Hoje vamos aprender passo a passo como confeccionar a ROSA CRESPA. Esta é mais uma das belíssimas criações do professor Marcelo Nunes. Feita com barbante barroco ela mede em média de 12 a 15cm com as folhas e fica ótima para confeccionar tapetes, almofadas… Você pode também fazer com fio Anne ou Duna para outras aplicações como barradinhos de toalha por exemplo.
- Criação: Marcelo Nunes
- Execução: croche.com.br
Temos várias flores com passo a passo, para ver todas que temos navegue na categoria FLORES clicando AQUI.
- Participe do nosso grupo no FACEBOOK e compartilhe seus trabalhos! – Clique AQUI
MATERIAIS:
- Barbante Barroco pink 9724
- Barbante Barroco verde 9392
- Agulha de crochê 3.0mm (utilizei a agulha soft que temos disponível aqui no blog)
- Tesoura, agulha de costura e pérola para cortes e acabamentos
01 – Inicie com um anel mágico (ou um círculo com 6 correntinhas) Após prender com ponto baixo faça mais duas correntes que formam o primeiro ponto alto. Faça mais 15 pontos altos totalizando então 16 pontos altos contando com as correntes iniciais.
02 – Feche o círculo mágico e finalize com ponto baixíssimo formando o miolinho da flor. Em seguida faça 3 correntes…
03 – Pule 1 ponto de base e prenda com ponto baixo pegando apenas o fio da frente do ponto, observe na terceira imagem que o ponto alto sempre tem 2 fios, prenda apenas no primeiro para que futuramente a pétala fique viradinha para o miolo da flor.
04 – Faça novamente 3 correntes, pule um ponto de base e prenda com ponto de baixo… siga por toda a volta e prenda a ultima correntinha com ponto baixíssimo no mesmo ponto que iniciou a volta formando então 8 alças com 3 correntes.
05 – Agora faça 1 ponto baixíssimo na primeira correntinha da primeira alça, desta forma ficaremos bem no meio da alça e em seguida faça 1 ponto baixo.
06 – Enrole o barbante na agulha e vamos trabalhar na 2ª alça. Faça 1 ponto alto em seguida 1 ponto picô (para fazer o ponto picô faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no alto do ponto alto)
07 – Faça novamente ponto alto e mais 1 ponto picô, faça o terceiro ponto alto e o terceiro ponto picô, em seguida faça ponto alto finalizando então a primeira pétala. São um total de 4 pontos altos e 3 pontos picôs
08 – Prenda com ponto baixo na terceira alça e em seguida trabalhe a segunda pétala na 4ª alça, para isso basta repetir os passos da pétala anterior… faça por toda volta e teremos um total de 4 pétalas, são 8 alças mas sempre entre uma pétala e outra será preso com ponto baixo, as pétalas ficarão voltadas para o miolinho da flor. Finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo desta volta.
09 – Após finalizar alongue um pouquinho o fio, introduza a agulha de trás para frente e puxe a argolinha para parte de trás da flor para que possamos trabalhar as alças da segunda camada de pétalas.
10 – Com o fio já na parte de trás, prenda com ponto baixíssimo no pé da primeira pétala, observe as imagens que a agulha passa em todo o miolinho da flor para prender o ponto… faça 4 correntes e prenda com ponto baixo na base seguinte. Siga por toda a volta fazendo alças com 4 correntes… Finalize a volta com ponto baixíssimo na corrente inicial.
11 – Agora vamos fazer a segunda camada de pétalas, a primeira alça tem 4 correntes, faça 2 pontos baixíssimos e em seguida faça ponto baixo para que fique posicionado no meio da alça. Agora vamos trabalhar semelhante a primeira camada de pétalas, faça ponto alto na segunda alça e em seguida ponto picô.
12 – Nesta camada a pétala fica com 5 pontos altos intercalados com 4 pontos picôs. Em seguida prenda com ponto baixo na 3ª alça e faça pétala novamente na quarta alça… siga intercalando e faça por toda a volta finalizando com ponto baixíssimo no ponto baixo da primeira pétala.
13 – Após finalizar alongue o fio e puxe para a parte de trás para fazer alças para a terceira camada. Com o fio já na parte de trás prenda com ponto baixo no pé da primeira pétala e em seguida faça 5 correntes… prenda no pé da pétala seguinte… siga por toda a volta sempre fazendo alças com 5 correntes e finalize com ponto baixíssimo na primeira correntinha e teremos novamente um total de 8 aças.
14 – Agora vamos trabalhar pétalas em todas as alças. Após finalizar com ponto baixíssimo, faça 1 ponto baixo na primeira alça e em seguida faça
- Uma corrente.
- 1 ponto alto e ponto picô,
- 1 ponto alto e ponto picô,
- 1 ponto alto e ponto picô,
- 1 ponto alto e ponto picô,
- 1 ponto alto
Uma corrente e prenda com ponto baixo na mesma alça
A pétala fica então com 5 pontos altos e 4 pontos picôs.
15 – Faça ponto baixo na alça seguinte e em seguida repita os passos da pétala anterior… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no ponto baixo da primeira pétala. Alongue o fio, passe para a parte de trás da pétala e trabalhe novamente alças com 5 correntes para fazer a base da flor.
16 – Para fazer a base prenda com ponto baixo, faça duas correntes e mais 4 pontos altos. Faça uma corrente de espaço e na alça seguinte faça 5 pontos altos… siga fazendo bloquinhos com 5 pontos altos em todas as alças sempre com uma corrente de espaço. Finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate.
17 – Para fazer as folhas amarre o fio verde em um dos espaços entre um bloquinho e outro, prenda com ponto baixo e faça 5 correntes, prenda com ponto baixo no meso espaço e faça 8 correntes, prenda com ponto baixo e novamente faça 5 correntes, por fi prenda com ponto baixo finalizando então a primeira folha.
18 – Para fazer a segunda pétala faça 4 correntes de espaço e prenda com ponto baixo no espaço seguinte… repita todos os passos… siga fazendo folhas em todos os espaços, finalize a volta com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate.
Aqui a Rosa crespa prontinha!
Espero que tenham gostado do resultado, em caso de dúvidas mande e-mail para [email protected] e vamos ajudar você!
- Participe do nosso grupo no FACEBOOK e compartilhe seus trabalhos! – Clique AQUI
Até o próximo passo a passo.