Criação: Marcelo Nunes
Execução: www.croche.com.br
SUGESTÃO DE TRABALHO UTILIZANDO A FLOR
- PARTE 2 – TAPETE REDONDO COM FLOR PRIMAVERA PASSO A PASSO PARTE 1
- PARTE 2 – TAPETE REDONDO COM FLOR PRIMAVERA PASSO A PASSO PARTE 2
PARTE 3 – TAPETE REDONDO COM FLOR PRIMAVERA PASSO A PASSO PARTE 3Materiais
- Barbante Barroco Multicolor Nº 9284 (Rosa bebê)
- Barbante Barroco Multicolor Nº 9384 (verde claro)
- Agulha para crochê 3.0mm
- Agulha de tapeceiro para acabamentos
- Tesoura para cortar o barbante
2 – Feche o miolinho com ponto baixíssimo e suba com 13 correntinhas.
3 – Pule um ponto de base e prenda com ponto baixo. Faça novamente 13 correntinhas, pule novamente um ponto de base e prenda com ponto baixo… siga assim até completar a volta, feche com ponto baixíssimo no pé da argola inicial, teremos então 8 argolas de 13 correntes.
- 2 pontos baixo (1 em cada correntinha subindo na alça) 1ª e 2ª correntinha
- Meio ponto alto – 3ª correntinha
- 4 pontos alto – 4ª, 5ª, 6ª e 7ª correntinha da alça
- Na oitava correntinha mais 4 pontos alto juntos. – Na 8ª correntin
6 – no primeiro ponto ( mesmo ponto que subiu as 3 correntinhas) prenda com ponto baixo. Vamos trabalhar no avesso para retornar ao pé da pétala.
7 – Faça um ponto picô (3 correntinhas e prenda com ponto baixo no pé da primeira corrente. Em seguida prenda com ponto baixo no ponto seguinte. Fica uma pontinha que equivale ao primeiro ponto picô. Veja as imagens abaixo detalhando este passo:
8 – Repita o passo anterior fazendo ponto picô em todos os pontos, no final teremos 11 pontos picô contando com a pontinha das 3 correntes que fizemos para virar o trabalho.
9 – Vire novamente a flor para o lado direito novamente (lado correto do crochê) e prenda com ponto baixo no ponto de base que está entre a mesma pétala.
10 – Após prender com ponto baixo, faça 1 correntinha e inicie a segunda pétala da mesma forma, vamos relembrar?
- 2 pontos baixo (1 em cada correntinha subindo na alça) 1ª e 2ª correntinha
- Meio ponto alto – 3ª correntinha
- 4 pontos alto – 4ª, 5ª, 6ª e 7ª correntinha da alça
- Na oitava correntinha mais 4 pontos alto juntos. – Na 8ª correntinnha
13 – Siga fazendo alcinhas de 4 correntes e prendendo com ponto baixo até completar toda a volta, finalize com ponto baixíssimo no pé da primeira alça de 4 correntes.
PRIMEIRA VOTA
16 – prenda na primeira alça com ponto baixo, faça 2 correntes (que equivalem a 1 ponto alto) e faça mais 2 pontos alto, faça 2 correntes de separação e faça novamente 3 pontos alto na mesma argolinha (este é um leque, um canto)
17 – Veja no avesso, corresponde o seguinte:
1ª alça, 1 leque
2ª alça apenas 3 pontos alto
3ª alça leque novamente… assim intercalando com uma corrente de separação entre uma alça e outra, para que tenhamos uma base quadrada.
18 – Caminhe com ponto baixíssimo até chegar ao meio do primeiro leque, agora faremos um canto diferente para receber as folhas.Faça 3 pontos alto, 4 correntes e faça ponto alto no pé da primeira correntinha, veja:
20 – Faça uma corrente de separação e nos intervalos faça apenas 3 pontos alto como na imagem abaixo, nos leques seguintes faça cantos como no passo anterior até completar a segunda volta. Corte o fio, arremate e vamos iniciar as folhas.
22 – Para fazer a folha, faça um ponto baixo, 5 correntes e prenda com ponto baixo no mesmo lugar, faça 8 correntes e prenda com ponto baixo, faça 5 correntes e prenda novamente, veja as imagens abaixo.
Aqui o avesso da flor: