Hoje vamos aprender como confeccionar a BORBOLETA DE CROCHÊ passo a passo. Este é um trabalho simples e bem rápido, mas a borboleta fica linda e pode ser aplicada em seus trabalhos que darão um charme todo especial. Tantas flores em nosso blog acabou atraindo borboletas 🙂
Para este passo a passo utilizei barbante barroco multicolor e agulha para crochê número 3.0mm, você pode utilizar quaisquer tipo de fio que dará certo.
MATERIAIS
- Agulha para crochê 3.0mm (a agulha utilizada neste passo a passo você encontra AQUI)
- Barbante barroco (utilizei o lilás 9587)
- Tesoura e agulha de tapeceiro para cortes e acabamentos
- Duas pérolas (opcional)
01 – Inicie com fazendo 10 correntes e feche com ponto baixíssimo formando um círculo.
02 – Faça um ponto baixo já pegando por dentro do círculo e em seguida duas correntes.
03 – Faça mais 2 pontos altos formando um bloquinho, em seguida duas correntes de espaço e mais um bloquinho com 3 pontos altos.
04 – Novamente duas correntes de espaço e mais um bloquinho com 3 pontos altos, sempre pegando por dentro do círculo de 10 correntes. Siga fazendo os bloquinhos até completar um total de 8, em seguida faça duas correntes e finalize a volta com ponto baixíssimo. Teremos então um circulo formado por 8 bloquinhos de 3 pontos altos e 8 alças de duas correntes.
05 – Após finalizar a volta siga com ponto baixíssimo nos dois pontos altos seguintes e faça 1 ponto baixo no primeiro espaço de duas correntes.
06 – Em seguida faça duas correntes e mais 2 pontos altos formando um bloquinho. Faça 5 correntes de espaço e mais um bloquinho com 3 pontos altos ainda no mesmo espaço.
07 – Sem fazer corrente de espaço, siga para o próximo espaço e faça novamente um bloquinho com 3 pontos altos, 5 correntes e outro bloquinho no mesmo espaço. Siga assim até completar a volta e finalize com ponto baixíssimo. Teremos então na segunda volta 16 bloquinhos com 3 pontos altos e 8 alças de 5 correntinhas.
08 – Após finalizar com ponto baixíssimo, faça um ponto baixo pegando entre o primeiro e o ultimo bloquinho, veja que praticamente fiz um ponto baixo atrás do ponto baixíssimo. Desta forma já estaremos no ponto para iniciar a terceira e ultima volta.
09 – Após o ponto baixo, faça 5 pontos altos na primeira alça de 5 correntes.
10 – Faça 1 ponto picô (3 correntes e ponto baixo no alto do ultimo ponto alto como nas imagens abaixo) e mais 5 pontos altos formando então uma pétala que na verdade será uma das asas da nossa borboleta.
11 – Faça um ponto baixo entre os dois bloquinhos que não tem espaços e em seguida trabalhe outra pétala na alça de 5 correntes. Siga fazendo até completar 5 pétalas
12 – Ao completar a 5ª pétala, dobre a “flor” ao meio e prenda com ponto baixo pegando o intervalo entre a terceira e a quarta pétala, veja a imagens abaixo.
13 – Continue trabalhando a pétala na alça seguinte e novamente prenda com ponto baixo pegando as duas partes, siga trabalhando as pétalas até completar a oitava pétala formando então a borboleta.
14 – Finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate.
Gosto de fazer o acabamento com agulha de tapeceiro, caso queira fazer assim também veja como fica: Ao fazer a oitava pétala ao invés de finalizar com ponto baixíssimo alongue o fio e corte. Em seguida com a agulha de tapeceiro passe o barbante no alto do primeiro ponto baixo que fizemos para iniciar a volta e em seguida passe no alto do ultimo ponto alto da oitava pétala.
Agora na parte de dentro faço o acabamento escondendo as pontas e arrematando entre os fios da ultima pétala que forma a asa da borboleta 🙂
15 – Agora para fazer a anteninha do nosso bichinho, corte um pedaço de fio e passe entre o miolinho, amarre bem e recorte. Utilizei pérolas para dar um acabamento melhor, vejam:
Viram como é fácil fazer esta linda borboleta em crochê?
Caso tenha alguma dificuldade ou não entenda bem o passo a passo escreva pra gente! Utilize o formulário de contatos ou nosso e-mail [email protected] e vamos responder você o mais rápido possível.