Esta flor eu utilizo sempre em meus trabalhos, tanto com linha Anne como com barbante 4/6. As vezes faço variações nas folhas, mas a base é sempre a mesma.
Criação: Marcelo Nunes
Execução: www.croche.com.br
Materiais
- Barbante Barroco Multicolor Nº 9368 (Amarelo)
- Barbante Barroco Multicolor Nº 9587 (Lilás)
- Barbante Barroco Multicolor Nº 9563 (Roxo)
- Barbante Barroco Multicolor Nº 9384 (verde claro)
- Agulha para crochê 3.0mm
- Agulha de tapeceiro para acabamentos (opcional)
- Tesoura para cortar o barbante
- 1 pérola nº8 (opcional)
1 – Com o Barbante Barroco 9368 (amarelo), faça um anel mágico (ou uma argolinha de 6 correntes) com 16 pontos alto.
2 – Veja que fechei o anel, cortei o fio e vou arrematar com a agulha para que fique um circulo bem certinho. não gosto de arrematar com ponto baixíssimo porque sempre fica diferente, então veja nas imagens abaixo como farei o arremate.
Veja que eu pego as duas alcinhas do ponto alto e não das correntinhas que subimos para fazer o primeiro.
Passe o fio e introduza a agulha no mesmo lugar que ele está saindo do 16º ponto alto.
Assim o fio foi para a parte de trás do trabalho e nosso círculo ficou perfeito!
No avesso faremos o arremate:
Lado direito:
Lado avesso:
3 – Agora vamos trabalhar com o barbante barroco lilás (9587) puxe o fio em qualquer um dos 16 pontos alto, não vou amarrar para não ficar volume, deixe uma pedaço sobrando para arrematar posteriormente. Prenda com ponto baixo. Vamos fazer apenas a trama para trabalhar as pétalas.
Após prender com ponto baixo faça 5 correntinhas, pule 2 pontos de base e prenda com ponto baixo.
4 – Faça 2 correntes, vire a flor para o avesso e vamos trabalhar mais 11 pontos alto nesta argolinha.
5 – Vire a flor de volta para o lado direito, dos dois pontos que pulamos e está entre a pétala, prenda com ponto baixo no segundo, deixo o primeiro livre e só vamos utilizar ele para prender a ultima pétala. Observe que a pétala fica retorcida.
6 – Após prender com ponto baixo a primeira pétala está pronta, faça novamente 5 correntes e vamos iniciar a segunda pétala.
7 – Após fazer 5 correntes, agora vamos pular apenas 1 ponto de base e prender com ponto baixo. faça 2 correntes, vire a flor para e faça 11 pontos alto na argolinha de 5 correntes.
8 – Prenda com ponto baixo no ponto alto de base que está entre a pétala. Observe que o barbante sempre fica na frente, a pétala fica retorcida. Para fazer as pétalas seguintes repita os passos e não se esqueça de pular apenas 1 ponto de base, somente na primeira pétala que pulamos dois pontos de base justamente para que a 8ª pétala também fique presa atrás da primeira não deixando aparecer onde iniciamos e onde terminamos.
9 – Veja que ao completar 7 pétalas já não tem mais ponto alto sobrando. Na verdade tem apenas 1! justamente aquele que está entre a primeira pétala. Após fazer as 5 correntes, prenda no ponto de base passando por trás da primeira pétala. Faça 2 correntes, vire a flor, faça os 11 pontos alto da pétala e finalize com ponto baixíssimo no pé da primeira pétala pela frente da flor, veja as imagens:
10 – Após prender com ponto baixo, retire a agulha e introduza de trás para a frente, vamos puxar este fio para a parte de trás da flor onde faremos as alças para a próxima camada.
11 – Após puxar o fio para a parte de trás prenda com ponto baixo no pé da pétala. Faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no pé da pétala seguinte…. siga até completar a volta terminando com ponto baixíssimo no inicio da primeira alça. Teremos então 8 alças de 5 correntes. Corte o fio e arremate.
12 – Agora vamos trabalhar com o Barbante Barroco Roxo (9563) Amarre-o em qualquer uma das 8 alças, prenda com ponto baixo e faça 1 correntinha.
13 – Em seguida faça 8 pontos alto, novamente 1 correntinha e prenda com ponto baixo na mesma alça. (você pode fazer apenas 7 pontos alto, gosto de fazer 8 para que a flor fique mais cheia e a segunda camada de pétalas apareça mais)
Veja como fica, assim está pronta a primeira pétala da segunda camada.
14 – Prenda com ponto baixo na alça seguinte, faça uma corrente, 8 pontos alto, uma corrente e prenda com ponto baixo. Siga repetindo por toda a volta finalizando com ponto baixíssimo no inicio da volta e assim a segunda camada de pétalas estará pronta. Repita os passos puxando o fio para a parte de trás da flor para fazer novamente 8 alças onde trabalharemos as folhas.
15 – Para fazer as alças, após puxar o fio para a parte de trás da flor, prenda com ponto baixo, faça 5 correntes e prenda com ponto baixo na junção das pétalas, veja na imagem abaixo que pego sempre os dois fios da junção. Ao completar a volta prenda com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate.
Aqui o avesso com 8 alças
Aqui a frente da flor já com as duas camadas de pétalas.
16 – Para fazer as folhas você pode variar conforme seu gosto já que temos 8 alças, vou ensinar aqui a fazer uma base quadrada que é a mais tradicional nos trabalhos. Com o Barbante Barroco Verde claro (9384) amarre em qualquer uma das alças, prenda com ponto baixo e faça 2 correntes para dar altura de 1 ponto alto, faça mais dois pontos alto, 2 correntes e 3 pontos alto. (Este é um leque – que serve como canto)
17 – Faça uma corrente de espaço (se o seu ponto for apertado, faça 2 correntes de espaço), na alça seguinte faça apenas um bloquinho de 3 pontos alto, novamente uma corrente de espaço e na terceira alça faça novamente outro leque (3 pontos alto, 2 correntes, 3 pontos alto)… siga intercalando e finalize com ponto baixíssimo no alto das correntinhas iniciais desta volta. Corte o fio e arremate e sua flor estará pronta!
Aqui a frente da flor, prontinha para ser iniciar seus trabalhos.