Neste passo a passo veremos como fazer a flor CARACOL BICUDA. Uma linda flor que foi criada para quem gosta de praticidade.
Com apenas uma camada, esta flor fica um pouco mais rasteira que a tradicional FLOR CARACOL, aliás esta foi a flor que utilizei como base para criar a CARACOL BICUDA!
MATERIAIS
- Fio Barroco Multicolor 9368 – Amarelo
- Fio Barroco Multicolor 9587 – Lilás
- Fio Barroco Multicolor 9384 – Verde
- Agulha para crochê nª 3.0mm
- Agulha de tapeceiro e pérola e tesoura para cortes e acabamentos
A FLOR CARACOL BICUDA surgiu de uma adaptação da FLOR CARACOL que já temos o passo a passo aqui no blog. Ao invés de duas camadas fiz com apenas uma camada, alterei a quantidade de pontos nas pétalas e acrescentei o ponto picô.
01 – Com o Barbante Barroco 9368 (amarelo), faça um anel mágico (ou uma argolinha de 6 correntes) com 16 pontos alto.
02 – Puxe a ponta do fio para fechar o anel mágico, alongue bem o fio e corte. Coloque a ponta de fio na agulha de tapeceiro para fazer o acabamento. Veja que fechei o miolinho do anel mágico, cortei o fio e vou arrematar com a agulha para que fique um circulo bem certinho. não gosto de arrematar com ponto baixíssimo porque sempre fica diferente, então veja nas imagens abaixo como farei o arremate.
03 – Passe o fio de trás para frente no alto do segundo ponto alto (lembre-se, o primeiro é formado por duas correntes) Passe o fio dentro do último ponto alto como mostrado na terceira imagem e dentro da segunda corrente que forma o primeiro ponto alto saindo na parte de trás.
Veja que o círculo fica perfeito!
04 – Já na parte de trás conduza o fio até o centro do miolinho onde está a outra ponta de fio, amarre apertando bem o segundo nó.
05 – Esconda parte das pontas de fio no miolinho e corte as sobras.
06 – Vejam como o círculo fica redondinho!
07 – Com o fio lilás (9587) prenda com ponto baixo em um dos pontos de base e faça 8 correntes. Pule 2 pontos de base e prenda com ponto baixo (Atenção: Apenas esta vez vamos pular 2 pontos de base, para as próximas pétalas vamos pular apenas 1)
08 – Faça duas correntes, vire a flor e volte trabalhando pontos altos na alça. Observe que o miolinho da flor está com o avesso virado para cima. (Memorize: Estas duas correntes que fizemos antes de virar equivale ao primeiro ponto alto e no final vamos utilizar ele para prender as alças)
09 – Faça mais 7 pontos altos dentro da alça, contando com as correntes que fizemos para virar teremos um total de 8 pontos altos. Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no alto do último ponto alto formando um ponto picô.
10 – Após o ponto picô faça mais 8 pontos altos completando a pétala.
11 – Vire a flor novamente e prenda com ponto baixo no segundo ponto de base dos 2 que ficaram livres dentro da alça. Observe que o lado direito da pétala fica dobrado para o miolinho da flor e sobrou o primeiro ponto de base dos 2 que pulamos entre a primeira pétala.
12 – Faça 8 correntes, pule 1 ponto de base (vazio) e prenda com ponto baixo. Veja a terceira imagem que o ponto vazio fica logo após a primeira pétala.
13 – Agora basta fazer duas correntes, virar a flor e voltar trabalhando a pétala como a anterior. São sempre 8 pontos altos (contando com as correntes que fizemos antes de virar), ponto picô e 8 pontos altos.
14 – Vire a flor novamente e prenda com ponto baixo no único ponto vazio que tem entre a segunda pétala.
15 – As próximas 5 pétalas são exatamente como esta segunda, apenas a oitava é um pouquinho diferente mas vou detalhar a seguir.
16 – Após prender a sétima pétala faça 8 correntes e observe que temos 1 ponto de base vazio entre a primeira pétala. Na primeira imagem estou mostrando ele na frene do miolinho porém vamos prender atrás da primeira pétala como mostrado nas outras duas imagens, desta forma a última pétala ficará intercalada como todas as outras.
17 – Após prender com ponto baixo faça duas correntes, vire e volte fazendo a pétala como todas as outras.
18 – Após completar a pétala vire a flor e retire a agulha da laçada. Introduza a agulha de trás para frente pegando no mesmo ponto que prendemos o fio inicial, ou seja, no mesmo ponto de início da primeira pétala. Pegue a laçada e puxe para a parte de trás da flor. Observe na primeira imagem que o fio que sai do novelo ficará entre a primeira e última pétala indo para a parte de trás.
19 – Já na parte de trás prenda com ponto baixo no pé da última pétala.
Como fazer a base da flor:
20 – Faça duas correntes para dar altura e prenda com ponto baixo no alto da segunda corrente que forma o primeiro ponto alto da pétala. (lembre-se, pedi para memorizar estas duas correntes no passo 8 para identificar melhor onde estou prendendo)
Esta imagem mostrando na frente da pétala para ver que prendi no alto das duas correntes…
21 – Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no alto da segunda corrente que forma o primeiro ponto alto da pétala seguinte…
22 – Siga fazendo alças com 3 correntes e prendendo com ponto baixo na pétala seguinte… faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no ponto baixo que foi feito no alto da segunda corrente da primeira pétala.
23 – Para fazer a base prenda com ponto baixo dentro da primeira alça, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 2 pontos altos.
24 – Faça 4 correntes, enrole o fio na agulha e faça ponto alto no pé da primeira corrente, ou seja, no alto do terceiro ponto alto. Observe as imagens:
25 – Faça mais 3 pontos altos ainda na primeira alça formando o primeiro canto. Observe que temos 1 ponto alto atravessado e 4 correntes formando uma alça.
26 – Sem fazer corrente de espaço siga para a próxima alça e faça apenas um bloquinho com 3 pontos altos.
27 – Siga para a terceira alça e faça 3 pontos altos, 4 correntes e ponto alto pegando no pé das correntes, faça 3 pontos altos na mesma alça formando o segundo canto.
28 – Agora basta seguir intercalando por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo. Teremos uma base quadrada. Não se esqueça, não tem corrente de espaço nos bloquinhos das laterais. Corte o fio, conduza-o até a ponta de fio inicial, amarre bem e corte as sobras.
29 – Amarre o fio verde (9384) no ponto alto atravessado de um dos cantos, faremos a folha sempre prendendo neste mesmo ponto. (A alça com 4 correntes ficará livre na parte de trás da folha) Prenda com ponto baixo, faça 5 correntes e prenda no mesmo ponto. Faça 8 correntes e prenda novamente no mesmo ponto, faça 5 correntes e prenda novamente ainda no mesmo ponto alto formando a primeira folha.
30 – Faça 4 correntes e prenda com ponto baixo no ponto alto do meio dos 3 que formam o bloquinho entre um canto e outro. Este bloquinho é o que está na segunda alça da base. Neste mesmo ponto de base será preso todos os pontos da segunda folha.
31 – Após a segunda folha faça 4 correntes e prenda com ponto baixo no ponto alto atravessado do segundo canto onde fará a terceira folha… Siga por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate.
No avesso fica assim:
Na frente da flor fica assim:
32 – Para colocar a pérola corte um pedaço de fio da mesma cor utilizada no miolinho da flor, coloque a pérola e passe uma das pontas do fio saindo na parte de trás da flor.
33 – Pegue a outra ponta e passe no lado oposto ao que foi passado a primeira ponta (para que a pétala fique posicionada na direção do buraquinho do miolo) saindo também na parte de trás.
34 – Amarre bem, esconda parte dos fios no miolinho da flor e corte as sobras.
Veja como fica a flor pronta:
Chegamos ao final de mais um passo a passo. Já temos uma grade quantidade de passo a passo e dicas disponíveis aqui no blog (Oba!). Alguns sugestões você pode ver nos links abaixo ou navegando nas categorias.
Agradeço o carinho, deixo um forte abraço e desejo tudo de bom sempre!