No passo a passo de hoje vamos aprender a confeccionar a FLOR ESTRELA DA MANHÃ, uma linda criação da artesã Maria J S Caleffi (Mariartes). A artesã criou a flor e fotografou o passo a passo para disponibilizar aqui no blog. Só temos a agradecer sua generosidade!
Para conhecer os trabalhos desta artesão visite a página no Facebook clicando AQUI.
Esta artesã já disponibilizou outras criações passo a passo aqui no blog veja:
MATERIAIS
- Barbante barroco multicolor – 9368 – Amarelo
- Barbante barroco multicolor – 9563 – Roxo
- Barbante barroco multicolor – 9392 – Verde
- Agulha para crochê 3.5mm
- Tesoura e agulha de tapeceiro para cortes e acabamentos
- 1 pérola número 8 (opcional)
01 – Inicie com um anel mágico e faça 16 pontos alto. Feche com ponto baixíssimo e alongue bem o fio para ira para a próxima fase.
02 – Retire a agulha e introduza de trás para frente para puxar a alça do fio para a parte de trás do miolinho da flor.
04 – Já na parte de trás, pegue o ponto alto seguinte e faça ponto baixo em relevo, este ponto é introduzindo a agulha passando na frente do miolinho, porém o ponto ficará na parte de trás.
05 – Após o ponto baixo faça 3 correntes, pule um ponto de base e novamente prenda com ponto baixo pegando pelo meio do ponto alto.
06 – Faça novamente 3 correntes pule um ponto de base e prenda com ponto baixo, siga fazendo as alças por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo, teremos um total de 8 alças com 3 correntes.
07 – Vamos fazer primeiro a SEGUNDA camada de pétalas, isto mesmo, a primeira camada vamos fazer depois e você vai entender. Passe para a primeira alça com ponto baixo, faça uma corrente e em seguida 1 ponto alto.
08 – Enrole o barbante duas vezes na agulha e faça 1 ponto alto duplo, em seguida faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no alto do ponto alto duplo formando um ponto picô.
09 – Agora vamos voltar, enrole o barbante duas vezes na agulha e faça 1 ponto alto duplo, em seguida faça 1 ponto alto, uma corrente e prenda com ponto baixo ainda na mesma alça completando então a primeira pétala. Para passar para a próxima pétala faça ponto baixo na alça seguinte e repita todos os passos até completar a 8 pétalas.
10 – Após finalizar a oitava pétala alongue bem o fio, introduza a agulha de trás para a frente apara novamente puxar a argolinha para a parte de trás do trabalho como mostra nas imagens.
11 – Após passar o barbante para a parte de trás prenda com ponto baixíssimo, faça 4 correntes e em seguida prenda com ponto baixo entre as duas pétalas seguintes como mostrado na terceira imagem.
12 – Siga fazendo alças com 4 correntes por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate.
13 – Agora com o barbante roxo vamos trabalhar a segunda camada de pétalas exatamente como a primeira. Desta vez ao invés de utilizar alças vamos utilizar o ponto alto que pulamos ao fazer a primeira carreira de pétalas, veja que ele fica na direção do encontro das pétalas e está destacado com a agulha. Veja que na frente do miolinho todos os pontos altos estão bem visíveis já que as alças foram feitas pegando o ponto em relevo por trás do miolo da flor.
14 – Prenda com ponto baixo no ponto alto de base , faça uma corrente e em seguida faça 1 ponto alto, enrole o barbante duas fezes e faça ponto alto duplo. Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no alto do ponto alto duplo formando o ponto picô. Enrole o barbante duas vezes na agulha e faça 1 ponto alto duplo, em seguida faça 1 ponto alto, uma corrente e prenda com ponto baixo ainda na mesma alça completando então a primeira pétala. Para passar para a próxima pétala pule 1 ponto de base e faça ponto baixo, em seguida repita todos os passos até completar a 8 pétalas.
15 – Finalize a volta com ponto baixíssimo no ponto baixo inicial, corte o fio e arremate.
16 – Agora vamos utilizar as alças que está na parte de trás da flor para fazer as folhas, ao mesmo tempo vamos prender a primeira camada de pétalas. Amarre o barbante na cor verde em uma das alças e a sequência ficará da seguinte forma:
- Faça uma corrente,
- 1 ponto alto,
- 2 pontos altos duplos,
- 1 ponto picô,
- 2 pontos altos duplos,
- 1 ponto alto
- uma corrente e prenda com ponto baixo na mesma alça.
17 – Agora antes de passar para a folha seguinte prenda com ponto baixo pegando os 2 fios do meio da primeira camada de pétala. Veja as imagens abaixo:
18 – Em seguida prenda com ponto baixo na alça seguinte e repita todos os passos novamente… siga por toda a volta até completar as 8 folhas. Para finalizar a volta logo após fazer ponto baixo na ultima pétala da primeira camada, prenda com ponto baixíssimo ponto baixo inicial da primeira folha.
19 – Alongue o fio e passe-o para a parte de trás da pétala, faça ponto baixíssimo e em seguida faça 5 correntes.
20 – Prenda com ponto baixo entre uma folha e outra, novamente 5 correntes… siga por toda a volta fazendo as alças que servirão para continuar o trabalho…. Finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate. Utilize a agulha de tapeceiro para fazer o acabamento, corte as sobras e sua flor estará pronta!
Espero que tenham gostado de mais este passo a passo e utilize-a em seus trabalhos.
Até o próximo!