Vamos fazer um PUXA-SACO de crochê passo a passo?
Apesar do nome ser geralmente ligado a “pessoa que bajula”, o puxa-saco de crochê é um acessório muito importante na cozinha de toda dona de casa. Além de organizar as sacolinhas para serem reaproveitadas dão um charme especial. As sacolas plásticas apesar de amplamente combatidas ainda fazem parte de nossa realidade. Então não podemos abrir mão de reutilizá-las. Fiz um puxa-saco de crochê bem simples e rápido de ser confeccionado. Espero que gostem do resultado.
MATERIAIS
- 02 Flores – Utilizei a flor catavento que temos o passo a passo aqui no blog (pode utilizar qualquer flor com uma base quadrada)
- Agulha para crochê 3.0mm
- Barbante crú número 4 (utilizei EuroRoma)
- Barbante mesclado na mesma cor utilizado nas flores (utilizei milano 1000)
- Barbante vermelho (utilizei EuroRoma 1000)
- Tesoura e agulha para cortes e acabamentos)
As flores foram confeccionadas com barbante milano 1000 e barbante barroco multicolor 9387. Após o passo a passo da flor foi feito uma base quadrada assim como ensina no passo a passo que está aqui no blog. (PASSO A PASSO DA FLOR CATAVENTO AQUI)
01 – Amarre o barbante em um dos 4 cantos, faça duas correntes para dar altura de 1 ponto alto e faça mais 2 pontos alto, faça duas correntes de espaço e em seguida mais 3 pontos alto (leque)
02 – Faça uma corrente de espaço e faça bloquinhos de 3 pontos alto entre os bloquinhos da base. Nos cantos faça sempre leque… trabalhe por 4 voltas, corte o fio e arremate.
O resultado é um quadradinho (square) com 5 bloquinhos de 3 pontos alto entre um canto e outro. Se você utilizar uma flor maior e quiser fazer a peça do mesmo tamanho não precisa respeitar a quantidade de voltas… se quiser fazer o puxa-saco mais largo dê mais algumas voltas. Não tem muito segredo, precisamos apenas que tenhamos um square na largura que vai ficar o trabalho pronto.
03 – Na segunda flor faça 3 voltas e na 4ª volta faremos a emenda. Normalmente começamos com um leque no canto do trabalho, observe na imagem abaixo que fiz apenas metade do leque (3 pontos alto) no canto e segue fazendo a lateral. Isto precisa ser respeitado porque vamos emendar os dois lados do square.
04 – Ao chegar no segundo canto, faça uma corrente e então comece a unir ao primeiro motivo. Prenda com ponto baixo no canto do leque do primeiro motivo e em seguida complete o leque… sem fazer corrente de espaço prenda com ponto baixo entre o leque e o bloquinho do primeiro motivo e então faça o bloquinho de 3 pontos alto no segundo motivo… siga até emendar toda a lateral.
05 – Chegando no final da lateral que está sendo emendada faça uma corrente e complete o leque, trabalhe então bloquinhos até chegar ao 3º canto do motivo, faça metade do leque, uma corrente e vamos unir novamente no primeiro motivo fazendo com que os dois fiquem unidos em dois lados.
06 – Chegando no canto onde fizemos apenas metade do leque faça então mais 3 pontos alto, prenda com ponto baixo no primeiro motivo. Enrole o barbante na agulha e faça meio ponto alto no alto da segunda correntinha onde iniciamos com meio leque, assim o barbante já fica na posição para continuar o trabalho. Veja as imagens:
07 – Faça 3 correntes (duas para dar altura de 1 ponto alto e + uma que vamos deixar de espaço futuramente) Entre os bloquinhos seguintes siga fazendo bloquinhos sempre com uma corrente de espaço, desta vez vamos trabalhar em volta dos dois motivos.. ao chegar na emenda vamos fazer diferente.
08 – No espaço do primeiro leque faça um ponto alto, no meio da meio da emenda mais um ponto alto e no leque seguinte 1 ponto alto
09 – Faça uma corrente de espaço e prossiga então com bloquinhos entre bloquinhos da volta anterior.
10 – Ao completar a volta veja que iniciamos justamente em uma emenda, então faça o ponto alto no primeiro leque, mais um ponto alto no meio da emenda e prenda com ponto baixíssimo na segunda corrente das 3 que iniciamos a volta.
11 – Para iniciar mais uma volta faça ponto baixo no espaço de uma corrente, duas correntes pra dar altura do ponto alto e mais 2 pontos alto no mesmo espaço formando um bloquinho… trabalhe em voltas circulares…
12 – Após 4 voltas o trabalho estará como na imagem abaixo, corte o fio e arremate.
13 – Amarre o barbante da mesma cor utilizado nas flores e faça então a 5ª volta no trabalho, corte o fio e arremate.
14 – Amarre o barbante vermelho e vamos trabalhar uma volta de redução. Isto fará com que o puxa-saco de crochê ganhe aquele gargalo onde vai segurara as sacolinhas…. Após amarrar o barbante, faça ponto baixo e duas correntes pra dar altura de um ponto alto, faça mais um ponto alto no mesmo espaço, uma corrente de espaço e entre os bloquinhos seguinte novamente 2 pontos alto… ou seja, na volta de redução faça bloquinhos formados por apenas 2 pontos alto. Corte o fio e arremate.
15 – De volta com o barbante vermelho mesclado, amarre-o em um dos espaços, prenda com ponto baixo, faça 4 correntes e mais um ponto alto no mesmo espaço.
16 – Sem fazer corrente de espaço, faça um ponto alto entre os bloquinhos seguintes… faça duas correntes de espaço e mais um ponto alto no mesmo espaço formando então um “V”. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na segunda corrente das 4 que iniciamos a volta.
17 – Após finalizar com ponto baixíssimo, faça 5 correntes, volte na terceira corrente e faça um ponto baixo formando então um ponto picô.
18 – No espaço dentro do “V” faça 4 pontos alto, veja que apontei com a agulha encima do primeiro ponto alto do segundo “V”. Após fazer os 4 pontos alto prenda com ponto baixo.
19 – Faça novamente 5 correntes… repita os passos anterior até completar a volta formando então o acabamento, corte o fio e arremate.
20 – Com o barbante vermelho faça um cordão de mais ou menos 100 correntes, passo-o através dos pontos de reduções que foram feitos com a mesma cor. Faça uma laçada.
Utilizei pérolas para fazer o acabamento. Assim um lado do puxa-saco estará pronto… o outro lado é exatamente igual… então siga os passos anteriores formando então a outra ponta.
Escolha um dos lados onde e faça a alça para pendurar. Faça um anel mágico passando por dentro de um dos pontos de reduções e preencha com ponto baixo. Corte o fio e arremate e seu puxa-saco de crochê estará pronto!
Um trabalho rápido, fácil e muito útil que com certeza vai agradar suas clientes. Bom trabalho!!!
Chegamos ao final do passo a passo, espero que tenham gostado e entendido as explicações, em caso de dúvida utilize o formulário de contatos ou envie um email para [email protected] e vamos ajudar você.
Os materiais como barbantes, agulha de crochê, tesouras, materiais de armarinhos em geral você encontra lojas de sua cidade, mas é sempre bom fazer uma pesquisa nas lojas on-line que também oferecem um ótimo preço!