No passo a passo de hoje vamos aprender a confeccionar a FLOR ESCAMAS. Uma linda criação do professor Marcelo Nunes. Esta flor é bastante econômica e rápida para ser feita porém fica linda! Aproveite para aplicar em seus trabalhos!
A artesã Shirley Lucimar fez uma adaptação desta flor com uma terceira camada e folhas diferentes que ficou belíssima. Não se preocupe que logo estará disponível aqui no blog para que possam fazer também!
MATERIAIS
- Fio Duna amarelo Nº 9368
- Fio Duna laranja Nº 9059
- Agulha para crochê 2.5mm
- Tesoura, agulha de tapeceiro e pérola para cortes e acabamentos
01 – Inicie com um anel mágico (Veja como se faz o anel mágico aqui) Após prender o anel com ponto baixo faça 8 pontos baixos e em seguida puxe a ponta do fio para fechar e formar o miolinho da flor.
02 – Cada ponto baixo tem 2 fios encima, veja que peguei os dois com a agulha na primeira imagem, porém vamos trabalhar em apenas um dos fios de cada ponto baixo, desta forma o segundo fio ficará livre para a segunda etapa da flor. Após fazer os 8 pontos baixos e fechar o anel mágico finalize com ponto baixo pegando apenas o primeiro fio do primeiro ponto baixo.
03 – Faça 3 correntes e em seguida vamos fazer 5 pontos altos no próximo ponto de base, faça os 5 pontos no mesmo ponto de base novamente pegando apenas o fio da parte de cima do miolinho da flor.
04 – Retire a agulha da alça e introduza no alto do primeiro dos 5 pontos altos, lace a argolinha, puxe e prenda com ponto baixíssimo formando 1 ponto pipoca. Em seguida faça 3 correntes e no próximo ponto de base prenda com ponto baixo pegando apenas o primeiro fio e deixando o fio de trás para a próxima etapa.
05 – Novamente suba com 3 correntes e em seguida no próximo ponto de base novamente 5 pontos altos para fazer o ponto pipoca… siga repetindo e ao final prenda com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo e teremos então um total de 4 pontos pipocas. Corte o fio e com a ajuda de uma agulha de costura (utilizei a de tapeceiro) passe o fio para a parte de trás e amarre junto com a ponta inicial (aquela do anel mágico).
06 – Veja que na parte de trás temos então 8 fios dos 8 pontos baixos já que utilizamos apenas os fios da frente para fazer os pontos pipocas. Indiquei com a agulha de costura. Prenda o fio laranja em um deles com ponto baixo e em seguida faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Em seguida faça mais 1 ponto alto no mesmo ponto de base.
07 – Vá para o próximo ponto de base e então faça 2 pontos altos… como são 8 pontos de base teremos um total de 16 pontos altos.
08 – Vamos finalizar com ponto baixo. Só que novamente vamos utilizar apenas um dos fios de cada ponto alto. Como o primeiro ponto alto é formado por correntes, veja que temos então os 2 fios da ultima corrente e vamos prender pegando apenas 1 dos fios para que o outro fique na parte de trás para a terceira etapa da flor. Prenda com ponto baixo finalizando a volta.
09 – Faça uma corrente de espaço e em seguida enrole o fio duas vezes na agulha para fazer ponto alto duplo. Pule um ponto de base e faça o ponto alto duplo pegando apenas 1 dos fios do terceiro ponto de base. Veja que ele fica meio atravessado.
Aqui apontei com a agulha que pulei um ponto de base…
10 – Após o ponto alto duplo, faça duas correntes e em seguida utilize o ponto alto duplo como alça e faça 8 pontos altos. Contando com as correntes iniciais teremos então 9 pontos altos.
11 – Pule 1 ponto de base e prenda com ponto baixo. Após prender faça uma corrente e enrole o fio duas vezes na agulha para repetir um ponto alto duplo e assim fazer a segunda pétala, não se esqueça, pegue sempre apenas um dos fios do ponto de base….
Veja que atrás vai ficar o segundo fio do ponto alto…
12 – Siga por toda a volta e teremos então 4 pétalas. Finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo.
13 – Alongue o fio e em seguida pegue o fio na parte de trás da pétala. Lembra que utilizamos apenas 1 dos fios para fazer as pétalas? Então teremos os 16 fios dos pontos altos. Prenda com ponto baixo como mostrei na imagem…
14 – Já na parte de trás e após prender com ponto baixo faça uma corrente e em seguida faça meio ponto alto no mesmo ponto de base.
15 – Vá para o próximo ponto de base… Faça 2 meios pontos altos em cada ponto de base. Veja na terceira imagem que apontei com a agulha que temos o segundo fio de cada ponto de base já que trabalhamos as pétalas apenas em um dos fios… Siga por toda a volta e teremos então um total de 32 pontos. Desta vez pode finalizar a volta com ponto baixo pegando os dois fios da corrente que forma o primeiro ponto.
16 – Após finalizar com ponto baixo faça uma corrente, enrole o fio duas vezes na agulha para fazer ponto alto duplo…
17 – Pule 1 ponto de base e faça o ponto alto duplo para repetir novamente o mesmo que foi feito para a primeira camada de pétalas… Desta vez teremos 8 pétalas! Finalize a volta com ponto baixíssimo.
18 – Após finalizar a oitava pétala com ponto baixíssimo. Em seguida alongue o fio e desta vez prenda com ponto baixo no ponto de base que pulamos ao fazer o ponto alto duplo. Observe na primeira imagem que ele fica bem no meio da pétala… Após prender com ponto baixo faça duas correntes para dar altura de 1 ponto alto e em seguida faça mais 2 pontos altos no mesmo ponto de base.
19 – Faça 3 correntes e em seguida faça 1 ponto alto pegando o alto do ultimo ponto alto.
20 – Em seguida faça mais 3 pontos altos ainda no mesmo ponto de base, desta forma o ponto alto fica atravessado formando um canto da base.
21 – Faça uma corrente de espaço e em seguida vamos trabalhar no ponto de base que fica no meio da pétala seguinte… Faça um bloquinho com 3 pontos altos.
22 – Faça uma corrente de espaço e no ponto de base que fica na terceira pétala faça novamente outro canto igual o primeiro… siga intercalando e teremos uma base quadrada. Finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente que forma o primeiro ponto alto, corte o fio e arremate.
23 – Para fazer a folha amarre o fio verde em um dos cantos da base, veja que amarrei no ponto alto que fica atravessado e as correntes vão servir como alça para trabalhar futuramente… prenda com ponto baixo e faça 5 correntes.
24 – Prenda com ponto baixo no mesmo espaço e faça 8 correntes, prenda com ponto baixo e faça 5 correntes e prenda novamente formando a primeira folha.
25 – A segunda folha vamos fazer no ponto alto do meio do bloquinho que fica entre os cantos… Faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no ponto alto do meio do bloquinho e em seguida faça a folha como a primeira, sempre prendendo no mesmo ponto de base.
26 – Faça 5 correntes e vá para o próximo canto e prenda com ponto baixo e faça então a pétala… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate.
27 – Para prender uma pérola utilize o fio amarelo e com a ajuda de uma agulha de tapeceiro passe as pontas do fio para a parte de trás da flor, amarre bem e esconda as pontas, corte as sobras…
A flor estará pronta!
Espero que tenham gostado de mais este passo a passo…
Até o próximo!