Vamos aprender como confeccionar a FLOR ESTRELA? Esta é mais uma das criações do professor Marcelo Nunes que iremos aprender passo a passo.
Esta flor é bastante utilizada para trilhos de mesa por ter um pouco mais de volume. Use a criatividade e aplique-a em suas peças!
Criação: Marcelo Nunes
Execução: www.croche.com.br
- Barbante Barroco Multicolor Nº 9368 (Amarelo)
- Barbante Barroco Multicolor Nº 9392 (Verde)
- Agulha para crochê 3.0mm
- Tesoura e agulha de tapeceiro para cortes e acabamentos
- 1 pérola (opcional)
02 – Faça mais 3 pontos alto, totalizando 4 pontos contando com as correntinhas iniciais.
03 – Faça 8 correntinhas e vamos fazer um ponto alto pegando os dois fios do ultimo ponto alto que fizemos.
Enrole o fio na agulha…
Pegue encima do ponto alto, veja que peguei os dois fios…
Faça o ponto alto, vai ficar assim atravessado.
03 – Em seguida, faça 4 pontos alto dentro do anel mágico (ou na argolinha de 6 correntes se for o caso)
05 – Veja que vamos fazer até que tenhamos 4 alças de 8 correntes, então feche o anel mágico e prenda com ponto baixíssimo no alto da segunda correntinha das duas iniciais.
06 – Faça 3 correntinhas e prenda com ponto baixo no quarto ponto alto deste bloquinho, como são 4 pontos alto, pule os dois do meio e prenda com ponto baixo.
07 – Em seguida faça novamente 3 correntinhas e volte a prender com ponto baixo no primeiro ponto algo deste bloquinho, é voltando… teremos então 2 argolinhas de 3 correntes encima deste primeiro bloquinho… sendo que ao prender com ponto baixo automaticamente a flor pede a virada para o avesso…
veja as imagens…
introduzi a agulha de trás para frente… ainda estamos com a flor virada com a frente…
Ao prender com ponto baixo vire a flor e faça duas correntes, novamente vire a flor para o lado da frente e vamos trabalhar mais 7 pontos alto nesta ultima alça de 3 correntes, para que você não se perca, ao fazer as duas correntes vamos trabalhar na alça que fica na frente da flor.
São 8 pontos alto no total, 7 + 1 correntinha inicial… totalizam 8 pontos alto.
8 – Sem dar espaços, enrole o fio na agulha e vamos trabalhar 8 pontos alto na alça de 3 correntes que fizemos anteriormente, vire a flor e faça os 8 pontos alto.
Veja que virei a flor e já iniciei com ponto alto…
Aqui está no avesso e completei 8 pontos alto também nesta alça de 3 correntes…
9 – Feitos os 8 pontos alto, faça 2 correntes de espaço e agora preste bastante atenção nesta virada.
Na imagem abaixo você visualiza a flor ainda no avesso e estou apontando com a agulha que vamos trabalhar na argolinha que está a direita na imagem…
Vire de forma que não passe pela frente da flor, após as duas correntes de espaço enrole o fio na agulha e vamos trabalhar 8 pontos alto nesta alça de 8 correntes.
10 – Faça 3 correntinhas e 1 ponto picô.
11 – Em seguida faça novamente 8 pontos alto na mesma alça.
12 – Prenda com ponto baixo no primeiro ponto alto do segundo bloquinho de 4 pontos alto e assim a primeira pétala estará pronta.
13 – Para fazer as demais pétalas repita os passos da pétala anterior… Faça 3 correntes, prenda com ponto baixo no 4ª ponto alto do bloquinho, faça novamente 3 correntes, vire a flor e prenda com ponto baixo voltando no primeiro ponto alto (o mesmo que finalizamos a primeira pétala), faça duas correntes, vire a flor e trabalhe mais 7 pontos alto… enrole o fio na agulha, vire a flor e trabalhe 8 pontos alto na primeira alça de 3 correntes… siga até completar as 4 pétalas.
Finalize a 4ª pétala com ponto baixíssimo encima do primeiro ponto alto
14 – Agora vamos trabalhar a base da flor, alongue o fio, e na parte de trás da flor veja que sempre que iniciamos uma pétala (aquela com 8 pontos alto, picô e 8 pontos alto) tem uma alça com duas correntinhas. Prenda com ponto baixo e vamos fazer um canto.
Veja aqui a alça de duas correntes…
15 – Prenda com ponto baixo, faça duas correntes e mais 2 pontos alto.
16 – Faça 4 correntes e um ponto alto atravessado pegando os dois fios do terceiro ponto alto que fizemos. Veja as imagens abaixo.
17 – Em seguida faça mais 3 pontos alto no mesmo espaço e assim o primeiro canto estará pronto.
18 – Faça duas correntes de espaço, enrole o fio na agulha duas vezes e vamos trabalhar um bloquinho de 3 pontos alto duplo no meio da pétala.
Veja que entre cada pétala temos um ponto alto atravessado, vamos trabalhar justamente nele só que pegando por trás da pétala.
19 – Enrole o fio duas vezes e execute então os 3 pontos alto pegando sempre o ponto alto atravessado.
20 – Faça duas correntes de espaço e na pétala seguinte (na alça de duas correntes) faça outro canto como o anterior… veja as imagens:
Na imagem abaixo você visualiza uma lateral pronta, siga sempre intercalando entre canto e bloquinho de 3 pontos alto duplo, finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate.
Esta imagem apesar de tremida dá pra ver que temos uma base quadrada, utilizei a agulha de tapeceiro para guiar o fio até o centro da flor onde faço o arremate e escondo as pontinhas antes de cortar o fio.
Aqui a frente da flor…
21 – Para fazer as folhas, prenda o barbante verde (utilizei o barroco 9392) prenda com ponto baixo e faça 5 correntes, prenda com ponto baixo no mesmo espaço. Faça 8 correntes e novamente prenda com ponto baixo, faça novamente 5 correntes e prenda com ponto baixo, assim a primeira folha estará pronta.
22 – Para seguir para a próxima folha faça 5 correntes de separação e prenda com ponto baixo no ponto alto duplo do meio do bloquinho de 3 que temos entre um canto e outro, neste mesmo lugar execute mais uma folha. Ao completar faça 5 correntes e siga para a folha seguinte… siga até completar a volta, finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate.
Sua flor estará pronta!
Espero que tenham gostado do resultado e principalmente conseguido entender o passo a passo, mas em caso de dúvida envie uma mensagem para [email protected] e vamos ajudar você!
Veja quanto passo a passo temos aqui no blog!
Clicando nos links acima você encontra todos os passo a passo que estão nestas categorias!