Esta é a FLOR CARINHO uma flor simples e muito fácil de fazer, os pontos são os mais básicos possíveis, mas o resultado é esta linda flor que com certeza ficará linda em seus trabalhos. Em caso de dúvida pode entrar em contato que vamos ajudar você!
Materiais utilizados:
- Barbante Barroco Multicolor Nº 9368 (Amarelo)
- Barbante Barroco Multicolor Nº 9587 (Lilás)
- Barbante Barroco Multicolor Nº 9563 (Roxo)
- Barbante Barroco Multicolor Nº 9384 (verde claro)
- Agulha para crochê 3.0mm
- Agulha de tapeceiro para acabamentos (opcional)
- Tesoura para cortar o barbante
- 1 pérola nº 6 (opcional)
01 – Com o barbante amarelo inicie fazendo um anel mágico (ou uma argolinha de 6 correntes) e faça 12 pontos altos, feche com ponto baixíssimo.
02 – Agora vamos trabalhar o miolinho da flor pegando somente um fio de cada ponto alto de base. Cada ponto alto tem dois fios semelhante a uma corrente encima, veja na imagem abaixo que introduzi a agulha pegando somente o fio da parte de cima do miolo.
03 – Faça 1 ponto baixo e 5 correntes, prenda com ponto baixo no próximo ponto alto de base sempre pegando apenas 1 fio. Veja as imagens:
04 – Novamente 5 correntes e prenda no próximo ponto com ponto baixo… siga assim até completar a volta e então teremos 12 alças formando o miolinho da flor, corte o fio, dê um nó na parte de trás do miolinho e pode utilizar a sobra para colocar a pérola.
05 – Agora com o fio lilás vamos trabalhar na parte de trás do miolinho, lembra que na volta anterior pegamos apenas um fio de cada ponto alto? Então vamos trabalhar no outro fio agora, prenda com ponto baixo em qualquer um deles e faça mais um ponto baixo no mesmo local. Temos 12 pontos de base e vamos dar uma volta fazendo 2 pontos baixos dentro de cada ponto de base então teremos 24 pontos baixo.
Aqui no avesso, não arrematei o amarelo ainda pra você notar como vai ficando no avesso.
06 – Finalize a volta no ponto baixo inicial onde prendemos o fio lilás fazendo 1 ponto baixo encima dele. Em seguida faça 5 correntinhas.
07 – Prenda com ponto baixo novamente no mesmo local e faça 8 correntinhas
08 – Novamente faça 5 correntinhas e prenda com ponto baixo no mesmo local. É exatamente igual as folhas que normalmente fazemos nas flores!
09 – Faça duas correntes de separação, pule dois pontos de base e prenda com ponto baixo, veja que marquei com a agulha que as vezes um ponto de base fica imprensado, então atente pra isso. Logo após prender com ponto baixo repita novamente o passo anterior para fazer uma “Folha” que na verdade serão as pétalas da flor. Prenda sempre no mesmo ponto. (5 corr. – 1 p.b – 8 corr. 1 p.b – 5 corr. – 1 p.b)
10 – Veja na imagem abaixo como vai ficando. Para fazer as demais pétalas faça duas correntes de espaço e pule dois pontos de base. Ao final teremos 8 pétalas.
11 – Termine com um ponto baixíssimo no ponto inicial desta volta, alongue o fio e passe-o para a parte de trás da pétala para trabalharmos uma volta de argolinhas.
Veja que retirei a agulha e introduzi de trás para frente para puxar o fio lá para a parte de trás.
12 – Prenda com ponto baixo pegando dois fios da alcinha maior da pétala como na imagem abaixo. (veja que estamos no avesso da flor)
13 – Faça 4 correntes e prenda na pétala seguinte… Siga até completar a volta terminando com ponto baixíssimo no inicio da primeira alça. Corte o fio e arremate.
14 – Então com o fio roxo vamos trabalhar novamente 8 pétalas nas argolinhas. Os passos são os mesmos das pétalas anteriores. Amarre o fio e faça um ponto baixo e em seguida faça o seguinte:5 correntes
1 ponto baixo na mesma argola
8 correntes
1 ponto baixo na mesma argola
5 correntes
1 ponto baixo na mesma argolaFaça duas correntinhas de intervalo e vá pra argolinha seguinte para confeccionar a próxima pétala. Veja as imagens abaixo:
1 ponto baixo na mesma argola
8 correntes
1 ponto baixo na mesma argola
5 correntes
1 ponto baixo na mesma argolaFaça duas correntinhas de intervalo e vá pra argolinha seguinte para confeccionar a próxima pétala. Veja as imagens abaixo:
15 – Ao final faça ponto baixíssimo e novamente passe o fio para a parte de trás para fazer mais uma volta de argolinhas.
16 – Após prender com ponto baixo atrás da primeira pétala, faça 5 correntes e prenda com ponto baixo na segunda pétala… assim por diante até completar a volta. Finalize com ponto baixíssimo no inicio da primeira argolinha, corte o fio e arremate.
17 – Agora vamos trabalhar uma base quadrada, amarre o fio verde em qualquer uma das argolinhas.
18 – (leque) Faça 1 ponto baixo e suba com 2 correntes, em seguida faça mais 2 pontos alto. Duas correntes de separação e 3 pontos alto assim teremos um canto. Veja as imagens abaixo.
19 – Faça uma corrente de separação e na alça seguinte faça um bloquinho de 3 pontos alto. Na terceira argolinha novamente um leque… siga intercalando até completar a volta, corte o fio e arremate e a flor estará pronta!!!!
Veja aqui no avesso:
E aqui a flor pronta.
Chegamos ao fim de mais um passo a passo, espero que tenham conseguido fazer. Caso tenha alguma dificuldade pode deixar uma mensagem ou enviar um e-mail para: [email protected]. Teremos o maior prazer em ajudar você!
Você pode enviar imagem dos seus trabalhos também. Agradeço por sua visita, por compartilhar este passo a passo, comentar… agradeço o carinho e todas as mensagens recebidas, saber que estou contribuindo em seus trabalhos é muito gratificante. Bom trabalho e tudo de bom sempre!