Encontrou o gráfico de um trabalho maravilhoso e não está conseguindo fazer? Neste passo a passo vou explicar de forma simples como interpretar o gráfico, calcular a quantidade de correntes para iniciar um trabalho e aumentar a quantidade de pontos no início ou no final da carreira. (Link para download do gráfico no final da postagem)
Para o passo a passo estou utilizando o fio Barroco Maxcolor nº 6 da Círculo S.A e a agulha soft número 3, mas não importa o fio, espessura ou numeração de agulha.
Aumentar o número de pontos no final da carreira é uma das principais dúvidas para os iniciantes, depois destas explicações tenho certeza que vocês vão se tornar um(a) Expert 🙂
Interpretar o gráfico
01 – Vamos começar entendendo o que significa o gráfico? Este gráfico que escolhi (primeira imagem) não tem uma base retangular formando a borda do tapete/trilho, para formar o desenho precisamos aumentar ou diminuir a quantidade de pontos no início ou no final da carreira.
Observe que ele é diferente deste que tem uma base retangular… ( Gostou deste modelo abaixo? Tem o passo a passo AQUI)
02 – Os quadros com um “x” representam um conjunto com 4 pontos altos, já os quadros vazios são formados por 1 ponto alto, duas correntes de espaço e ponto alto novamente. Nas imagens abaixo fiz a conversão, veja que os quadradinhos foram substituídos por indicação de pontos, neste caso os desenhos representam pontos altos.
03 – Você pode encontrar gráficos com os quadros separados entre mais escuros e mais claro, a cor mais escura serve apenas para detalhar o desenho e definir onde teremos um bloquinho com pontos altos ou bloquinho com espaço de duas correntes. Em qualquer uma das formas será convertido para a forma apresentada abaixo:
Como calcular a quantidade de correntes para iniciar?
04 – No crochê filé sempre utilizamos parte do cordão de correntes par formar um dos pontos altos. Eu particularmente utilizo 4 correntes sendo 3 para dar altura de um ponto alto e uma corrente para servir de base para este mesmo ponto. Para fazer a conta de quantas correntes vai precisar é fácil, conte a quantidade de quadros, multiplique por 3 e adicione as 4 correntes que vão formar o último ponto alto.
05- No exemplo acima o trabalho começa com 7 quadradinhos então a conta fica assim:
- 7 x 3 = 21
- 21 + 4 = 25
Então fiz um cordão com 25 correntes.
06 – Volte na 5ª corrente (contando da agulha para trás) e faça ponto alto, veja que as 4 correntes formaram 1 ponto alto.
07 -Sendo assim tenho a primeira carreira do trabalho com 22 pontos altos (21 + as correntes) que formam os 7 bloquinhos do trabalho
08 – Já a segunda carreira do trabalho inicia e termina com 2 quadros a mais que a base do trabalho… Para aumentar o número de bloquinhos no início de uma carreira é simples, para a primeiro quadradinho faça 6 correntes e para cada uma a mais além da primeira faça 3 correntes. (Ex, para um quadradinho faça 6 correntes… para dois quadradinhos faça 6+3, para três quadradinhos são 6+3+3… e assim por diante)
09 – Volte com ponto alto sempre na 5ª corrente para que 4 correntes fique sobrando para formar o primeiro ponto alto. O último ponto alto que completa os 2 bloquinhos é feito em cima do último ponto de base da primeira carreira.
10 – Com mais 3 pontos altos em cima dos pontos de base teremos o terceiro bloquinho pronto.
11 – Para fazer o quadradinho vazio basta fazer duas correntes, pular 2 pontos de base e fazer ponto alto. Agora ficou claro que o “x” ou quadradinho colorido quer dizer que ele é cheio, preenchido com 2 pontos altos enquanto quadradinho vazio tem o espaço de 2 pontos altos.
12 – Ainda na segunda carreira temos uma sequencia de 5 quadradinhos vazios, eles ficam assim
13 – Chegando no final da segunda carreira temos novamente 3 quadradinhos cheios, o primeiro é feito em cima dos pontos de base da primeira carreira, já os demais não tem pontos de base para fazer? Aqui que está a dúvida de maioria das pessoas…
14 – Para fazer o primeiro ponto passando enrole o fio duas vezes na agulha, (isso mesmo, faremos um ponto alto duplo)
15 – Introduza a agulha no pé do último ponto de base, puxe a primeira laçada mas não alongue muito e passe por duas laçadas da agulha, fazendo ele mais apertado vai ficar mais parecido com um ponto baixo.
16 – Agora sim, alongue mais as laçadas e faça o ponto alto normalmente em duas fazes já que temos 3 laçadas na agulha.
17 – O segundo ponto será feito pegando no pé do ponto alto duplo, veja que indiquei com a agulha que tem 2 fios bem visíveis. Basta enrolar o fio duas vezes na agulha, fazer a primeira fase um pouco mais apertado e depois fazer o ponto alto normalmente… Com 3 pontos a mais teremos o primeiro quadradinho passando.
18 – Viram que fácil! Para fazer 2 quadradinhos passando são 6 pontos altos. Como explicado anteriormente o primeiro bloquinho tem 4 pontos altos (o bloquinho que fizemos em cima da carreira anterior) já para formar os demais bloquinhos são 3 pontos altos), mas atenção, se tem intervalo de quadradinho vazio a contagem precisa ser reiniciada.
Atenção: Vou pular a terceira carreira para explicar outro aumento de pontos; o de quadradinho vazio.
19 – Observe a quarta carreira inicia com 3 bloquinhos cheios e em seguida tem um bloquinho vazio. Independente do lado que você olhar vai ter este bloquinho. Quando ele for no início é mais fácil, basta calcular a quantidade de correntes normalmente, virar o trabalho e voltar fazendo os pontos altos para formar o bloquinho fechado e quando chegar no bloquinho vazio faça duas correntes, pule duas correntes de base e faça ponto alto normalmente já que teremos as correntes de base.
20 – Quando o bloquinho vazio for no final não teremos as correntes de base… Neste caso faça duas correntes (que vai ficar no alto do bloquinho) enrole o fio 3 vezes na agulha e vamos fazer ponto alto triplo com uma pequena diferença.
21 – Introduza a agulha no pé do último ponto de base, alongue bem o fio e passe a laçada em duas alças das 5 que temos na agulha. Pegue a laçada novamente e passe em mais duas laçadas, mas desta vez sem alongar muito. Veja que vai ficar semelhante ao ponto alto deitado e no mesmo comprimento das duas correntes que fizemos.
22 – Com as 3 alças que sobraram na agulha faça ponto alto normalmente, veja como ficou!
23 – Para continuar fazendo ponto alto enrole o fio duas vezes na agulha e introduza no pé do ponto alto, ou seja, no ponto que você fez sem alongar a laçada ao terminar o ponto alto que ficou deitado.
Iniciar uma nova carreira na mesma direção da anterior ou com menos bloquinhos
24 – Vire o trabalho chegar no final da carreira, faça 3 correntes e continue com ponto alto em cima de ponto alto. Observe que na terceira imagem apontei com a agulha que o ponto alto é feito no segundo ponto de base já que as correntes formam o primeiro ponto e já está na direção do primeiro ponto de base. Se o bloquinho for vazio, após virar faça 5 correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto… assim quando concluir a carreira seguinte o último ponto será feito na terceira das 5 correntes.
25 – Se a carreira seguinte começa com menos bloquinhos ao virar o trabalho faça ponto baixíssimo e siga com ponto baixíssimo nos pontos de base até alcanças a quantidade correspondente ao que precisa sobrar. A contagem é sempre igual expliquei mais acima, para o primeiro bloquinho são 4 pontos de base e para cada bloquinho além do primeiro são 3 pontos de base.
26 – Neste exemplo vou iniciar a próxima carreira com menos um bloquinho em relação a última… Siga com ponto baixíssimo até o 4º ponto de base, faça 3 correntes para formar o primeiro ponto alto (que vai ficar na mesma direção do 4º ponto de base) e continue com ponto alto normalmente. Se precisasse pular 2 bloquinhos seguiria com ponto baixíssimo até o 7º ponto de base (4 para o primeiro e + 3 para o segundo)
E agora, ficou fácil? Então faça o download do gráfico e mãos a obra. Se ainda restou dúvida deixe seu comentário ou envie uma mensagem através do formulário de contatos e responderei.
Utilize os botões de redes sociais para compartilhar os trabalhos do blog! Desde já serei muito grato.
Um forte abraço e tudo de bom sempre.