Esta é a segunda parte do passo a passo, para ver o inicio do trabalho siga o link abaixo:
MATERIAIS
- Fio Duna Branco – 2 novelos de 340m
- Fio Duna Vermelho – 1 novelo de 170m
- Agulha de crochê 2.5mm
- 3 Rasteirinha com 6 pétalas – Passo a passo AQUI
- Tesoura, agulha de costura e pérolas para cortes e acabamentos
- Tamanho do trabalho pronto: 150 x 60
Nesta segunda fase nosso objetivo é fazer um módulo como o apresentado abaixo e em seguida concluir o trabalho:
47 – Amarre o fio branco em uma das alças, prenda com ponto baixo e faça duas correntes, em seguida faça mais 3 pontos altos.
48 – Faça 5 correntes de espaço e na próxima alça trabalhe um leque da seguinte forma:
- 3 pontos altos,
3 correntes,
3 pontos altos.
Todas as vezes que dizer para fazer leque será feito exatamente como o mencionado acima.
49 – Faça novamente 5 correntes de espaço e na alça seguinte trabalhe outro leque… Siga fazendo até ter um total de 10 leques.
50 – Após o décimo leque faça as 5 correntes de espaço e na alça seguinte faça apenas 1 bloquinho com 4 pontos altos, faça duas correntes de espaço e na próxima alça mais 1 bloquinho com 4 pontos altos, faça duas correntes de espaço e finalize com ponto baixíssimo.
51 – Após finalizar a volta siga com ponto baixíssimo encima dos pontos altos até que chegue ao ultimo ponto alto. Faça 3 correntes e em seguida faça 3 pontos altos na alça de 5 correntes.
52 – Faça 5 correntes de espaço e em seguida faça 1 leque dentro do leque da volta anterior, faça 6 correntes de espaço e em seguida trabalhe leque dentro de leque… não se esqueça, entre 1 leque e outro são 6 correntes de espaço.
53 – Ao chegar na parte que temos apenas bloquinhos, faça 5 correntes de espaço e em seguida trabalhe 3 pontos altos na alça de 5 correntes.
54 – Para completar o bloquinho com 4 pontos altos faça 1 ponto alto encima do primeiro ponto alto do bloquinho da volta anterior, observe a imagem abaixo, vai ser sempre assim todas as voltas sempre que chegar nos bloquinhos.
55 – Faça duas correntes de espaço e 1 ponto alto encima do ultimo ponto alto do primeiro bloquinho. Faça 2 pontos altos no espaço entre um bloquinho e outro da volta anterior e em seguida 1 ponto alto encima do primeiro ponto alto do segundo bloquinho. Faça duas correntes de espaço e finalize a volta com ponto baixíssimo.
56 – Para iniciar mais uma volta faça ponto baixíssimo encima dos pontos altos e em seguida faça 3 correntes e mais 3 pontos altos na alça da volta anterior. Faça 5 correntes de espaço e em seguida faça 1 leque dentro do primeiro leque da volta anterior.
57 – Após o primeiro leque faça 4 correntes e prenda com ponto baixo pegando as duas correntes das voltas anteriores, veja as imagens, este é o motivo das correntes serem frouxas nas voltas anteriores. Após prender com ponto baixo faça 4 correntes e em seguida trabalhe leque dentro de leque. Nos espaços seguintes faça da mesma forma, 4 correntes, prenda com ponto baixo as duas alças anteriores, 4 correntes e faça o leque…
58 – Siga por toda a volta até chegar no último leque, faça 5 correntes e trabalhe a parte reta como na volta anterior e finalize com ponto baixíssimo.
59 – Inicie a quarta volta da mesma forma das anteriores. Após fazer o bloquinho faça 5 correntes e em seguida faça 4 pontos altos dentro do primeiro leque.
60 – Faça 14 correntes de espaço e em seguida faça 4 pontos altos dentro do segundo leque… 14 correntes de espaço e 4 pontos altos dentro do leque seguinte… Ao chegar na parte reta trabalhe como nas voltas anteriores sempre fazendo o aumento na correntinha anterior… finalize a volta com ponto baixíssimo.
61 – Inicie a 5ª volta exatamente como as anteriores, em seguida faça 7 correntes de espaço e na primeira alça de 14 correntes faça 5 pontos altos. Faça 4 correntes de espaço e na mesma alça faça mais 5 pontos altos.
62 – Faça 4 correntes de espaço e em todas as alças com 14 faça 5 pontos altos, 4 correntes de espaço e 5 pontos altos. Após a ultima alça com 14 correntes faça 7 correntes de espaço e na parte reta do trabalho faça como nas voltas anteriores. Finalize a volta com ponto baixíssimo.
63 – Após o bloquinho inicial da 6ª volta faça 9 correntes de espaço e em seguida faça 1 leque na primeira alça de 4 correntes que fica entre os blocos com 5 pontos altos. Faça 4 correntes de espaço e novamente faça leque na alça seguinte. Observe que as alças seguintes tem 4 correntes e precisa fazer leque em todas elas. A ultima alça antes da lateral tem 7 correntes e não será feito leque nesta alça. Faça 9 correntes e siga trabalhando os bloquinhos como nas voltas anteriores. Finalize a volta com ponto baixíssimo.
64 – Iniciando a 7ª volta com 1 bloquinho e em seguida faça 11 correntes de espaço e trabalhe 1 leque dentro do primeiro leque.
65 – Faça 6 correntes de espaço e novamente leque dentro de leque… siga fazendo leque dentro de leque com 6 correntes de espaço e após o ultimo leque faça 11 corretes e trabalhe os bloquinhos da lateral. Finalize com ponto baixíssimo.
66 – Iniciando a 8ª volta, logo após o bloquinho faça 6 correntes e prenda as duas ultimas alças com ponto baixo. Após prender com ponto baixo faça apenas 4 correntes e faça leque dentro de leque.
67 – Após o leque faça 4 correntes e prenda as duas alças anteriores com ponto baixo, em seguida 4 correntes e trabalhe o leque… após o ultimo leque faça 4 correntes e prenda com ponto baixo e antes dos bloquinhos faça 6 correntes novamente e trabalhe os bloquinhos da lateral. Finalize a volta com ponto baixíssimo.
68 – Iniciando a 9ª volta, após o bloquinho inicial faça 9 correntes e em seguida faça 4 pontos altos dentro do leque.
69 – Novamente 9 correntes de espaço e 4 pontos altos dentro do segundo leque… nesta volta todas as alças são com 9 correntes, faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
70 – Iniciando a 10ª volta, após o bloquinho faça 5 correntes e trabalhe 4 pontos altos na primeira alça. Faça 4 correntes de espaço e trabalhe 5 pontos altos na segunda alça. Novamente 4 correntes de espaço e mais 5 pontos altos na mesma alça. (não se empolgue, faremos diferente na próxima alça)
71 – Faça 4 correntes de espaço e na terceira alça faça apenas 1 bloquinho com 4 pontos altos. Em seguida faça 4 correntes de espaço e na quarta alça faça novamente 5 pontos altos, 4 correntes e 5 pontos altos… siga intercalando até completar 9 alças, veja que na 9ª alça foi feito apenas 1 bloquinho com 4 pontos altos.
72 – Após as 4 correntes de espaço faça 1 ponto alto encima do primeiro ponto alto do bloquinho, no segundo ponto faça 2 pontos altos juntos, em seguida faça ponto alto encima de ponto alto ficando então um bloquinho com 5 pontos altos. Faça 4 correntes de espaço e na alça seguinte faça apenas 1 bloquinho com 4 pontos altos. Siga intercalando como anteriormente. Antes de chegar na lateral faça 5 correntes e trabalhe a lateral normalmente. Finalize a volta com ponto baixíssimo.
73 – Inicie a 11ª volta como as anteriores e após o primeiro bloquinho faça 9 correntes de espaço. Em seguida faça 1 leque na primeira alça de 4 correntes da volta anterior. Faça 4 correntes de espaço e na alça seguinte faça leque… siga por toda a volta sempre fazendo leques e após trabalhar na ultima alça de 4 correntes faça 9 correntes e então trabalhe a lateral de bloquinhos. Finalize com ponto baixíssimo.
74 – Inicie a 12ª volta como as anteriores e após o primeiro bloquinho faça 11 correntes de espaço. Em seguida faça leque dentro de leque, Faça 6 correntes de espaço e novamente leque dentro de leque, siga por toda a volta até o ultimo leque. Após o ultimo leque faça 11 de espaço e trabalhe a lateral de bloquinhos, finalize com ponto baixíssimo.
75 – Inicie a 13ª volta como as anteriores e após o primeiro bloquinho faça 5 correntes e prenda as duas alças anteriores com ponto baixo.
76 – Faça 5 correntes de espaço e 1 ponto alto dentro do primeiro leque, em seguida faça uma corrente de espaço e novamente ponto alto dentro do leque, trabalhe 5 pontos altos sempre com uma corrente de espaço.
77 – Faça 4 correntes de espaço e prenda as correntes da volta anterior com ponto baixo, novamente 4 correntes e 5 pontos altos dentro do leque sempre com uma corrente de espaço. Ao fazer pontos encima do ultimo leque faça 5 correntes e prenda as alças com ponto baixo, novamente 5 correntes e trabalhe a lateral, faça a lateral seguinte exatamente como esta, finalize a volta com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate. Faça 2 módulos iguais a este.
78 – Para unir os módulos vamos utilizar agulha de costura e o mesmo fio Duna para costurar uma peça na outra. Veja que o primeiro módulo vai ficar no meio e os outros dois nas pontas.
79 – Após emparelhar os módulos costure ponto alto encima de ponto alto como se passa cadarço no sapato. Observe que onde tem ponto alto costura ponto alto com ponto alto.
80 – Na correntinha costure sem passar o fio por cima de forma que não apareça. Observe as imagens abaixo.
81 – Após Concluir a costura faça o arremate no avesso da peça para que não fique aparecendo. Costure as duas laterais emendando então os 3 módulos.
82 – Para fazer o acabamento amarre o fio Duna vermelho em um dos leques e prenda com ponto baixo.
83 – Faça 1 ponto picô (3 correntes e prenda com ponto baixo no primeiro ponto)
84 – Em seguida prenda no próximo espaço de uma corrente entre os pontos altos. Veja que após o ultimo ponto picô prenda com ponto baixo na alça de 4 correntes e faça mais 2 pontos baixos na alça.
85 – Faça um ponto relevo no ponto que prende as alças e em seguida faça 3 pontos baixo na alça seguinte.
86 – Após os 3 pontos baixos faça o primeiro ponto pipoca e prenda no primeiro espaço do leque… siga por toda a volta.
87 – Ao chegar na alça emenda faça 4 pontos baixos já que esta alça é maior, faça 1 ponto baixo no meio da emenda e faça 1 ponto picô, em seguida faça mais 1 ponto baixo no mesmo ponto da emenda, siga com 4 pontos baixos na alça seguinte e prossiga como anteriormente por toda a volta. Finalize a volta, corte o fio e arremate e seu trabalho estará pronto!
Chegamos ao final de mais um passo a passo. Espero que tenham conseguido fazer, mas em caso de dúvidas escreva para [email protected] e vamos ajudar você!
Até a próxima!