Hoje estou trazendo a adaptação de uma flor que sempre fez muito sucesso aqui no blog. Fiz a FLOR RASTEIRINHA PREMIUM e para alegria de vocês o passo a passo está completinho mostrando como fazer base para continuação de um trabalho.
Para esta flor utilizei os fios Barroco Multicolor Premium da CÍRCULO S.A. Você que já está acostumado com lindas cores do Barroco Multicolor vai se encantar com as cores ainda mais vivas deste maravilhoso fio mercerizado. Barroco Multicolor Premium veio para nunca mais nos abandonar 🙂
MATERIAIS
- Fio Barroco Multicolor Premium – Cores 9368, 9587 e 9384
- Agulha para crochê – 3,0 mm (utilizei a agulha soft
- Tesoura e agulha de tapeceiro (agulha de costura)
- Pérola – Opcional
1 – Inicie com anel mágico, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga com mais 15 pontos altos dentro do anel mágico.
2 – Feche o anel mágico e finalize a volta com ponto baixo.
3 – Faça 6 correntes, volte na segunda corrente contando da agulha para trás e faça ponto baixíssimo pegando apenas 1 dos fios.
4 – Continue fazendo ponto baixíssimo pegando apenas 1 dos fios… siga até chegar no ponto baixo e faça ponto baixíssimo nele também, veja que apontei com a agulha.
5 – Siga com 2 pontos baixos nos próximos pontos de base e em seguida faça novamente 6 correntes.
6 – Agora só repetir… votar com ponto baixíssimo nas correntes e seguir até o primeiro ponto baixo, fazer 2 pontos baixos nos pontos de base… siga até completar a volta e vou explicar como finalizar a volta.
7 – Chegando no final da volta vai terminar com ponto baixo antes da primeira haste certo?
8 – Retire a agulha da laçada e introduza de trás para frente no ponto baixo que fizera para finalizar a volta de pontos altos que forma o miolinho. Lace o fio e passe-o para parte de trás da flor.
9 – Já na parte de trás, alongue um pouco o fio e prenda com ponto baixo na mesma direção, ou seja, entre as duas hastes.
10 – Faça 3 correntes, pule a haste seguinte e prenda com ponto baixo pegando apenas os fios de trás do miolinho… isso entre as hastes.
11 – Faça por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo e alongue bem o fio, corte, e com ajuda de uma agulha de costura, conduza o fio até a ponta inicial e amarre bem. Se optar com colocar a pérola esta é a melhor hora!
12 – Com o fio na agulha, passe-o para a parte da frente da flor.
13 – Passe dentro da pérola, passe o fio para a parte de trás pulando o buraquinho do miolo, assim a pérola ficará centralizada.
14 – Desta forma os fios estarão novamente cada um de um lado do miolinho… amarre bem, esconda parte do fio e corte as sobras.
15 – Agora vamos trabalhar com o fio 9587 – O lilás! Prenda o fio com ponto baixo no ponto baixo que fica entre duas hastes.
16 – Em seguida faça ponto baixo no fio do ponto baixo inicial da haste a frente. Observe na segunda imagem que sobraram 5 fios bem aparente se contar até a pontinha da haste.
17 – Enrole o fio na agulha e faça meio ponto alto no próximo fio. (para fazer meio ponto alto basta enrolar o fio na agulha como se faz ponto alto, buscar o fio e passar dentro das 3 laçadas de uma só vez)
18 – Faça ponto alto nos próximos 3 fios, ou seja, uma sequência de 3 pontos altos.
19 – No último fio vamos fazer 4 pontos altos.
20 – Hora de trabalhar a outra lateral, observe que temos também a mesma quantidade de fios… vamos trabalhar pegando sempre apenas 1… Neste primeiro fio [apontei com a agulha] faça 4 pontos altos.
21 – Continue com uma sequência de 3 pontos altos sendo 1 em cada fio… apontei com a agulha onde termina, assim facilita.
22 – Faça meio ponto alto no próximo fio…
23 – Em seguida faça ponto baixo no pé da haste… tem um fiozinho do ponto baixo que fizemos para iniciar a haste… não é o ponto baixo que está entre as hastes ok.
24 – Faça ponto baixíssimo no ponto baixo que está entre as hastes. Assim finalizamos a primeira pétala.
25 – Agora é só repetir nas hastes seguintes… veja que mostrei com a agulha de costura onde faremos o ponto baixo, depois faça meio ponto alto… sequência de 3 pontos altos e no último fio faça 4 pontos altos… faça até completar a volta e vou explicar como finalizar.
26 – Quando concluir a última pétala logo após o ponto baixo, retire a agulha da laçada. Introduza de trás para frente no primeiro ponto baixo que fizemos para prender o fio lilás e passe-o para a parte de trás.
27 – Com o fio já na parte de trás faça uma corrente de espaço e prenda com ponto baixo na alça de 3 correntes que tem na mesma direção da pétala.
28 – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 1 ponto alto.
29 – Prenda com ponto baixíssimo no terceiro fio da haste contando da ponta da pétala em direção ao pé. Observe que apontei com a agulha de crochê onde vou prender.
30 – Enrole o fio na agulha e faça 2 pontos altos ainda na mesma alça de 3 correntes.
31 – Faça uma corrente de espaço e vamos seguir para a próxima alça.
32 – Faremos o mesmo processo, faça 2 pontos altos na segunda alça, prenda com ponto baixíssimo no terceiro fio da haste contando a partir da ponta da pétala… faça novamente 2 pontos altos na alça… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na segunda corrente das duas que formam o primeiro ponto alto.
33 – Ainda sem cortar o fio… siga com ponto baixíssimo nos pontos altos e faça ponto baixo no próximo espaço de uma corrente… aquela corrente que fizemos para separar um bloquinho e outro entre as pétalas.
34 – Faça 5 correntes, siga para o próximo espaço de uma corrente e prenda com ponto baixo formando a primeira alça.
35 – Agora só continuar fazendo 5 correntes e prendendo com ponto baixo no espaço de uma corrente, finalize a volta com ponto baixíssimo no inicio da primeira alça, alongue o fio, corte e arremate.
As pétalas ainda não ficam tão organizadas quanto você deseja, mas não se preocupe… elas vão ficar retinhas!
36 – Com o fio Barroco Multicolor Premium cor 9384 faremos a base para as folhas e também as folhinhas.
37 – Amarre o fio verde em uma das laças de 5 correntes, prenda com ponto baixo e faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto.
38 – Faça mais 2 pontos altos e vamos prender com ponto baixíssimo pegando 2 fios da ponta da pétala… lembra que fizemos 4 pontos altos de cada lado na ponta da pétala? Então, mostrei com a agulha que vamos prender pegando 1 de cada lado.
39 – Após o ponto baixíssimo enrole o fio na agulha e faça 3 pontos baixos na mesma alça de 5 correntes.
40 – Faça uma corrente de espaço e vamos seguir para a segunda alça… faça 3 pontos altos, prenda com ponto baixíssimo na ponta da pétala, enrole o fio na agulha e faça 3 pontos altos na alça… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na segunda corrente das duas que formam o primeiro ponto alto.
41 – Siga com ponto baixíssimo até o penúltimo ponto alto antes da corrente de espaço. Pule o último ponto alto e faça ponto baixo na corrente… Isso fará nossa folha ficar retinha e não repuxando para um dos lados.
42 – Faça 7 correntes, prenda com ponto baixo no mesmo espaço, faça 10 correntes e prenda ainda no mesmo espaço, novamente 7 correntes e prenda novamente no mesmo espaço.
43 – Pule o primeiro ponto alto [na verdade ele fica bem escondido debaixo da folha] e siga com ponto baixíssimo até o penúltimo ponto de base… como pulamos o primeiro, teremos 4 pontos baixíssimos, é só conferir, como temos 6 pontos altos no bloquinho vai sobrar o último como apresentado na imagem. Agora só seguir repetindo, fazendo folha nos espaços de uma corrente.
44 – Chegando no final alongue bem o fio, corte e com ajuda de uma agulha passe o fio de trás para frente no segundo ponto baixíssimo, passe dentro do último ponto baixo que prende a folha e saia com o fio na parte de trás da flor onde fará o arremate.
Veja como fica a flor:
45 – O toque final no miolinho faremos com o fio lilás, introduza a agulha no alto de um dos pontos altos que foma o miolinho… posicione o fio lilás na parte de trás da flor, lace o fio e puxe apenas a laçadinha para a frente da flor.
46 – Veja como fica no avesso da flor:
47 – Agora só introduzir a agulha no próximo ponto alto, buscar o fio e passar dentro da laçada… siga fazendo em todos os pontos altos até chegar no final da volta. Para finalizar sem aparecer é bem simples!
48 – Veja na imagem acima que não finalizei onde comecei… parei no último ponto alto de base… alongue bem o fio, corte e coloque na agulha. Passe o fio pegando os 2 primeiros fios da laçada inicial, em seguida passe dentro do último ponto saindo com ele na parte de trás da flor.
49 – Agora só amarrar bem apertando a partir do segundo nó, esconder parte do fio e cortar as sobras.
Agora vamos trabalhar a base para continuar um trabalho.
50 – A base lilás tem uma divisão no meio por terem sido feitos 2 pontos altos, ponto baixíssimo na pétala e novamente 2 pontos altos, certo? Introduza a agulha no meio destes pontos e prenda o fio branco [ou o fio que for fazer o restante do trabalho] com ponto baixo. Observe que prendi com ponto baixo na alça que fiz com o fio amarelo.
51 – Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no meio do bloquinho seguinte.
52 – Agora só seguir repetindo por toda a volta e finalizar com ponto baixíssimo. Pronto! teremos 8 alças prontinhas para iniciar o trabalho.
53 – Como temos 8 alças, para fazer um motivo quadrado basta fazer leque na primeira alça. [O leque é formado por 3 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos] – faça uma corrente de espaço e na alça seguinte faça bloquinho com 3 pontos altos… Na terceira alça faça leque novamente e siga intercalando até finalizar a volta.
54 – A segunda volta fiz leque dentro de leque, uma corrente de espaço e bloquinho entre os bloquinhos da volta anterior. Fiz apenas duas voltas para você observar, mas a partir daqui é só seguir com o trabalho!
Aqui tenho a flor prontinha!
Chegamos ao final de mais um passo a passo, espero que tenham gostado! Eu amei trabalhar com o fio Barroco Multicolor Premium e tenho certeza que vocês vão adorar.
Conte pra mim! Fizeram a flor? 🙂
Me sigam no Instagram, só buscar por @blogdocroche ou clicar AQUI. Ao compartilhar seu trabalho me marque na postagem pra eu ver!
Um forte abraço e tudo de bom sempre!
Samuel Ramos.