Hoje vamos aprender a FLOR CATAVENTO DUPLA COM MIOLO PASSO A PASSO, uma linda flor para confeccionar seus trabalhos.
MATERIAIS
- Fio Duna pink 9427
- Fio Duna verde 9392
- Agulha para crochÊ 2.5mm (temos as agulhas a venda AQUI)
- Tesoura e agulha de tapeceiro para cortes e acabamentos
- Uma pérola (opcional)
01 – Inicie com um anel mágico (ou uma argolinha de 6 correntes) prenda com ponto baixo e faça 5 correntes
02 – Faça 1 p0nto alto dentro do anel mágico, duas correntes de espaço e novamente ponto alto dentro do anel mágico. Siga fazendo assim até completar 8 pontos altos contando com as correntes iniciais, então faça duas correntes, feche o anel mágico.
03 – Antes de finalizar a volta, entrelace o fio inicial até a terceira corrente, então finalize a volta com ponto baixíssimo na terceira corrente fechando então o circulo e o primeiro espaço também vai ficar com duas correntes de espaço como os outros. Desta forma o fio inicial fica no alto da segunda volta para prendermos e fazer o arremate.
04 – Faça um ponto baixo dentro do primeiro espaço (veja que aproveito para prender o fio inicial) + duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e mais 4 pontos altos ainda dentro do primeiro espaço totalizando então 5 pontos altos (temos 8 espaço para fazer 8 pétalas)
05 – Faça duas correntes, vire o trabalho e faça ponto alto encima de ponto alto, observe que ao fazer as duas correntes e virar não faremos ponto alto encima do ultimo ponto de base, faça 3 pontos altos encima de ponto alto de base e o ultimo será encima das correntes iniciais. No total teremos 5 pontos altos encima da carreira de base contando com as correntes que fez para virar.
06 – Faça 3 correntes e então vamos iniciar a segunda pétala.
07 – Veja na primeira imagem que o trabalho está no lado avesso, vamos trabalhar no espaço oposto ao que terminamos esta pétala, como estou prendendo o fio inicial fica fácil ver a direção. A pétala vai ficar torcida, agora veja na segunda imagem após virar o trabalho novamente para iniciar a segunda pétala que as 3 correntes ficarão atrás da primeira pétala…
08 – Faça 5 pontos altos no segundo espaço e em seguida basta repetir os passos da primeira pétala… após os 5 pontos altos, faça duas correntes, vire e faça ponto alto encima de ponto alto… 3 correntes vire e inicia a pétala seguinte… faça até completar as 8 pétalas.
09 – Ao completar a oitava pétala, prenda com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente que fizemos para iniciar a primeira pétala.
10 – Agora vamos trabalhar uma carreira de alças para a segunda camada de pétalas, veja que na junção de cada pétala temos um ponto baixo. Na verdade a primeira camada de pétalas até tem alças, porem gosto de fazer outras alças porque as primeiras são inclinadas. Caso queiram podem fazer a segunda camada nas alças das primeiras pétalas… ou…
11 – Faça 5 correntes e prenda com ponto baixo na junção da primeira camada de pétalas. Faça até completar a volta e finalize com ponto baixíssimo
12 – Já na primeira alça faremos a primeira pétala da segunda camada. Faça 1 ponto baixo + uma corrente + 6 pontos altos.
13 – Faça uma corrente e prenda com ponto baixo na mesma alça. Assim estará pronta a primeira pétala, para iniciar a segunda faça ponto baixo na segunda alça e repita os passos da primeira pétala da segunda camada….
14 – Faça até completar a volta e finalize com ponto baixíssimo no ponto baixo da primeira pétala.
15 – Alongue o fio, retire a agulha e introduza de trás para frente na junção das duas pétalas bem na direção do fio alongado, lace-o e puxe para a parte de trás da flor.
16 – Já na parte de trás faça um ponto baixo e 5 correntes… Vamos trabalhar uma volta de alças para fazer a base da flor.
17 – Veja que na junção das pétalas temos o ponto baixo e na parte de trás temos dois fios bem aparentes que estou mostrando na primeira imagem. Após as 5 correntes prenda com ponto baixo nesta junção. Siga fazendo alças de 5 correntes e prendendo na junção das pétalas, finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate.
18 – A flor fica assim:
19 – Para fazer uma base quadrada utilizei o fio duna verde 9392. Amarre-o em qualquer uma das alças e faça um ponto baixo.
20 – Faça duas correntes para dar altura de um ponto alto e mais 2 pontos altos. Duas correntes de espaço e mais 3 pontos altos na mesma alça formando então um leque que será um canto.
21 – Faça uma corrente de espaço e na alça seguinte faça apenas um bloquinho com 3 pontos altos.
22 – Na terceira alça faça novamente um leque, na quarta alça um bloquinho com 3 pontos altos… siga intercalando e a base ficará quadrada. Finalize a volta com ponto baixíssimo.
23 – Veja que com apenas uma volta na cor verde não aparece na frente da flor, para que fique aparecendo faça mais uma volta e então corte o fio e arremate.
24 – Em flores com este tipo de miolinho, para aplicar a pérola veja que costurei nas alças que ficam na mesma direção e o mais próximo possível do centro da flor.
25 – Amarre bem na parte de trás e corte as sobras, a flor estará pronta!
Em caso de dúvidas deixe um comentário ou envie um email para [email protected] e vamos ajudar você