Esta é a segunda parte do passo a passo e estamos confeccionando o centro de mesa com flor de pêssego. Se está procurando o início do trabalho visite o link abaixo onde também temos a lista completa de materiais.
- Centro de mesa com flor de pêssego – Parte 1
- Tamanho do trabalho pronto: 60 cm de diâmetro
Na primeira parte do passo a passo vimos como preparar a base do trabalho e agora veremos como completar os desenhos de abacaxi para que fique como apresentado abaixo:
A partir de agora não faremos mais voltas completas e sim carreiras de ida e volta para completar o desenho dos abacaxis.
40 – 1ª carreira – Após finalizar a volta anterior inicie normalmente fazendo 2 conjuntos de 3 pontos altos juntos dentro do espaço de 3 correntes, desta vez faremos até o próximo conjunto de pontos altos juntos como indicado na segunda imagem e então viramos o trabalho para voltar.
41 – Após os 2 conjuntos faça 5 correntes e prenda com ponto baixo dentro da 1ª das 8 alças de 4 correntes. Siga fazendo alça com 4 correntes sempre prendendo com ponto baixo e no final teremos um total de 7 alças. Faça 5 correntes e faça o segundo conjunto de pontos altos juntos.
42 – 2ª carreira – Vire o trabalho (Trabalharemos do lado avesso voltando) e faça ponto baixo dentro do espaço entre os conjuntos de pontos altos. Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e inicie a carreira de volta da mesma forma que iniciamos a anterior.
43 – Faça 5 correntes e prenda com ponto baixo dentro da primeira alça com 4 correntes… siga fazendo as alças e ao final teremos um total de 6 alças. Faça 5 correntes e faça o conjunto de pontos altos juntos dentro do conjunto anterior.
44 – da 3ª até a 8ª carreira será sempre igual as duas anteriores… sempre com alças iniciais de 5 correntes e desta forma o desenho do abacaxi vai diminuindo até que na oitava carreira não terá mais alças de 4 correntes como apresentado nas imagens.
45 – 9ª carreira – Vire o trabalho e inicie a carreira como as anteriores porém logo após o conjunto de pontos altos juntos não faça corrente de espaço, enrole o fio na agulha e faça o segundo conjuntinho como apresentado nas imagens…
46 – 10ª carreira – Vire o trabalho, faça apenas um conjuntinho com 3 pontos altos juntos, enrole o fio na agulha e faça o segundo conjunto já do outro lado. Finalize com ponto baixíssimo, alongue o fio e faça o acabamento com ajuda de uma agulha de tapeceiro (agulha de costura). Observe que terminamos no avesso da peça.
O trabalho fica assim:
47 – Para fazer os outros abacaxis as carreiras são iniciadas sempre amarrando o fio dentro do conjuntinho de pontos altos juntos logo a frente do primeiro abacaxi que ficou pronto, do lado correto e não no avesso da peça, Repita todos os passos desde a primeira carreira para fazer as demais.
48 – Para fazer os abacaxis com o fio branco prenda-o com ponto baixo no alto do conjuntinho da primeira carreira entre um abacaxi e outro como apresentado na imagem.
49 – Faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no alto do conjuntinho do outro lado.
50 – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e prenda com ponto baixo no alto da segunda carreira ou alongue o fio e faça um falso ponto alto no lugar das correntes. O falso ponto alto fica mais delicado já que ao final da carreira teremos ponto alto, mas mesmo se fizer correntes não ficará tão aparente… Para aprender a fazer o falso ponto alto tem um vídeo AQUI.
51 – Após prender com ponto baixo faça duas correntes, vire o trabalho e faça ponto alto dentro da alças de 5 correntes. Aproveite para prender a ponta de fio.
52 – Faça mais 4 pontos altos sempre com duas correntes de espaço entre um ponto e outro. No total teremos 5 pontos altos dentro da alça sem contar o que foi feito antes de virar. Após o último não faça corrente de espaço, prenda com ponto baixo no alto do conjuntinho de pontos altos do abacaxi.
53 – Alongue o fio e faça o falso ponto alto ou faça duas correntes e prenda com ponto baixo no alto da próxima carreira como apresentado na imagem.
54 – Faça 4 correntes, vire o trabalho e prenda com ponto baixo dentro do espaço de duas correntes. Siga fazendo alças com 4 correntes e prendendo dentro do espaço de duas correntes…
55 – Contando com a primeira que foi feito antes de virar teremos um total de 6 alças de 4 correntes. Faça ponto alto em cima do ponto baixo que está prendendo a carreira anterior como apresentado na imagem e sem fazer corrente de espaço prenda com ponto baixo no alto do conjuntinho da próxima carreira, desta forma teremos o início e o final com ponto alto na lateral da parte vermelha como apontado com a agulha. Observe as imagens…
56 – Inicie a próxima carreira com duas correntes ou falso ponto alto e prenda com ponto baixo no alto da 4ª carreira do abacaxi feito em vermelho… Faça 6 correntes, vire o trabalho e prenda com ponto baixo dentro da primeira alça de 4 correntes.
57 – Faça 4 correntes e prenda com ponto baixo dentro da alça seguinte… após prender na última alça faça 5 correntes, enrole o fio na agulha e faça ponto alto em cima do ponto baixo da volta anterior.
58 – Sem fazer corrente de espaço prenda com ponto baixo no alto da 4 carreira do abacaxi vermelho.
59 – Faça o falso ponto alto (ou duas correntes para dar altura) e prenda com ponto baixo no alto da 5ª carreira. Em seguida faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, vire o trabalho e faça mais 2 pontos altos finalizando juntos pegando o ponto que fica na lateral do abacaxi vermelho como alça.
60 – Faça 3 correntes de espaço e faça novamente um conjunto de 3 pontos altos finalizados juntos ainda pegando o ponto alto da lateral como alça.
61 – Faça 5 correntes de espaço, pule a primeira alça (que é formada por 5 correntes) e prenda com ponto baixo dentro da segunda alça (que é formada por 4 correntes)
62 – Siga fazendo alças com 4 correntes prendendo dentro das alças da carreira anterior, mas não se esqueça, não prenda com ponto baixo na última alça, pois ela também é formada por 5 correntes. Observe as imagens… Teremos um total de 4 alças de 4 correntes, a última faça com 5 correntes e vamos trabalhar o conjunto de pontos altos do outro lado.
63 – Após fazer as 5 correntes que formam a última alça faça um conjunto de 3 pontos altos finalizados juntos porém desta vez pegue o ponto alto do conjuntinho em vermelho. Faça 3 correntes de espaço e faça novamente mais um conjunto de 3 pontos altos finalizados juntos pegando o ponto algo da lateral em vermelho como alça.
64 – Vire o trabalho e faça os 2 conjuntos de pontos altos finalizados juntos dentro do conjuntinho anterior… A partir de agora o trabalho é feito exatamente como o abacaxi vermelho. As aças da lateral são com 5 correntes e as alças internas do desenho com 4 correntes… basta seguir que ao completar 11 carreiras o desenho termina. Finalize com agulha de tapeceiro (agulha de costura) amarre bem as sobras e corte as pontoas. (Ah, nas pétalas com o fio branco as carreiras sempre terminam do lado correto e não no avesso da peça como nos abacaxis feitos com fio vermelho)
65 – Tome sempre o cuidado de conferir o lado correto da peça para iniciar para que todos os abacaxis fiquem exatamente iguais.
Aqui o trabalho pronto:
Chegamos ao final de mais um passo a passo e espero que tenham gostado do resultado. Agradeço a todos pelo carinho, mensagens e compartilhamentos.
Um forte abraço e tudo de bom sempre!
Samuel Ramos.