A flor rasteirinha pode ser confeccionada de várias maneiras dependendo do trabalho que for empregado. Aqui no blog temos outros passo a passo da flor rasteirinha sendo com oito pétalas e também aquela formando as pétalas com biquinhos e miolinho de pontos altos para aplicações. Esta com seis pétalas vamos utilizar em trabalho que estará disponível aqui no blog. Para ver todos os passo a passo de flores que temos aqui no blog navegue na categoria FLORES ou clique AQUI.
MATERIAIS
- Fio Duna na cor vermelha
- Fio Duna na cor verde
- Agulha para crochê 2.5mm
- Tesoura, agulha e pérola para cortes e acabamentos
01 – Inicie com anel mágico (ou 5 correntinhas formando um círculo) faça 13 pontos baixos, feche o anel mágico e finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo.
02 – Faça 6 correntinhas, pule 1 ponto de base e faça 1 ponto alto.
03 – Faça 3 correntes de espaço e novamente pule 1 ponto de base e faça 1 ponto alto… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na terceira correntinha das 6 que iniciou esta volta.
04 – Após finalizar com ponto baixíssimo, faça 1 ponto baixo dentro do primeiro espaço de 3 correntes, em seguida faça meio ponto alto e 3 pontos altos.
05 – Faça novamente meio ponto alto e 1 ponto baixo no mesmo espaço finalizando a primeira pétala.
06 – Para iniciar a segunda pétala faça ponto baixo dentro da alça seguinte e repita os passos anteriores, faça por toda a volta completando então 8 pétalas, após fazer o ponto baixo da ultima pétala faça 1 ponto baixíssimo no ponto baixo da primeira pétala. Alongue o fio.
07 – Introduza a agulha de trás para frente e puxe o fio para a parte de trás para trabalharmos as alças para a segunda camada de pétalas.
08 – Com o fio já na parte de trás da flor, faça 1 ponto baixo e 4 correntes, prenda com ponto baixo na junção das pétalas seguintes como mostra a segunda imagem abaixo… Faças alças por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo formando então um total de 8 alças com 4 correntes.
09 – A segunda camada de pétalas é semelhante a primeira, a diferença é que faremos 4 pontos altos e não 3 como na camada anterior. Para iniciar a primeira pétala prenda com ponto baixo, faça meio ponto alto e 4 pontos altos.
10 – Em seguida faça meio ponto alto e 1 ponto baixo na mesma alça finalizando a primeira pétala.
11 – Para a pétala seguinte prenda com ponto baixo e repita os passos anteriores. Após a oitava pétala alongue o fio, introduza a agulha de trás para frente e puxe o fio para a parte de trás.
12 – Na parte de trás prenda com ponto baixo e faça 5 correntes em seguida prenda com ponto baixo na junção das pétalas seguinte.
13 – Siga por toda a volta fazendo alças com 5 correntes, finalize com ponto baixíssimo.
14 – Para fazer a terceira e última camada de pétalas, faça ponto baixo na primeira alça, meio ponto alto e 5 pontos altos.
15 – Faça meio ponto alto e 1 ponto baixo na mesma alça finalizando a primeira pétala. Para fazer a pétala seguinte faça ponto baixo e repita os passos anteriores… Faça por toda a volta e após fazer a última pétala faça 1 ponto baixíssimo no ponto baixo da primeira pétala desta volta, Alongue e corte o fio para fazer o arremate.
16 – Com a ajuda da agulha de costura guie a sobra de fio até o miolinho da flor e arremate com o fio inicial, com a mesma sobra passe o fio para a parte da frente, passe por uma pérola, volte o fio para a parte de trás e arremate.
Antes de cortar as sobras esconda um pouco o fio no centro da flor na parte do avesso. Corte as sobras.
17 – Com o fio verde, amarre-o em uma das junções de duas pétalas, prenda com ponto baixo e faça 5 correntes. Em seguida prenda com ponto baixo na junção das pétalas seguintes, semelhante as alças anteriores. Faça por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo e teremos então 8 alças com 5 correntes para trabalhar a base da flor. Com esta base pode fazer a folha que desejar, vamos fazer uma base diferente para dar sequencia a um trabalho posteriormente…
18 – Para a primeira volta faça 1 ponto baixo dentro da primeira alça e duas correntes para dar altura de 1 ponto alto.
19 – Agora vamos fazer mais 2 pontos altos deixando a ultima laçada na agulha… Enrole o fio para o ponto alto, passe apenas uma vez e deixe a ultima laçada na agulha.
Enrole o fio novamente na agulha para outro ponto alto e passe novamente apenas uma vez ficando então com os 3 pontos sem finalizar na agulha como mostra a primeira imagem abaixo. Em seguida finalize os 3 pontos juntos com ponto baixíssimo.
20 – Faça 5 correntes e vamos fazer outro grupinho de 3 pontos juntos na mesma alça.
21 – faça 3 pontos altos sem finalizar a ultima fase do ponto ficando então com os 3 pontos na agulha finalize os 3 juntos com ponto baixíssimo.
22 – Faça 5 correntes de espaço para repetir dois grupinhos com 3 pontos altos na segunda alça sempre com 5 correntes de espaço. Faça por toda a volta e finalize a volta com ponto baixíssimo.
23 – Para a segunda volta, faça ponto baixíssimo dentro da primeira alça e mais duas correntes para dar altura de 1 ponto alto
24 – Em seguida faça mais 3 pontos altos totalizando 4 pontos altos na mesma alça. Faça 5 correntes de espaço e na alça seguinte faça 4 pontos altos…. siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate e a flor estará pronta!
Esta é a flor pronta, 6 pétalas e uma base com 12 alças prontinha para dar sequencia em um trabalho.
Bem, chegamos ao final de mais um passo a passo, em caso de dúvidas escreva para [email protected] e vamos ajudar você!