Como fazer uma colcha de cama?
Esta é uma pergunta que recebo com muita frequência. Existem vários modelos de colcha de cama em crochê uma mais deslumbrante que a outra, talvez o grande desafio é se encorajar a fazer uma visto que é um trabalho longo e então precisa muita dedicação. Recentemente lançaram um desafio que achei genial; Fazer uma colcha de cama em um ano. A proposta é muito interessante e consiste em fazer um quadradinho (square) por dia, como o ano tem 365 dias, ao final do ano você terá então sua colcha pronta! Não sei que propôs este desafio, então quero antecipadamente parabenizar mas assim que souber colocarei os créditos aqui porque realmente achei muito boa esta ideia.
Pegando o embalo e para deixar minha contribuição aqui está o passo a passo de um square super fácil mas com um efeito muito bonito como opção para sua colcha de cama em crochê.
Este square com fio DUNA e agulha 2.5mm fica com 15x15cm, se você optar por fazer com fio Anne por exemplo ele fica um pouco menor, 12x12cm
As medidas oficiais da cama são:
King Size: 2,00 x 2,00 m
Queen Size: 1,60 x 2,00 m
Casal: 1,40 x 1,90 m
Solteiro: 0,90 x 1,90 m
Solteiro Extra: 1,00 x 2,00 m
Sugestão de tamanho para sua colcha com fio Duna:
Largura X Comprimento
Colcha King Size: 2,70 x 2,40 m = 288 squares (18 para a largura e 16 para o comprimento)
Colcha Queen Size: 2,40 x 2,40 m = 256 squares (16 para a largura e 16 para o comprimento)
Colcha Casal: 2,10 x 2,40 m = 210 squares (14 para a largura e 16 para o comprimento)
Colcha Solteiro: 1,65 x 2,10 m = 154 squares (11 para a largura e 14 para o comprimento)
Colcha Solteiro Extra: 1,65 x 2,40 m = 176 square (11 para a largura e 16 para o comprimento)
Um novelo de fio Duna com 170m dá pra confeccionar de 6 a 7 squares. O novelo grande de 340m de 12 a 14 squares. Vale lembrar que a quantidade varia dependendo da pressão do ponto de cada um.
Agora que já sabemos todas as medidas e quantidades vamos precisar não tem desculpas, mãos a obra!!!
MATERIAIS
- Fio Duna – Utilizei a cor chumbo para melhor visualização do passo a passo
- Agulha para crochê 2.5mm
- Agulha de tapeceiro e tesoura para cortes e acabamentos
01 – Inicie fazendo 8 correntes e feche com ponto baixíssimo formando um círculo.
02 – Faça 16 pontos baixos dentro do círculo e finalize a volta com ponto baixíssimo.
03 – Suba com 6 correntes, pule 1 ponto de base e faça 1 ponto alto.
04 – Em seguida faça 3 correntes, pule 1 ponto de base e faça novamente ponto alto… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na terceira corrente das 6 que fizera no inicio da volta.
05 – No primeiro espaço de 3 correntes faça 3 pontos baixos, faça ponto baixo encima do ponto alto, no segundo espaço novamente 3 pontos baixos e ponto baixo encima do ponto alto.
06 – Faça 9 correntes, vire o trabalho e prenda com ponto baixo encima do ponto baixo que foi feito no ponto alto anterior. Veja que fizemos ponto baixo em 2 espaços, mas ao virar o trabalho, prenda com ponto baixo encima do ponto alto que separa o primeiro espaço.
07 – Desvire o trabalho e na alça de 9 correntes faça 3 pontos baixos, 1 ponto picô
08 – Novamente 3 pontos baixos e 1 ponto picô, mais 3 pontos baixos e mais 1 ponto picô, totalizando então 3 pontos picôs. Em seguida faça 3 pontos baixos.
09 – Faça 9 correntes, vire o trabalho novamente e prenda com ponto baixo do meio entre um picô e outro. Faça novamente mais 9 correntes e prenda com ponto baixo no espaço entre o segundo e o terceiro picô, mais 9 correntes e prenda com ponto baixo encima do primeiro ponto baixo da alça anterior.
10 – Desvire o trabalho novamente e temos então 3 alças com 9 correntes. Na primeira alça faça da seguinte forma:
- 1 ponto baixo
- Meio ponto alto
- 6 pontos altos
- 1 ponto picô
- 1 ponto alto
- meio ponto alto
- 1 ponto baixo
11 – Na segunda alça faça da seguinte sequência:
- 1 ponto baixo
- Meio ponto alto
- 1 ponto alto
- 1 ponto picô
- 6 pontos altos
- 1 ponto picô
- 1 ponto alto
- Meio ponto alto
- 1 ponto baixo
12 – Na terceira alça faça a seguinte sequência:
- 1 ponto baixo
- Meio ponto alto
- 1 ponto alto
- 1 ponto picô
- 6 pontos altos
- Meio ponto alto
- 1 ponto baixo
13 – Após o ponto baixo na alça de 9 correntes, vamos diretamente iniciar a segunda pétala. Faça 3 pontos baixos no espaço de 3 correntes logo a frente, 1 ponto baixo encima do ponto alto, novamente 3 pontos baixos no espaço de 3 correntes e 1 ponto baixo encima do ponto alto… agora só repetir o que fizemos na primeira pétala. Não se esqueça, após fazer 9 correntes vire e prenda com ponto baixo encima do ponto baixo feito encima do ponto alto anterior, não prenda junto com a pétala anterior, precisa ficar o espaço para acomodar as pétalas, observe na terceira imagem abaixo.
14 – Ao completar toda a volta teremos 4 pétalas, finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo que fizemos no inicio da volta. Corte o fio e arremate.
Ou corte o fio logo após o ultimo ponto baixo na alça de 9 correntes e faça o acabamento com a agulha de tapeceiro. Veja nas imagens, com o auxílio da agulha passe o fio no primeiro ponto baixo e em seguida passe no ultimo ponto baixo da alça de 9 correntes.
Veja como não dá pra perceber que terminamos o trabalho neste ponto.
Na parte de trás passe o fio por dentro dos pontos baixos da alça logo a frente, faça algumas voltinhas e corte as sobras.
Pronto! Square finalizado
15 – Para emendar os motivos vamos utilizar os pontos picôs. Durante a confecção do motivo seguinte, logo após os 6º ponto alto da segunda alça ao invés de fazer o ponto picô faremos a emenda.
16 – Após o ponto alto faça apenas uma corrente, prenda com ponto baixo no ponto picô do primeiro motivo e em seguida prenda com ponto baixo de volta como se estivesse finalizando o ponto picô. Siga normalmente no segundo motivo e no próximo ponto picô faremos novamente a emenda.
Observe que no lugar do ponto picô fizemos apenas uma corrente, 1 ponto baixo prendendo no picô do primeiro motivo e em seguida não faça mais correntes, apenas ponto baixo de volta no inicio da corrente da mesma forma que se finaliza o ponto picô.
17 – Na terceira alça, logo após o ponto alto faríamos o ponto picô, então faça a emenda no primeiro motivo e em seguida trabalhe até finalizar esta pétala. Note que em uma pétala faremos apenas duas das 4 emendas do motivo.
18 – Ao iniciar outra pétala faremos as emendas logo no lugar dos 2 primeiros pontos picôs. Veja as imagens…
19 – Sempre que for emendar um square no canto lembre-se, inicie as emendas logo na segunda pétala, veja as imagens abaixo…
Aqui temos um conjuntinho com 4 squares emendados…
Espero que tenham gostado e conseguido fazer este square, mas em caso de dúvidas escreva para [email protected] e responderemos o mais rápido possível. Quero agradecer o carinho e todos os comentários recebidos. Espero ver os trabalhos de vocês! Visite nosso grupo no FACEBOOK e compartilhe seus trabalhos! VER O GRUPO NO FACEBOOK
Veja quanto passo a passo temos aqui no blog!
-
FLORES
- Flores passo a passo
- Flores e folhas para aplicações
- Botão de rosa passo a passo
-
TAPETES
- Jogo de banheiro oval bico duplo passo a passo
- Tapete estrela passo a passo
- Tapete camélia passo a passo
- Tapete oval passo a passo
- Tapete redondo passo a passo
- Tapete retangular passo a passo
- Tapete para banheiro passo a passo
- Acabamento de tapete passo a passo
-
ACESSÓRIOS
- Caminho de mesa passo a passo
- Guirlanda passo a passo
- Porta pano de prato passo a passo
- Puxa-saco passo a passo
- Toalha natalina passo a passo
Clicando nos links acima você encontra todos os passo a passo que estão nestas categorias!