Desta vez eu trouxe pra vocês o passo a passo de um lindo modelo de CORTINA. Este modelo também pode ser utilizado como bandô ou barradinho para toalha de banho e pano-de-prato.
Para facilitar ainda mais tem gráfico de brinde e vídeo para facilitar! Preparei o GRÁFICO e deixei no final desta postagem para que você faça o download gratuitamente para acompanhar, o vídeo está um pouco mais abaixo neste passo a passo. A maior dificuldade que normalmente enfrentam é na hora de aumentar a quantidade de bloquinhos no final da carreira, mas AQUI no blog já tem um passo a passo detalhado e neste passo a passo vou mostrar novamente de forma simples e fácil 🙂
MATERIAIS
- Fio Barroco Maxcolor nº6 – Cor bronze 7259
- Agulha 3.5mm – Utilizei a agulha soft.
Se for fazer barradinho o ideal é trabalhar com os fios mais finos e os mais indicados são Cléa e Anne. Neste caso utilize agulha com numeração 1.0 mm para fio Cléa e 1.75mm para fio Anne.
01 – Inicie com 47 correntes, volte na segunda corrente contando da agulha para trás e prenda com ponto baixo.
02 – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 3 pontos altos para completar o primeiro bloquinho
03 – Faça duas correntes, pule duas correntes e faça novamente 4 pontos altos.
04 – Novamente duas correntes de espaço, pule duas correntes da base e faça bloquinho com 4 pontos altos. Teremos um total de 3 bloquinhos com 4 pontos altos cada.
05 – Agora faremos uma sequência de 9 bloquinhos vazios, para isso faça duas correntes, pule duas correntes da base e faça ponto alto. Novamente duas correntes, pule duas correntes da base e faça ponto alto… siga até completar 9 bloquinhos vazios e vão sobrar apenas 3 correntes de base.
06 – Complete com pontos altos formando um bloquinho cheio que vai servir como a lateral do trabalho.
07 – Faça duas correntes, enrole o fio na agulha e vire o trabalho, faça ponto alto em cima de ponto alto para formar a lateral.
08 – Siga com 8 bloquinhos vazios, veja que mostrei com a agulha que vamos terminar um bloquinho antes dos que temos na carreira anterior.
09 – Faça 2 pontos altos no espaço de duas correntes e faça ponto alto em cima do ponto alto seguinte formando um bloquinho cheio.
10 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto.
11 – Repita 2 pontos altos no espaço de duas correntes e ponto alto em cima do ponto alto seguinte para formar o segundo bloquinho.
12 – Faça 11 correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto, observe as imagens:
13 – Faça bloquinho cheio… para isso basta fazer 2 pontos altos no espaço de duas correntes e ponto alto em cima do ponto alto seguinte.
14 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto na segunda corrente das duas que forma o primeiro ponto alto da carreira anterior.
15 – Agora faremos o primeiro bloquinho a mais. Enrole o fio duas vezes na agulha para fazer ponto alto duplo. Introduza a agulha no pé do último ponto alto e puxe a laçada mas, não alongue muito o fio.
16 – Passe a laçada em duas das alças da agulha de forma que fique bem preso, em seguida alongue as duas laçadas que estão mais na ponta da agulha para depois concluir um ponto alto normalmente.
17 – O Terceiro ponto alto do bloquinho cheio será feito no pé do ponto alto duplo, observe que mostrei com a agulha de tapeceiro exatamente onde introduzir a agulha para fazer a primeira fase do ponto. Não se esqueça de fazer a primeira parte mais apertado e só depois alongar para concluir o ponto alto.
18 – O terceiro ponto alto duplo será feito no pé do segundo ponto alto duplo, desta forma teremos um bloquinho com 4 pontos altos e passando da quantidade que temos na carreira anterior. Gostaram? 🙂
19 – Para iniciar a terceira carreira faça 4 correntes, volte na segunda corrente e prenda com ponto baixo. Aproveite para virar o trabalho.
20 – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça ponto alto nas duas correntes que sobraram. Complete o bloquinho fazendo ponto alto em cima do primeiro ponto de base do bloquinho que temos na carreira anterior.
21 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça um bloquinho cheio.
22 – Faça 5 correntes e prenda com ponto baixo um pouquinho antes do meio da alça de 11 correntes que temos a frente. Faça mais 2 pontos baixos.
23 – Faça 5 correntes e em seguida faça ponto alto no último ponto alto do bloquinho que temos a frente. Em seguida faça um bloquinho cheio.
24 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça mais um bloquinho cheio.
25 – Siga com 7 bloquinhos vazios e complete a carreira fazendo a lateral com pontos altos.
26 – Para virar faça duas correntes, enrole o fio na agulha, vire o trabalho e faça a lateral com ponto alto em cima de ponto alto.
27 – Siga com 6 bloquinhos vazios. Faça 1 bloquinho cheio, 1 bloquinho vazio e 1 bloquinho cheio.
28 – Faça 7 correntes, prenda com ponto baixo no final da primeira alça, siga com ponto baixo em cima de ponto baixo e faça ponto baixo no inicio da alça seguinte.
29 – Faça 7 correntes e em seguida faça ponto alto em cima do último ponto de base do primeiro bloquinho cheio.
30 – Complete 1 bloquinho cheio fazendo 2 pontos altos no espaço de duas correntes e ponto alto em cima do ponto alto seguinte.
31 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto.
32 – Para fazer um bloquinho passando basta repetir o que fizemos no final da segunda carreira.
33 – Faça 4 correntes, vire o trabalho, volte na segunda corrente e prenda com ponto baixo. Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça ponto alto nas duas correntes que sobraram e para completar o bloquinho cheio faça ponto alto em cima do primeiro ponto alto de base.
34 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e siga com mais um bloquinho cheio.
35 – Faça 9 correntes, prenda com ponto baixo no final da primeira alça. Siga com ponto baixo em cima dos pontos de base e faça ponto baixo no início da alça seguinte. Teremos uma sequência de 7 pontos baixos.
36 – Faça 7 correntes e em seguida faça ponto alto em cima do último ponto de base do primeiro bloquinho que temos a frente.
37 – Complete um bloquinho cheio, bloquinho vazio e bloquinho cheio.
38 – Para completar a carreira faça 5 bloquinhos vazios e a lateral com pontos altos.
39 – Inicie a próxima carreira como já fizemos anteriormente e desta vez faça 6 bloquinhos vazios.
40 – Faça 1 bloquinho vazio e para completar o segundo bloquinho cheio faça 3 pontos altos na alça de 9 correntes.
41 – Faça 7 correntes, pule o primeiro ponto baixo de base e faça 5 pontos baixos… observe que vai sobrar o último ponto de base.
42 – Faça 7 correntes e vamos iniciar com 3 pontos altos no final da alça de 9 correntes como apresentado na imagem. Para completar o bloquinho faça ponto alto em cima do primeiro ponto de base.
43 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça 1 bloquinho cheio. Desta vez os bloquinhos começam a diminuir novamente.
44 – Após concluir o bloquinho no passo anterior vire o trabalho e deixe o fio passando pela frente da agulha, agora siga com ponto baixíssimo até o último ponto do primeiro bloquinho.
45 – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e complete o bloquinho fazendo 2 pontos altos no espaço de duas correntes e ponto no primeiro ponto alto do bloquinho seguinte.
46 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto, complete o bloquinho cheio fazendo mais 3 pontos altos na alça de 7 correntes.
47 – Faça 7 correntes, pule o primeiro ponto baixo e faça 3 pontos baixos. observe que vai sobrar um pontinho de base.
48 – Faça 7 correntes, inicie o bloquinho fazendo 3 pontos altos na alça de 7 correntes e complete fazendo ponto alto em cima do primeiro ponto alto do bloquinho que temos na carreira anterior.
49 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça mais um bloquinho cheio. Complete a carreira fazendo 7 bloquinhos vazios e a lateral com pontos altos.
50 – Inicie mais uma carreira como já fizemos anteriormente e desta vez siga com 8 bloquinhos vazios.
51 – Faça 1 bloquinho cheio, bloquinho vazio e complete o segundo bloquinho cheio com 3 pontos altos na alça de 7 correntes.
52 – Faça duas correntes, enrole o fio na agulha e inicie o primeiro bloquinho cheio com 3 pontos altos no final da alça seguinte e complete fazendo ponto alto em cima do primeiro ponto alto do bloquinho cheio.
53 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça o segundo bloquinho cheio.
54 – Vire o trabalho e volte com ponto baixíssimo como já fizemos no inicio da 6ª carreira. Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e complete o bloquinho com 2 pontos altos no espaço de duas correntes e ponto alto em cima do próximo ponto de base.
55 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça bloquinho cheio. Este inclusive fica no espaço de duas correntes que fecha o desenho 🙂 Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e novamente bloquinho cheio. Para completar a carreira faça 9 bloquinhos vazios e a lateral com pontos altos. Teremos então o primeiro motivo pronto.
56 – Agora basta repetir quantas vezes desejar até completar o tamanho desejado.
57 – Esta amostra fiz com 3 motivos, após fazer um motivo basta medir e terá uma noção de quantos vai precisar fazer para atingir o comprimento desejado.
Gostaram do passo a passo? Compartilhe!!!
Quero deixar meu abraço e agradecimento pelo carinho. Tudo de bom sempre!!!
–