A flor ROSA DOS VENTOS é mais uma das crianções da artesã LUCIANA DE ASSUNÇÃO que sempre nos presenteia com estas maravilhas. Esta flor pode ser utilizada em diversos trabalhos e o encanto do formato das folhas combinando com a flor com certeza vai valorizar seus trabalhos.
Materiais:
- Barbante barroco multicolor amarelo – 9368
- Barbante barroco multicolor lilás – 9587
- Barbante barroco multicolor verde – 9384
- Agulha para crochê 3.0mm
- uma pérola no miolinho da flor
- Tesoura e agulha de tapeceiro para cortes e acabamentos
Criação: Luciana de Assunção
Execução: www.croche.com.br
1 – Com o Barbante Barroco 9368 (amarelo), faça um anel mágico (ou uma argolinha de 6 correntes) com 16 pontos alto.
02 – Veja que fechei o anel, cortei o fio e vou arrematar com a agulha para que fique um circulo bem certinho. não gosto de arrematar com ponto baixíssimo porque sempre fica diferente, então veja nas imagens abaixo como farei o arremate.
Veja que eu pego as duas alcinhas do ponto alto e não das correntinhas que subimos para fazer o primeiro.
Passe o fio e introduza a agulha no mesmo lugar que ele está saindo do 16º ponto alto.
Assim o fio foi para a parte de trás do trabalho e nosso círculo ficou perfeito!
No avesso faremos o arremate:
Lado direito:
03 – Com o barbante lilás vamos começar a fazer as pétalas da flor rosa dos ventos. Prenda com ponto baixo em qualquer um dos pontos altos do miolinho da flor. No ponto de base seguinte faça dois pontos baixo.
04 – Em seguida faça apenas 1 ponto baixo… e depois novamente dois pontos baixo juntos…
05 – Siga intercalando até completar a volta e finalize com ponto baixíssimo encima do ponto baixo inicial desta volta.
06 – Faça 4 correntes e para esta primeira pétala pule 3 pontos de base e prenda com ponto baixo, assim fica pronta a primeira alça mas só vamos trabalhar nela na segunda fase da pétala.
07 – Faça mais 4 correntes, vire a flor e vamos trabalhar no avesso. veja que apontei com a agulha… como pulamos 3 pontos de base vamos prender com ponto baixo no ponto do meio formando então uma segunda alça.
08 – Faça duas correntes, vire novamente a flor e vamos trabalhar no lado direito. Dentro desta segunda alça faça 4 pontos alto.
09 – Faça duas correntes e veja que mostrei com a agulha que vamos usar o 4º ponto alto como alça e fazer dois pontos alto pegando ele.
10 – Em seguida, faça mais 4 pontos alto na segunda alça e a primeira fase da pétala estará pronta e fica semelhante a um cogumelo.
11 – Agora vamos trabalhar a segunda fase da pétala na primeira alça, veja que vemos fazer ponto alto e pra isso fica melhor virando a flor e trabalhar no avesso.
12 – Faça 1 ponto alto e em seguida um ponto picô… vai intercalando… um ponto alto e um ponto picô até que tenha 6 pontos picô e 7 pontos alto dentro da primeira alça.
13 – Em seguida, vamos prender no ponto baixo que está sobrando no meio da pétala. Observe que no inicio pulamos 3 pontos de base, a segunda alça prendemos no ponto do meio, desta forma esta segunda fase da flor será presa no ponto baixo do lado esquerdo como na imagem abaixo. Vai ficar sobrando um ponto ali no meio que vamos utilizar na oitava pétala.
14 – Para iniciar a segunda pétala faça 4 correntes e desta vez pule apenas 2 pontos de base e prenda com ponto baixo.
15 – Faça novamente 4 correntes, vire a flor e prenda com ponto baixo, será preso sempre no ponto da esquerda estando com o avesso da flor de frente pra você
16 – Agora repita todos os passos da primeira pétala até completar 7 pétalas… vamos ver como ficará a oitava pétala?
17 – Para fazer a oitava pétala, faça as 4 correntes e vamos prender com ponto baixo no ponto que ficou para trás na primeira pétala…
Veja que para que fique semelhante as outras pétalas precisa ser preso entre a primeira e segunda fase da pétala como na imagem abaixo. Em seguida faça 4 correntes, vire a flor e trabalhe normalmente como as pétalas anteriores.
A flor fica assim:
18 – Para puxar o fio para a parte de trás, alongue-o e introduza a agulha de trás para a frente da flor.
19 – Lace e puxe o fio, prenda com ponto baixo na parte de trás entre um apétala e outra.
20 – Faça 4 correntes e prenda com ponto baixo entre as duas pétalas seguintes formando uma alça onde faremos as folhas…. Siga fazendo as alças até completar a volta, finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate.
21 – Com o barbante barroco verde, amarre-o no cantinho esquerdo de qualquer uma das alças. Isso mesmo, vamos começar no final de uma alça.
22 – Faça 1 ponto baixo na alça, 1 ponto baixo encima do ponto que divide as alças e 1 ponto baixo na alça seguinte.
23 – Na segunda alça faça 4 correntes, 1 ponto alto duplo, novamente 4 correntes e prenda com ponto baixo. Desta forma estará pronta uma base para fazermos a folha.
24 – Em seguida faça um ponto baixo encima do ponto que divide as alças da base da flor e um ponto baixo na alça seguinte… Agora só repetir estes passos até completar a volta e então teremos 8 bases para fazer as 8 folhas.
25 – Finalize a volta com ponto baixíssimo encima do ponto baixo inicial e faça um ponto baixo encima do ponto baixo do meio como na imagem abaixo.
26 – Na primeira alça de 4 correntes faça da seguinte forma:
2 pontos baixo,
Meio ponto alto
2 pontos alto
27 – Faça 1 ponto alto encima do ponto alto duplo e em seguida 1 ponto picô.
27 – Agora vamos fazer o inverso para formar o outro lado da folha.
1 ponto alto encima do ponto alto duplo e na alça de 4 correntes faça
2 pontos alto
meio ponto alto
2 pontos baixo
1 ponto baixo no ponto baixo do meio que divide as bases
Assim estará pronta a primeira folha… repita os mesmos passos nas folhas seguintes. Ao final corte o fio e arremate e sua flor estará pronta!
Chegamos ao final do passo a passo desta maravilhosa FLOR ROSA DOS VENTOS, Espero que tenham conseguido entender, mas em caso de dúvida envie e-mail para crochetapetes@gmail que vamos ajudar você!