 bloquinhos vazios e complete a carreira com pontos altos.
20 – 6ª carreira – Inicie a carreira com duas correntes e faça mais 6 pontos altos e teremos uma sequência com 7 pontos altos logo no inicio.
21 – Faça uma sequência de 7 bloquinhos vazios e em seguida complete a sequência de 10 pontos altos.
22 – Novamente 7 bloquinhos vazios, complete a carreira com pontos altos.
23 – 7ª carreira – Faça duas correntes, vire o trabalho e faça mais 3 pontos altos. Faça 9 bloquinhos vazios e um bloquinho cheio.
24 – Faça 9 bloquinhos vazios e finalize a carreira com bloquinho cheio (4 pontos altos)
25 – A 8ª carreira é exatamente igual a carreira anterior, são 4 pontos altos, 9 bloquinhos vazios e um bloquinho cheio. 9 bloquinhos vazios e 1 bloquinho cheio finalizando a carreira. Neste caso basta repetir a carreira anterior e por isso não fotografei novamente.
26 – 9ª carreira – Inicie a carreira fazendo a lateral com 4 pontos altos, faça 4 bloquinhos vazios, 1 bloquinho cheio e novamente 4 bloquinhos vazios.
27 – Faça 1 bloquinho cheio, 4 bloquinhos vazios, 1 bloquinho cheio, novamente 4 bloquinhos vazios e finalize a carreira com 1 bloquinho cheio.
28 – 10ª carreira – Inicie a carreira como as anteriores e desta vez faça uma sequência de 7 pontos altos contando com as correntes que fizer para virar.
29 – Faça 2 bloquinhos vazio e 3 bloquinhos cheios. Observe as imagens:
30 – Faça 2 bloquinhos vazios e 3 bloquinhos cheios e você já vai perceber o desenho de coração 🙂
31 – Faça 2 bloquinhos vazios, 3 bloquinhos cheios, novamente 2 bloquinhos vazios e finalize a carreira completando com 7 pontos altos que equivalem a 2 bloquinhos cheios.
32 – 11ª carreira – Inicie a carreira com duas correntes e desta vez siga com pontos altos até atingir o meio do trabalho. Isso significa fazer 10 bloquinhos cheios e apontei com a agulha. Observe as imagens:
33 – Faça 1 bloquinho vazio e depois continue com ponto alto até finalizar a carreira.
34 – 12ª carreira – Inicie a carreira fazendo 4 pontos altos já contando com as correntes que fez para virar. Faça 1 bloquinho vazio e continue com 7 bloquinhos cheios, veja que apontei com a agulha que vão sobrar apenas 3 pontos de base antes do primeiro espaço de duas correntes que temos a frente.
35 – Faça 3 bloquinhos vazio e continue com mais 7 bloquinhos cheios como apresentado na imagem abaixo.
36 – Faça 1 bloquinho vazio e para completar a carreira faça 1 bloquinho vazio e a lateral com 4 pontos altos que corresponde a 1 bloquinho cheio.
37 – Após concluir a 12ª carreira basta repetir o trabalho a partir da terceira carreira para fazer um novo desenho. Observe na segunda imagem que apontei com a agulha, a 13ª carreira será igual a terceira, a 14ª igual a quarta carreira e assim por diante.
38 – Quando fizer a quantidade de desenhos desejado vamos finalizar fazendo uma carreira de pontos altos logo “após a 11ª carreira”.
39 – Para fazer o acabamento faça uma corrente e em seguida faça 1 ponto baixo na metade do último ponto alto. O segundo ponto baixo fica no pé do último ponto alto e assim por diante seguindo por toda a lateral. Esta primeira volta é toda em ponto baixo e fica parecido com outros modelos que já apresentei aqui no blog.
40 – Quando chegar no canto faça ponto baixo, duas correntes e ponto baixo no mesmo lugar… aproveite para seguir escondendo a ponta inicial de fio. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo em cima do primeiro ponto baixo.
41 – Veja na primeira imagem que terminei fazendo ponto baixíssimo logo após o canto, isso fez com que 1 ponto baixo fique na lateral antes de terminar, apontei ele com a agulha.
42 – Vamos seguir para o 4º ponto de base, como terminamos em cima do segundo ponto desta lateral, faça ponto baixíssimo em cima do próximo ponto de base e faça ponto baixo em cima do ponto seguinte.
43 – Após o ponto baixo vamos pular 3 pontos de base e faremos um “cogumelo”. Veja que apontei com a agulha. Enrole o fio na agulha, pule os 3 pontos de base e faça 3 pontos altos em cima do ponto seguinte.
44 – Faça duas correntes, enrole o fio na agulha e vamos fazer 2 pontos altos pegando o último ponto alto com alça. Veja que coloquei a agulha nele para mostrar que vamos utilizar ele como alça.
45 – Após os 2 pontos altos abraçando o último ponto vamos voltar para a base e fazer 3 pontos baixo, observe que será no mesmo lugar onde fizemos os 3 primeiros pontos. Desta forma teremos o “cogumelo” pronto. 🙂
46 – Pule 3 pontos de base e prenda com ponto baixo. Agora só enrolar o fio na agulha, pular 3 pontos de base e fazer cogumelo novamente. Siga assim até o final da lateral e após prender o último cogumelo vão sobrar 3 pontos de base.
47 – O próximo cogumelo será feito no cantinho do tapete, mas este será um pouquinho diferente para não ficar repuxando… Após prender o último cogumelo antes do canto faça uma corrente e em seguida faça 4 pontos altos no cantinho, dentro do espaço de duas correntes.
48 – Faça duas correntes, faça 2 pontos altos pegando o último ponto como base e em seguida faça 4 pontos altos nas duas correntes que formam o cantinho. Este cogumelo fica um pouquinho maior.
49 – Após o cogumelo do canto faça uma corrente, pule 3 pontos de base e prenda com ponto baixo.
50 – Agora só seguir fazendo os cogumelos como já fizemos na lateral mas, atenção: Uma vez e apenas uma vez pule 4 pontos de base para prender com ponto baixo e assim ficará certinho ao chegar no canto novamente. Escolha fazer isso logo após fazer o terceiro cogumelo para ficar mais ou menos no meio do trabalho. Na lateral do tapete a contagem de pontos dá certinho, já na largura sempre fica um ponto a mais e por isso precisamos fazer este ajuste.
Aqui algumas imagens do tapete prontinho 🙂
Chegamos ao final de mais um passo a passo e espero que tenham gostado 🙂
Você pode fazer download do gráfico gratuitamente e não deixe de compartilhar este trabalho para que outras pessoas também tenham acesso. AQUI no blog tem muitos outros modelos de tapete com gráfico para download. VEJA AQUI.
Faça download do gráfico aqui.
Abraço, Samuel Ramos