Hoje vamos aprender como confeccionar o BARRADINHO PARA TOALHA DE BANHO ou TOALHA DE ROSTO passo a passo. Nesta postagem vamos ver detalhadamente como é feito este trabalho.
MATERIAIS UTILIZADOS
- 5 Flores – Utilizei a FLOR ROSETA ABERTA e temos o passo a passo aqui no blog, veja AQUI
- Fio Anne da Círculo branco 8001
- Agulha para crochê 1.75mm – Para comprar a agulha utilizada no passo a passo CLIQUE AQUI
- Toalha de rosto 41x70cm
- Agulha de costura
- Tesoura
Como fiz o trabalho em uma toalha de rosto utilizei apenas 5 flores, mas você pode fazer também em toalhas de banho e neste caso utilizar mais flores. Para seguir o passo a passo precisamos observar o seguinte:
- Apenas uma volta com o verde para formar a base da flor.
- Apenas uma volta com branco para emendar as flores.
- O número de alças após a emenda precisa ser PAR – explicarei estas alças mais adiante no passo a passo número 11
Para confeccionar as flores utilizei fio Anne da Círculo e agulha 1.75mm – As cores utilizadas foram: 3794 e 9392
01 – Como expliquei anteriormente, a flor precisa ter apenas uma volta com verde para formar a base. Amarre o fio branco em um dos cantos, prenda com ponto baixo e faça duas correntes para dar altura de um ponto alto. Vamos iniciar uma volta comum como a anterior feita com o verde porém não vamos concluir a volta e sim emendar as flores sem precisar cortar o fio.
02 – Faça mais dois pontos altos, duas correntes de espaço e 3 pontos altos formando então um leque.
03 – Faça uma corrente de espaço e 3 pontos altos no espaço seguinte, novamente uma corrente e 3 pontos altos, uma corrente de espaço e novamente outro leque para formar o outro canto. Veja que vamos seguir até formar 3 lados, observe que no quarto canto fiz apenas um bloquinho com 3 pontos altos e não um leque. (veja que entre um canto e outro temos 2 bloquinhos, ou seja, se você fizer mais voltas com branco para ajustar o tamanho da toalha, precisa fazer de forma que a quantidade de bloquinhos seja PAR)
04 – Agora vamos unir a segunda flor, após os 3 pontos altos no canto que seria um leque, não faça corrente de espaço. Vamos fazer 3 pontos altos no cantinho da segunda flor a ser unida ao trabalho, veja as imagens:
05 – Após os 3 pontos altos não faça corrente de espaço, veja que vamos voltar prendendo entre os bloquinhos que fizemos anteriormente. (Apontei com a agulha) prenda com ponto baixo no primeiro espaço entre os bloquinhos da flor anterior.
06 – Sem fazer corrente de espaço – Faça 3 pontos altos entre os bloquinhos da base da segunda flor, em seguida prenda com ponto baixo na primeira flor, sempre sem fazer corrente de espaço na lateral da flor.
07 – Ao fazer a emenda no cantinho onde tem um leque na primeira flor faça uma corrente e então continue fazendo os a volta na segunda flor até que fique na mesma posição da primeira para emendar a terceira flor e assim por diante. Lembre-se, para emendar uma terceira flor faça bloquinhos em 3 laterais para que sobre apenas uma lateral da flor sem o fio branco que faremos ao completar a emenda de todas as flores.
08 – Ao terminar de emendar todas as flores necessárias para este trabalho, temos então o seguinte resultado: 5 flores emendadas porém uma lateral ainda sem trabalhar com o fio branco. Agora sim pode fazer um leque/canto na 5ª flor e vamos seguir trabalhando nesta lateral. Assim podemos continuar o trabalho sem precisar cortar o fio. Veja que ao medir o trabalho na toalha de rosto ele fica um pouquinho menor, não tem problema, ao fazer o acabamento ele vai se ajustar ao tamanho. Só não pode faltar muito, mesmo assim dá pra fazer um acabamento diferente caso necessário para ajustar a largura. Lembre-se se sobrar não tem jeito então neste caso é melhor faltar um pouco e ajustar com acabamento.
09 – Bem, seguindo com o passo a passo, continue fazendo a lateral que falta, chegando nas emendas faça um bloquinho com 3 pontos altos no cantinho que tem uma emenda, faça uma corrente e prenda com ponto baixo pegando bem no meio da emenda anterior como nas imagens abaixo. siga até completar a volta e finalize com ponto baixíssimo.
10 – Faça ponto baixíssimo até chegar no cantinho do leque e faça 5 correntes.
11 – Vire o trabalho e prenda com ponto baixo entre o canto e o leque. Novamente faça 5 correntes e prenda com ponto baixo entre um intervalo e outro. Veja que estamos formando ALÇAS, ao chegar no final precisamo ter um número PAR para que o trabalho fique correto.
12 – Na emenda das flores faça sempre uma alça de um leque para o outro como na imagem abaixo.
Ao final teremos uma lateral com 24 aças de 5 correntes
13 – Faça 5 correntes, vire o trabalho e prenda com ponto baixo no meio da alça anterior. Como viramos o trabalho vou contar como se esta seja a primeira alça a ser trabalhada.
14 – Na segunda alça, faça 9 pontos altos, em seguida prenda com ponto baixo na terceira alça.
15 – Faça novamente 5 correntes e prenda com ponto baixo na 4ª alça , em seguida faça 9 pontos altos na 5ª alça, siga sempre intercalando, veja as imagens:
16 – Ao completar a vota prenda com ponto baixo na ultima alça, faça DUAS correntes e faça 1 ponto alto no canto do trabalho como na imagem abaixo.
17 – Vire o trabalho, faça 1 ponto alto encima do primeiro ponto alto do leque anterior, veja que temos um leque com 9 pontos altos.
18 – Vamos fazer um ponto picô, para isso faça 3 correntes e prenda com ponto baixo pegando encima do ponto alto
19 – Faça ponto alto encima do segundo ponto alto do leque e em seguida outro ponto picô, siga intercalando e ao fazer o 9º ponto alto não faça o ponto picô, e ao final teremos 8 pontos picôs e 9 pontos altos.
20 – Prenda com ponto baixo na alça seguinte e vamos repetir os passos do leque anterior, faça até chegar ao final e prenda com ponto baixo na ultima alça.
21 – Faça 5 correntes e vamos voltar trabalhando novamente 24 alças que formarão a base para a próxima carreira de leques do trabalho.
22 – Ao fazer as 5 correntes vire o trabalho, antes observe que vamos prender entre o segundo e o terceiro ponto do leque, prenda pegando dois fios na parte do avesso do trabalho. (indiquei com a agulha na primeira imagem) Em seguida faça 5 correntes e prenda com ponto baixo entre o 7º e 8º ponto alto do leque como indiquei na segunda imagem. Faça novamente 5 correntes e prenda com ponto baixo entre um leque e outro como indicado na terceira imagem.
23 – Observe que o trabalho estará de frente mas vamos trabalhar no avesso da peça para que as alças não fique aparecendo, ou seja, elas vão ficar embaixo do leque.
Veja que atrás de cada leque teremos então 3 alças. Agora só seguir fazendo as alças prendendo com ponto baixo, veja que novamente indiquei com agulhas e as divisões são sempre as mesmas, entre o segundo e terceiro ponto alto, entre o sétimo e oitavo ponto alto e entre um leque e outro. Faça até chegar ao final da carreira.
24 – Agora temos novamente 24 alças e vamos trabalhar como já vimos nos passos anteriores. Faça 5 correntes, vire o trabalho e prenda com ponto baixo no meio da primeira alça, na segunda alça faça 9 pontos altos e prenda com ponto baixo na terceira alça, faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no meio da 4ª alça, faça 9 pontos altos na 5ª alça e assim por diante até completar a carreira. Faça a quantidade de carreiras de leque que desejar, para este trabalho fiz 5 carreiras de leques.
25 – Ao completar a quantidade de leques desejado vamos fazer o acabamento na lateral, para isso faça ponto picô e prenda com ponto baixo nas correntes de espaços que tem na lateral do trabalho. Terminei o trabalho no avesso, não tem problema, o ponto picô não fica diferente feito no avesso a da peça. Veja as imagens.
26 – Ao chegar na emenda das flores vamos fazer um ponto picô no canto, 1 ponto picô no intervalo do canto para o primeiro bloquinho de 3 pontos como indicado com a agulha, e 1 ponto picô encima do ponto alto do meio do bloquinho de 3 pontos altos como indicado na terceira imagem. Faça assim até chegar no canto.
27 – Ao chegar no canto então estaremos na lateral onde você pode fazer uma carreira de leques como foram feitas na parte de baixo do trabalho, mas podemos também fazer um acabamento simples como fizemos na lateral. Se for fazer a carreira de leques basta fazer a primeira carreira com alças de 5 correntes como já vimos nos passos anteriores.
Se for fazer um acabamento simples com ponto picô não se esqueça de fazer 2 pontos picôs no cantinho para não ficar repuxando, veja as imagens abaixo.
Siga por toda a lateral sempre fazendo nos intervalos dos bloquinhos e encima do ponto alto do meio de cada bloquinho…
28 – Nas emendas faça ponto picô em todos os intervalos e encima dos pontos altos do leque também como indicados com a agulha.
Veja que ao virar o trabalho não vai ficar diferente por estar no avesso da peça.
29 – Ao chegar no canto seguinte faça como o anterior e em seguida faça o acabamento na outra lateral da peça.
Bem, chegando no final temos você pode arrematar e cortar a sobra, mas caso não queira fazer emenda vamos voltar com ponto baixíssimo no avesso da peça até chegar no inicio dos leques, para ficar com um acabamento ainda melhor e não aparecer o inicio dos leques podemos fazer uma carreira de ponto picô. Veja que indiquei com a agulha na segunda imagem até onde vamos voltar com ponto baixíssimo.
Veja nesta imagem a parte da frente do trabalho como está aparente o inicio dos leques, não é feio, mas podemos melhorar ainda mais o trabalho.
30 – Se você optou por não cortar o fio, volte na parte de trás com ponto baixíssimo até que fique na mesma direção indicada na terceira imagem. Caso tenha cortado o fio basta amarrar onde iniciaremos então a carreira de ponto picô.
31 – Ao chegar na direção indicada alongue o fio, introduza a agulha no meio do leque e puxe o fio para que fique no meio do canto da primeira volta em brando que fizemos nas flores, prenda com ponto baixo.
Vamos fazer ponto picô assim como já fizemos na lateral e na parte de cima do trabalho, um ponto picô em cada intervalo entre os bloquinhos e um ponto picô encima do ponto alto do meio de cada bloquinho, para trabalhar melhor dobre o trabalho como na segunda imagem. Faça até o final da carreira, corte o fio e arremate.
Veja que ao fazer a carreira de ponto picô na parte de baixo, o inicio dos leques do trabalho não ficam mais aparente!
32 – Trabalho pronto e só falta pregar o barradinho na toalha de rosto. Vejam que não ficou “justinho” o tamanho da toalha, não tem problema, faltou muito pouco e neste caso não precisamos ajustar mais a largura, se faltar muito você pode fazer mais uma carreira de ponto picô encima da carreira anterior na lateral do trabalho. No meu caso como faltou muito pouco fazer mais uma carreira ficaria sobrando, então vou ajustar ao unir o trabalho na peça.
33 – Com agulha de costura, utilize o fio Anne par costurar, primeiro vamos unir as laterais para garantir que ficará certinho os dois lados do trabalho.
34 – Veja que na borda da toalha tem um acabamento, vamos fazer a costura pegando apenas a parte de cima da peça de forma que a costura não apareça na parte de trás do trabalho. Bem, já caprichamos no barradinho, então temos que caprichar na costura para não colocar todo o trabalho a perder. Essa costura também pode ser feita a máquina.
Veja que a costura não aparece na parte de trás… Costure primeiro as laterais, em seguida prenda ao longo da largura para que não fique repuxando antes de costurar em definitivo.
Chegamos ao final de mais um passo a passo, espero que tenham gostado e conseguido executar o trabalho. Em caso de dúvida mande uma mensagem para [email protected] e vamos ajudar você!
Todos os passo a passo apresentados no blog são feitos para ajudar as pessoas, agradecemos por compartilhar.
Veja quanto passo a passo temos aqui no blog!
Clicando nos links acima você encontra todos os passo a passo que estão nestas categorias!