Esta é a FLOR MEXIRICA, uma linda flor em crochê que com certeza vai enriquecer seus trabalhos e deixar suas clientes muito contente. Como existe uma grande variação desta flor e quase todas é praticamente igual a maneira de fazer torna bem fácil sua confecção.
Criação: Desconhecida
Vamos ao passo a passo?
Materiais
- Barbante Barroco Multicolor Nº 9157 (Laranja)
- Barbante Barroco Multicolor Nº 9392 (verde)
- Agulha para crochê 3.0mm
- Agulha de tapeceiro para acabamentos
- Tesoura para cortar o barbante
b
01 – Com o Barbante Barroco na cor laranja nº 9157 faça um
anel mágico (ou uma argolinha de 6 correntes. Prenda com ponto baixo e faça 4 correntes e 1 ponto alto dentro do anel mágico.
02 – Faça duas correntes de espaço e novamente ponto alto dentro do
anel mágico. Siga fazendo duas correntes de espaço e ponto alto até que complete 12 pontos alto contando com as correntinhas iniciais. Faça novamente duas correntes de espaço e prenda com ponto baixíssimo na terceira correntinha inicial. Puxe o fio do anel mágico para fechar (caso tenha começado com anel mágico) e vamos trabalhar as pétalas.
Atenção: A flor terá 12 pétalas, neste caso confira para certificar-se de que tem 12 espaços entre os pontos alto.
03 – Faça 8 correntinhas e prenda com ponto baixo no primeiro espaço de duas correntes.
04 – Vire a flor e faça 5 pontos baixo subindo na argola de 8 correntes, em seguida faça 3 correntes e novamente vire a flor (para o lado direito do crochê)
05 – Com a flor agora no lado direito faça 2 pontos alto em cada ponto baixo seguinte.
Atenção: Ao virar a flor, não faça ponto alto no mesmo ponto das correntinhas, no ponto baixo seguinte que começa. Ou seja, temos 5 pontos baixo, em um deles subiram as correntes, sobraram 4, trabalhando 2 pontos alto em cada total de 8 pontos alto com a correntinha.
06 – Feito os passos anteriores, prenda com ponto baixo encima do próximo ponto alto. A primeira pétala está pronta, agora novamente 8 correntes para iniciar a segunda pétala. Repita os passos até completar as 12 pétalas. Veja as imagens:
07 – Ao completar a 12ª pétala arremate com ponto baixíssimo no mesmo lugar que iniciou a primeira pétala. Ela fica tão bagunçada que você jura que não vai dar certo, mas vamos cuidar disso agora mesmo.
08 – Na correntinha da primeira pétala, suba com 3 pontos baixíssimo
Vai ficar assim:
09 – Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo na alça da pétala seguinte. Passe por trás da pétala que estas 3 correntes serão as alças para fazer as folhas. Veja as imagens abaixo:
10 – Novamente 3 correntes e prenda com ponto baixo na alça seguinte… repita até prender todas as pétalas e sua flor estará perfeita! Finalize com ponto baixíssimo. Agora vamos trabalhar uma base quadrada para receber a “graminha” (folhas)
Veja que sua flor fica bem organizada e na parte de trás teremos 12 alças.
11 – Após o ponto baixíssimo, passe para dentro da primeira alça. Prenda com ponto baixo, suba com duas correntes e mais 2 pontos alto, faça duas correntes de separação e mais 3 pontos alto. (LEQUE) Faça uma corrente de separação e nas próximas duas alças faça um bloquinho de 3 pontos alto, sempre com uma corrente de espaço entre um bloquinho e outro. Veja as imagens:
Então ficará assim:
1 leque (3 p.a + 2 corr. + 3 p.a)
1 corrente de separação
3 pontos alto
1 corrente de separação
3 pontos alto
1 leque (3 p.a + 2 corr. + 3 p.a)
No final da volta prenda com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate.
12 – Com o Barbante Barroco verde nº 9392 repita os mesmos passos da volta anterior, só que desta vez faça bloquinho entre bloquinho. Veja as imagens:
13 – Ao final prenda com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate e sua flor estará prontinha!!!
Veja que linda que ela fica:
Chegamos ao fim de mais um passo a passo. Espero que tenham conseguido fazer. Caso tenha alguma dificuldade pode deixar uma mensagem ou enviar um e-mail para:
[email protected]. Teremos o maior prazer em ajudar você!