Neste passo a passo vamos aprender a confeccionar a FLOR REAL, uma belíssima criação da artesã LUANA JAWORSKI. Esta flor fica bem rasteira, ótima para tapetes mas pode ser utilizada em qualquer peça. Se você preferir seguir o passo a passo por vídeo não deixe de visitar os canais da artesã Luana no Facebook, no Youtube ou no Instagram. Se quiser seguir o passo a passo desta flor em vídeo com a Luana clique AQUI.
Para esta flor utilizei os fios Barroco da Círculo S/A. Escolhi o maxcolor para as pétalas e o multicolor para o miolinho e base da flor. Achei maravilhosa a combinação de cores vivas 🙂
MATERIAIS
- Fio Barroco Multicolor – cor 9368
- Fio Barroco Maxcolor – cor 4514
- Fio Barroco Multicolor – cor 9201
- Agulha para crochê 3.0mm
- Tesoura e agulha de tapeceiro para cortes e acabamentos
01 – Faça um anel mágico e após prender com ponto baixo faça duas correntes e mais 15 pontos altos (ou a quantidade que precisar para iniciar seu trabalho.
02 – Puxe a ponta inicial do fio para fechar o anel mágico, alongue bem o fio e corte. Coloque o fio na agulha de tapeceiro para fazer o acabamento. Veja que fechei o miolinho do anel mágico, cortei o fio e vou arrematar com a agulha de costura, você pode fazer este mesmo trajeto do fio passando-o com a agulha de crochê e terá o mesmo resultado.
03 – Passe o fio de trás para frente no alto do segundo ponto alto (lembre-se, o primeiro é formado por duas correntes) Passe o fio dentro do último ponto alto como mostrado na terceira imagem e dentro da segunda corrente que forma o primeiro ponto alto saindo na parte de trás.
Veja que o círculo fica perfeito!
04 – Já na parte de trás conduza o fio até o centro do miolinho onde está a outra ponta de fio, amarre apertando bem o segundo nó.
05 – Esconda parte das pontas de fio no miolinho e corte as sobras.
06 – Vejam como o círculo fica redondinho! Para colocar a pérola basta passar um pedaço de fio na pérola, passar as pontas do fio de cima para baixo no miolinho e amarrar na parte de trás.
07 – Agora vamos trabalhar a base e as pétalas… enrole o fio duas vezes na agulha para iniciar com FALSO PONTO ALTO. Após enrolar o fio duas vezes introduza a agulha em um ponto alto, puxe o fio e passe na primeira volta, passe na segunda volta formando 1 ponto alto. (Se prender com ponto baixo faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto.
08 – Após o ponto alto faça 3 correntes e então faça novamente ponto alto no mesmo ponto de base formando um ponto “V”.
09 – Faça 3 correntes de espaço, pule 1 ponto de base e faça ponto alto, faça 3 correntes e novamente ponto alto no mesmo ponto de base formando o segundo ponto “V”.
10 – Agora só seguir repetindo por toda a volta… ao final teremos um total de 8 pontos “V”. Finalize com com ponto baixíssimo no alto do primeiro ponto alto. Se iniciou com correntes finalize com ponto baixíssimo deixando sobrar 3 correntes e formando o primeiro ponto “V”.
11 – Vamos começar trabalhando as pétalas dentro do primeiro “V”. Após finalizar a volta com ponto baixíssimo introduza a agulha no espaço de 3 correntes e prenda com ponto baixo.
12 – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 7 pontos altos… teremos um total de 8 pontos altos.
13 – Sem fazer corrente de espaço vamos descer na lateral esquerda do ponto “V”… Faça 6 pontos altos pegando este ponto alto com alça.
14 – Em seguida prenda com ponto baixo no ponto de base que deixamos sobrando entre um ponto “V” e outro.
Veja que teremos uma parte da pétala já pronta… vamos terminar ela ao finalizar a volta.
15 – Sem fazer corrente de espaço vamos subir na lateral direita do segundo ponto “V”. Observe que apontei com a agulha… faça 6 pontos altos pegando este ponto como alça.
16 – No espaço dentro do “V” são 8 pontos altos como já fizemos antes…
17 – Desça com 6 pontos altos na lateral esquerda do ponto “V” e teremos uma pétala completa. Após os 6 pontos altos na lateral esquerda prenda com ponto baixo no espaço que ficou entre um ponto “V” e outro…
18 – Agora só seguir repetindo até completar a volta.
19 – No final vamos fazer 6 pontos altos na lateral direita do primeiro ponto “V” completando então a primeira pétala. Para fazer um acabamento perfeito vamos utilizar agulha de tapeceiro. Alongue o fio, corte e coloque na agulha.
20 – Passe o fio de trás para frente no alto do segundo ponto alto.
21 – Em seguida passe dentro do último ponto alto, passe dentro do primeiro ponto alto saindo na parte de trás da pétala. Veja que fica perfeito e imperceptível a finalização 🙂 Agora só amarrar bem o fio na parte de trás, esconder as pontas e cortar as sobras.
22 – Veja como a flor real fica linda! Agora falta fazer a base… você pode também adaptadar dependendo de como vai utilizar a flor.
23 – No avesso da flor dá para notar bem alças com 3 correntes entre uma pétala e outra… Vamos trabalhar a base justamente nestas alças.
24 – Amarre o fio verde em uma das aças, prenda com ponto baixo e faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Você também pode iniciar com o falso ponto alto!
25 – Faça mais 3 pontos altos, duas correntes de espaço e 4 pontos altos no mesmo espaço completando 1 leque.
26 – Faça duas correntes de espaço e vamos seguir para a próxima alça. Faça apenas 1 bloquinho com 4 pontos altos.
27 – Faça duas correntes de espaço, siga para terceira alça e faça novamente leque com 4 pontos altos, duas correntes e 4 pontos altos.
28 – Veja como fica o avesso:
29 – Agora só seguir intercalando… 1 bloquinho e 1 leque para que a base fique quadradinha. Finalize com ponto baixíssimo no alto do primeiro ponto alto.
30 – Siga com ponto baixíssimo até o meio do leque e prenda com ponto baixo. Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 3 pontos altos.
31 – Faça duas correntes de espaço e faça 4 pontos altos ainda no mesmo espaço, assim teremos leque dentro de leque.
32 – Faça uma corrente de espaço e faça 4 pontos altos na alça de duas correntes que tem antes do bloquinho da volta anterior.
33 – Faça uma corrente de espaço e faça 4 pontos altos na alça que fica após o bloquinho da volta anterior… faça uma corrente de espaço e faça leque dentro de leque… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo ou com ajuda de agulha de tapeceiro. Corte o fio e arremate.
34 – Assim fica o avesso da flor…
35 – E aqui a flor prontinha 🙂
Gostou deste passo a passo?
Deixe seu comentário e compartilhe! Agradeço o carinho por sua visita e agradeço especialmente a artesã LUANA JAWORKI por criar e disponibilizar esta maravilha aqui para o blog.
–