No passo a passo de hoje vamos aprender a confeccionar uma linda BORBOLETA que serve como toalhinha de copa ou para aplicações em outros trabalhos dependendo do tipo de fio que utilizar para confeccionar altera o tamanho do trabalho possibilitando diversas formas de uso. Esta foi confeccionada com fio Anne, fica com 26cm e utilizo como toalhinha no criado mudo.
MATERIAIS
- Fio Anne
- Agulha 1.75mm
01 – Inicie com um anel mágico (ou um círculo com 8 correntes ) Após prender com ponto baixo faça duas correntes e mais 23 pontos altos, contando com as correntes iniciais teremos então um circulo com 24 pontos altos. Feche o anel mágico e finalize com ponto baixíssimo.
02 – Faça 6 correntes, pule 1 ponto de base e faça 1 ponto alto. Faça 3 correntes de espaço, pule um ponto de base e faça ponto alto… siga até completar 8 pontos altos (teremos 8 espaços) Em seguida faça 6 correntes.
03 – Agora vamos trabalhar voltando, não vamos completar o círculo. Após as 6 correntes vire o trabalho e vamos trabalhar 2 pontos altos no primeiro espaço de 3 correntes como mostram as imagens abaixo.
04 – Faça 3 correntes de espaço e no espaço seguinte faça novamente 2 pontos altos… siga até fazer os pontos no ultimo espaço. Após os 2 pontos altos, faça 3 correntes e em seguida faça 1 ponto alto na terceira correntinha das 6 que formam a ultima alça, observe as imagens…
05 – Faça 3 correntes, vire e vamos voltar trabalhando nos espaços novamente. Após as 3 correntes logo no primeiro espaço faça um leque da seguinte forma:
- 2 pontos altos,
- Uma corrente de espaço
- 2 pontos altos.
Em seguida faça 3 correntes para seguir para o segundo espaço onde faremos diferente.
06 – No segundo espaço faça 4 pontos altos juntos… faça novamente 3 correntes e no terceiro espaço faça novamente um leque como o que fez no primeiro espaço… siga intercalando, sempre faça 1 leque e no espaço seguinte um grupinho com 4 pontos altos… ao final vai terminar com leque.
07 – Após o ultimo leque, faça 1 ponto alto na terceira correntinha das 6 que iniciaram a volta anterior, desta forma esta carreira fica como a anterior.
08 – Em seguida faça 3 correntes, vire o trabalho e vamos voltar, faça leque dentro do primeiro leque.
09 – Faça 3 correntes de espaço, e no grupinho com 4 pontos altos faça 2 pontos altos juntos para cada ponto de base, desta forma o grupinho vai ficar com 8 pontos altos. Faça 3 correntes de espaço, e em seguida faça leque dentro de leque… siga por toda a carreira até o final terminando com leque dentro do leque.
10 – Faça 3 correntes, vire o trabalho e para voltar novamente faça leque dentro de leque, faça 3 correntes de espaço e vamos trabalhar no grupinho com 8 pontos altos.
11 – Faça 1 ponto alto, uma corrente de espaço, em seguida ponto alto encima de ponto alto sempre com uma corrente de espaço. Vai permanecer com 8 pontos altos mas com espacinhos de uma corrente entre um ponto e outro. Nesta carreira tem uma diferença, veja que após o primeiro leque fizemos 3 correntes, mas agora faremos apenas duas correntes de espaço e em seguida fala leque dentro de leque. Faça até trabalhar o ultimo grupinho sempre fazendo duas correntes de espaço de intervalo entre os leques e os grupinhos… Após o ultimo grupinho faça novamente 3 correntes e então trabalhe o ultimo leque.
12 – Após o ultimo leque, faça 3 correntes, vire o trabalho para voltar, faça leque dentro de leque, 3 correntes de espaço e prenda com ponto baixo encima do primeiro ponto alto do grupinho com 8 pontos.
13 – Faça 3 correntes de espaço e em seguida prenda com ponto baixo encima do segundo ponto alto, novamente 3 correntes… siga fazendo e veja que teremos então 7 alças com 3 correntes, faça novamente 3 correntes de espaço e trabalhe leque dentro de leque. Após o leque 3 correntes de espaço e novamente trabalhe as alças encima dos pontos altos como anteriormente… siga por toda a carreira e termina com leque.
14 – Faça 3 correntes, vire e faça leque dentro de leque. Agora trabalhe 4 correntes e em seguida prenda com ponto baixo na primeira alça de 3 correntes. Em seguida faça 3 correntes e prenda com ponto baixo na alça seguinte… siga trabalhando as alças e teremos então apenas 6 alças. Novamente 4 correntes de espaço e faça leque dentro de leque. Siga até o final terminando com leque.
15 – Faça 3 correntes, vire o trabalho e trabalhe leque dentro de leque. Agora faça 5 correntes de espaço e prenda com ponto baixo na primeira alça de 3 correntes, faça 3 correntes e prenda na alça seguinte… desta vez teremos então 5 alças com 3 correntes. Faça novamente 5 correntes e trabalhe leque dentro de leque. Faça toda a carreira e termine com leque.
16 – Esta será a ultima carreira que faremos completa. Após terminar a carreira anterior, faça 3 correntes, vire e trabalhe leque dentro do primeiro leque. Faça 5 correntes de espaço e prenda com ponto baixo na alça de 3 correntes… siga fazendo as alças, faça 5 correntes de espaço e agora faremos diferente nos leques intermediários.
17 – No leque faça da seguinte forma:
- 2 pontoa altos,
- uma corrente,
- 2 pontoa altos,
- uma corrente,
- 2 pontoa altos,
- uma corrente,
- 2 pontoa altos,
Faça 5 correntes e prenda na alça seguinte. Observe as imagens… Faça as alças como anteriormente, nos leques intermediários trabalhe sempre como este ultimo e no ultimo leque trabalhe um leque normal como o primeiro desta carreira.
18 – Faça 3 correntes, vire e faça leque dentro de leque. Desta vez vamos trabalhar apenas o primeiro “abacaxi” para formar a primeira asa da nossa borboleta. Após o leque faça 5 correntes e trabalhe as alças, faça novamente 5 correntes e faça 1 leque comum (2 pontos altos, uma corrente e 2 pontos altos) dentro do primeiro espaço de uma corrente do leque de 8 pontos, veja nas imagens.
19 – Faça 3 correntes, vire o trabalho e repita leque dentro de leque.
20 – Faça 5 correntes de espaço e prenda na primeira alça, trabalhe as alças e nesta volta restará apenas duas. Faça 5 correntes e trabalhe leque dentro de leque.
21 – Faça 3 correntes, vire o trabalho e faça leque dentro de leque. 5 correntes de espaço e prenda nas alças de 3 correntes… desta vez vai sobrar apenas uma alça! Faça 5 correntes e trabalhe leque dentro de leque.
22 – Faça 3 correntes, vire o trabalho e faça leque dentro de leque. Desta vez faça apenas 4 correntes, prenda com ponto baixo na única alça, faça novamente 4 correntes e faça leque dentro de leque.
23 – Faça 3 correntes, vire o trabalho e faça leque dentro de leque. Faça apenas uma corrente de espaço e em seguida trabalhe o outro leque finalizando então esta “asa”. Alongue o fio corte e arremate. Não fiz o arremate/acabamento para que você possa ver futuramente exatamente onde terminei o trabalho.
24 – Para trabalhar a segunda asa da borboleta, veja que vamos iniciar no mesmo leque que terminamos a primeira. Vire o trabalho para que fique posicionado no avesso (veja segunda imagem) Amarre o fio, prenda com ponto baixo, faça dua correntes e trabalhe um leque comum como mostra a terceira imagem.
25 – Agora basta repetir os passos da asa anterior para finalizar esta asa. Trabalhe sempre com espaços de 5 correntes em carreiras de ida e volta e apenas na penúltima carreira são 4 correntes e a última apenas uma corrente. Finalize e faça as duas asas seguintes da mesma forma.
26 – Para fazer as anteninhas da borboleta, prenda com ponto baixo no primeiro ponto de base do miolinho que forma a cabeça. Veja que temos 7 pontos de base sobrando. Após prender com ponto baixo faça mais 2 pontos baixos chegando então ao terceiro ponto de base. Faça 10 correntes.
27 – Volte na 5ª corrente e faça ponto baixo… volte fazendo ponto baixo nos 4 pontos restantes e em seguida prenda com ponto baixo no mesmo ponto de base (ou seja, no terceiro ponto onde iniciou a anteninha)
28 – Faça mais 2 pontos baixos e em seguida faça novamente 10 correntes e repita os passos da anteninha anterior finalizando com ponto baixo no mesmo ponto de base, faça mais 2 pontos baixos, alongue, corte o fio e arremate. Sua borboleta estará pronta!!!!
Vejam que linda borboleta!
Até o próximo passo a passo.