Este é o TAPETE MUSGO e estamos na terceira e última parte do passo a passo. Se você está procurando o início ou continuação do trabalho veja os links abaixo:
Você também pode fazer o download do gráfico, link no final da postagem. Aliás, este é apenas um dos muitos modelos que temos gráfico para download, se quiser ver todos CLIQUE AQUI e aproveite para aumentar sua coleção.
MATERIAIS
- Fio Barroco Maxcolor nº6 – Utilizei 2 novelos com 400g cada
- Agulha para crochê 3.5mm
- Tesoura e agulha de costura para cortes e acabamentos
- Tamanho do trabalho pronto: 120 cm x 70 cm
Se você optou por fazer o acabamento, vamos iniciar trabalhando na largura do tapete. Importante fazer exatamente igual estou iniciando já que no comprimento será diferente.
58 – Contando a partir do cantinho, pule 6 pontos de base e prenda com ponto baixo. Continue com mais 6 pontos baixo, contando com o que utilizamos para prender teremos 7 pontos baixos.
59 – Faça 4 correntes, pule 3 pontos de base e siga com 13 pontos baixos. (A próxima alça faremos diferente…)
60 – Novamente 4 correntes, pule 3 pontos de base e siga com 13 pontos baixos, faça 4 correntes, pule 4 pontos de base e siga com 13 pontos baixos.
61 – Faça 13 pontos baixos e as próximas alça na largura do tapete são sempre com 4 correntes e pulando 3 pontos de base… siga até chegar no cantinho e se fez tudo correto teremos os 13 pontos baixos chegando certinho no canto.
62 – Faça 4 correntes e vamos para trabalhar no comprimento do tapete, inicie com ponto baixo no primeiro ponto de base do comprimento e siga até completar 13 pontos. As alças são diferente…
63 – Faça 4 correntes, pule 2 pontos de base e siga com 13 pontos baixos. Desta vez você vai seguir fazendo alças com 4 correntes pulando 2 pontos de base e intercalado com 13 pontos baixos… apenas uma das alças faça com 4 correntes pulando 3 pontos de base. Então escolha fazer ela mais ou menos quando chegar na metade.
64 – Veja, apenas uma das alças no comprimento do tapete fiz pulando 3 pontos de base, todas as demais pulei apenas 2 pontos de base.
65 – Se fez tudo correto vai chegar no cantinho completando 13 pontos, agora só fazer 4 correntes e seguir para a outra lateral que forma a largura, lembre-se, na largura pule 3 pontos de base e em apenas uma alça pule 4 pontos 🙂
66 – Faça por toda a volta, complete o primeiro bloquinho de 13 pontos já que iniciamos no meio e finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo.
67 – Para iniciar a segunda volta faça uma corrente para dar altura do primeiro ponto baixo e siga com mais 4 pontos baixos. Observe que vai sobrar 2 pontos de base.
68 – Faça uma corrente de espaço e em seguida faça 3 pontos altos dentro da alça. Faça duas correntes de espaço e novamente 3 pontos altos no mesmo espaço formando um leque.
69 – Faça uma corrente de espaço, pule 2 pontos de base e faça 9 pontos baixos. Observe que vai sobrar 2 pontos de base.
70 – Siga repetindo até chegar no cantinho onde faremos diferente…
71 – Faça duas correntes de espaço, faça o leque normalmente no canto, faça duas correntes de espaço, pule 2 pontos de base e siga com 9 pontos baixos… Só seguir repetindo por toda a volta e apenas os leques do canto tem duas correntes de espaço antes e após os pontos baixos, as demais apenas uma corrente.
72 – Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na primeira corrente que fizemos para o primeiro ponto baixo.
73 – Para iniciar mais uma volta faça uma corrente e siga com mais 3 pontos baixos. Observe que vai sobrar apenas 1 ponto de base.
74 – Faça 3 correntes, 3 pontos altos dentro do leque. Duas correntes e complete o leque fazendo mais 3 pontos altos no mesmo espaço.
75 – Faça 3 correntes, pule 1 ponto de base e siga com 7 pontos baixos. Agora só seguir repetindo até chegar no canto onde faremos diferente.
76 – Chegando no cantinho faça 5 correntes antes do leque, faça o leque normalmente e faça 5 correntes novamente antes de continuar com 7 pontos baixos. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na corrente que forma o primeiro ponto baixo.
77 – Força nos dedinhos, faltam apenas 3 voltas! Após finalizar com ponto baixíssimo faça uma corrente para dar altura do primeiro ponto baixo e faça mais 1 ponto baixo. Observe que vão sobrar 2 pontos de base.
As próximas imagens aparece de cor diferente por eu ter fotografado a noite, peço desculpas, mas é a mesma peça!
78 – Sem fazer corrente de espaço vamos seguir com 4 pontos altos na alça antes do leque.
79 – Faça uma corrente de espaço e faça leque dentro do leque.
80 – Faça uma corrente de espaço, 4 pontos altos na alça e sem corrente de espaço pule 2 pontos de base e siga com 3 pontos baixos.
81 – Agora só seguir repetindo e no cantinho faremos diferente.
82 – Chegando no canto faça 7 pontos altos, uma corrente de espaço e faça o leque normalmente com 3 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos.
83 – Faça uma corrente de espaço e faça novamente 7 pontos altos.
84 – Sem fazer corrente de espaço pule 2 pontos de base e siga com 3 pontos baixos. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na corrente que forma o primeiro ponto baixo.
85 – Após finalizar com ponto baixo faça 8 correntes (a primeira corrente vai servir como ponto baixo, as outras 7 como alça) Faça o leque normalmente com 3 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos.
86 – Faça 7 correntes e prenda com ponto baixo no ponto baixo do meio.
87 – Siga repetindo até chegar no canto onde faremos diferente.
88 – Chegando no canto faça 10 correntes, faça o leque normalmente, faça 10 correntes e prenda com ponto baixo no ponto do meio… siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na primeira corrente das 8 que fizemos no início da volta.
89 – Siga com ponto baixíssimo por mais duas correntes e em seguida faça ponto baixo abraçando a alça.
90 – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 6 pontos altos.
91 – Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no pé das correntes formando um ponto picô.
92 – Sem fazer corrente de espaço, faça 3 pontos altos dentro do leque.
93 – Faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no pé das correntes formando um ponto picô maior.
94 – Complete o leque fazendo mais 3 pontos altos dentro do leque.
95 – Faça 3 correntes, prenda com ponto baixo no pé das correntes formando um ponto picô menor, sem fazer corrente de espaço siga com 7 pontos altos na alça a frente.
96 – Ainda sem fazer corrente vamos seguir para a laça seguinte e fazer 7 pontos altos… agora só seguir repetindo e faremos diferente no canto.
97 – Chegando no cantinho a única diferença é que faremos 12 pontos altos na alça, os pontos picôs permanecem iguais… siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo ou com ajuda de agulha de tapeceiro.
98 – Se optar por finalizar com agulha de tapeceiro, após o último ponto alto alongue o fio e corte.
99 – Com o fio já na agulha, passe o fio de trás para frente em cima do segundo ponto alto. Lembre-se que o primeiro é formado por correntes e estamos pulando ele.
100 – Passe o fio dentro do último ponto alto, passe por dentro da segunda corrente das duas que formam o primeiro ponto alto saindo na parte de trás do trabalho.
101 – Com o fio já na parte de trás basta seguir com ele até a ponta de fio que iniciamos, amarrar bem e esconder parte dos fios antes de cortar a sobra.
Finalmente nosso tapete pronto!
O Tapete Musgo é uma ótima opção para quarto ou sala. Ele fica com um excelente tamanho gastando pouco fio.
Espero que tenham gostado de mais este passo a passo. Agradeço por compartilharem e não se esqueçam de deixar sua opinião! Ficarei feliz em ler seu comentário 🙂
Forte abraço,
Samuel Ramos
–