Olá!
Vamos aprender a confeccionar esta linda flor? Criei esta flor inspirado nas camadas da FLOR CARACOL 3D que temos o passo a passo AQUI no blog. Na verdade queria uma rosa com as camadas desencontrada e então acabei criando esta e coloquei o nome de ROSA RASTEIRA justamente por ser bem rasteirinha e ter as pétalas desencontradas como as rosas.
Para o passo a passo utilizei os fios BARROCO para facilitar a visualização dos pontos, ela fica com 18cm de uma ponta da folha a outra, mas este tamanho pode variar dependendo dos seus pontos. Se quiser uma flor menor para aplicação utilize os fios DUNA ou ANNE por exemplo!
MATERIAIS
- Fio Barroco Maxcolor nº 6085
- Fio Barroco Multicolor nº 9384
- Agulha Soft 3.0mm
- Tesoura, agulha de tapeceiro e pérola para cortes e acabamentos.
01 – Inicie com anel mágico ou um círculo com 6 correntes. Prenda com ponto baixo e faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto.
– Quer aprender como fazer o anel mágico? Clique AQUI.
02 – Faça 15 pontos altos dentro do anel mágico, contando com as duas correntes de espaço teremos 16. Puxe o fio para fechar o anel mágico e finalize com ponto baixo formando um círculo. Isso mesmo, finalize com ponto baixo para que fique pronto para continuar.
03 – Após o ponto baixo faça 3 correntes, pule 1 ponto de base e prenda com ponto baixo. Novamente 3 correntes, pule 1 ponto de base e prenda com ponto baixo… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no ponto baixo inicial.
04 – Para fazer a primeira pétala faça 1 ponto baixo na primeira alça de 3 correntes. Faça uma corrente de espaço e em seguida faça 3 pontos altos.
05 – Faça uma corrente e em seguida prenda com ponto baixo ainda na mesma alça formando a primeira pétala.
06 – Para a próxima pétala faça ponto baixo na alça seguinte, novamente uma corrente, 3 pontos altos, uma corrente e finalize com ponto baixo. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no ponto baixo que inicia a primeira pétala.
07 – Alongue o fio, introduza a agulha de trás para a frente e puxe a laçada para a parte de trás para que possamos fazer as alças para a nova camada de pétalas.
08 – Com o fio já na parte de trás, prenda com ponto baixo e alongue e em seguida prenda com ponto baixo no meio da pétala seguinte. Observe ao passar o fio para trás ele estava entre duas pétalas, fazendo o ponto baixo e alongando será preso no meio da pétala, veja que estou pegando 2 pontos no meio da pétala.
09 – Faça 4 correntes e prenda com ponto baixo no meio da próxima pétala… Siga fazendo alças com 4 correntes sempre prendendo no meio da pétala e ao completar a volta prenda com ponto baixíssimo no ponto baixo que está no meio da primeira pétala e não no ponto baixo que fez ao passar a laçada para trás.
10 – Para a segunda camada de pétalas faremos similar a primeira camada. 1 Ponto baixo na primeira alça, uma corrente, faça 5 pontos altos, novamente uma corrente e prenda com ponto baixo na mesma alça.
Veja como ela fica na direção do encontro das pétalas da primeira camada…
11 – Para as demais pétalas repita o mesmo que na primeira pétala. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no ponto baixo inicial da primeira pétala.
12 – Como na primeira fase, alongue o fio, introduza a agulha de trás para frente e puxe o fio para a parte de trás.
13 – Com o fio já na parte de trás prenda com ponto baixo, faça uma corrente, alongue o fio e prenda com ponto baixo no meio da primeira pétala. Esta corrente inicial é apenas para que o fio alcance o meio da pétala.
14 – Faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no meio da próxima pétala… Siga fazendo as alças até completar a volta e finalize com ponto baixíssimo no ponto baixo que fica no meio da primeira pétala.
15 – Para a terceira e última camada de pétala prenda com ponto baixo na primeira alça, faça uma corrente e 7 pontos altos. Faça uma corrente e prenda com ponto baixo na mesma alça formando então a primeira pétala. Siga por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo, alongue o fio e passe para a parte de trás par fazer as alças onde faremos as folhas.
16 – Com o fio já na parte de trás, desta vez prenda com ponto baixo e faça 6 correntes. Em seguida prenda com ponto baixo no encontro das duas pétalas. Observe que diferente das alças para as pétalas estas alças não são presas nas pétalas e sim no encontro que divide uma pétala e outra. Faça por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e com a ajuda de uma agulha de tapeceiro conduza o fio até o miolinho para amarrar com o fio inicial.
17 – Com os fios juntos no miolinho da flor, amarre apertando bem o segundo ponto, esconda parte dos fios no miolinho da flor e corte as sobras.
18 – Para as folhas utilizei o fio Barroco Multicolor verde 9384. Amarre no meio de uma das alças, prenda com ponto baixo e faça duas correntes. Faça mais 2 pontos altos ainda na mesma alça formando então um grupinho com 3 pontos altos contando com as correntes iniciais.
19 – Faça 7 correntes e em seguida faça 1 bloquinho com 3 pontos altos na alça seguinte.
Veja como vai ficando na parte de trás da flor…
20 – Finalize a volta com ponto baixíssimo e em seguida faça ponto baixo no ponto alto seguinte.
21 – Agora vamos trabalhar na primeira alça para fazer a primeira folha. Faça meio ponto alto e 5 pontos altos.
22 – Faça 1 ponto picô (3 correntes e prenda com ponto baixo no alto do último ponto alto)
23 – Faça 5 pontos altos, meio ponto alto e em seguida prenda com ponto baixo no ponto alto do meio do bloquinho seguinte. Agora basta seguir repetindo para completar a volta e concluir a flor. Finalize a volta com ponto baixíssimo ou faça um acabamento com ajuda de uma agulha de mão.
24 – Para colocar uma pérola, corte um pedado de fio da mesma cor da flor, passe uma pérola e em seguida passe a ponta do fio para a parte de trás do miolinho como mostrado na imagem. Observe que não é no furinho do miolo e sim na lateral. Em seguida passe a outra ponta no lado oposto ao que foi passado a primeira ponta. Veja as imagens!
25 – Com o fio já na parte de trás, amarre bem as duas pontas, esconda parte do fio e corte as sobras.
Aqui a flor pronta, espero que tenham gostado!
Agradeço a todos por comentar e compartilhar as postagens do blog. Ao compartilhar você ajuda nosso trabalho chegar até as pessoas que buscam no artesanato sua fonte de renda.
Até o próximo!