Esta é a terceira e última parte do passo a passo e estamos confeccionando o TAPETE LAVANDA. Se você está procurando o início do tapete temos os links:
O tapete lavanda foi todo confeccionado com fios Barroco. Nas flores e acabamento utilizei o Barroco Multicolor, já na parte branca utilizei o Barroco Maxcolor nº6. A medida do tapete pronto é 110cm x 67cm
MATERIAIS
- Fio Barroco Maxcolor nº6 – 1 novelo com 400g
- Fio Barroco Multicolor – Cores: 9368, 9587, 9353 e 9384 (200g de cada será suficiente)
- Agulha para crochê: 3.0mm (para fazer as flores) e 3.5mm para o restante do tapete
- Tesoura e agulha de tapeceiro para cortes e acabamentos
- 8 flores – Passo a passo AQUI
- Tamanho do tapete: 110cm x 67cm
Agora com o fio Barroco Multicolor 9353 vamos fazer o acabamento iniciando na largura do trabalho. Logo após o cantinho pule 5 pontos de base e prenda o fio com ponto baixo no 6º ponto.
Faça 3 correntes, pule 2 pontos e prenda com ponto baixo. Faça 3 correntes, pule 2 pontos de base e prenda com ponto baixo e novamente 3 correntes, pule 2 pontos de base e prenda com ponto baixo.
Faça 6 correntes, pule 5 pontos de base e prenda com ponto baixo.
Agora só seguir repetindo… Faça 3 correntes, pule 2 pontos e prenda com ponto baixo. Faça 3 correntes, pule 2 pontos de base e prenda com ponto baixo e novamente 3 correntes, pule 2 pontos de base e prenda com ponto baixo. Quando chegar no canto faça 6 correntes e prenda no cantinho do trabalho.
Agora vamos trabalhar no comprimento e teremos alterações para que fique certinho, então atente-se aos próximos passos. Logo após prender no canto faça 6 correntes, pule 5 pontos de base e prenda com ponto baixo.
Esta primeira sequência é igual ao que fizemos na largrua… Faça 3 correntes, pule 2 pontos e prenda com ponto baixo. Faça 3 correntes, pule 2 pontos de base e prenda com ponto baixo e novamente 3 correntes, pule 2 pontos de base e prenda com ponto baixo. Em seguida faça 6 correntes, pule 5 pontos de base e prenda com ponto baixo.
Agora sim teremos alteração, Logo após a segunda alça grande (que tem 6 correntes) Faça 3 correntes, pule 2 pontos de base e prenda com ponto baixo, faça 4 correntes, pule 3 pontos de base e prenda com ponto baixo. Para completar a sequência faça 3 correntes, pule 2 pontos de base e prenda com ponto baixo.
Observe que das alças menores a do meio tem 4 correntes e pulando 3 pontos, teremos então uma alça com 6 correntes pulando 5 pontos de base. Agora atenção: A primeira sequência de 3 alças menores foram todas com 3 correntes, a segunda sequência já temos a do meio com 4 correntes… Faça mais duas sequências igual a última sendo 3 alças menores com a do meio contendo 4 correntes e vamos chegar exatamente na metade do tapete.
Já fizemos 4 sequências de alças pequenas separadas por alça grande de 6 correntes, a 5ª sequência faça igual a primeira… as 3 alças com 3 correntes pulando 2 pontos de base, vai ficar igual o que fizemos na largura também.
Para completar o comprimento do tapete faça 3 sequências sendo a alça menor do meio com 4 correntes e pulando 2 pontos de base, já a última sequência ficará igual a primeira. Todas pulando apenas 2 pontos de base. Se fez tudo certinho vão sobrar exatos 5 pontos antes de chegar no cantinho… faça alça com 6 correntes e prenda com ponto baixo no canto do trabalho.
Agora só seguir contornando e finalizar com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo. (É normal formar ondulação no tapete após esta volto por conter alças com mais pontos que o comprimento e largura do tapete, a tendência é normalizar nas próximas voltas).
Após finalizar com ponto baixíssimo teremos logo a frente uma alça com 3 correntes, faça ponto baixíssimo em duas destas correntes e em seguida faça ponto baixo abraçando a laça, veja que fica bem no meio da alça mesmo fazendo 2 pontos baixíssimos.
Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no meio da alça seguinte. Novamente 3 correntes e prenda com ponto baixo no meio da alça seguinte.
Agora sem fazer corrente de espaço, enrole o fio na agulha e faça 4 pontos altos na alça de 6 correntes. Faça duas correntes de espaço e novamente 4 pontos altos no mesmo espaço.
Sem fazer corrente de espaço, prenda com ponto baixo na alça seguinte. Faça 3 correntes, prenda com ponto baixo na segunda alça, novamente 3 correntes e prenda com ponto baixo na próxima alça. Agora só seguir repetindo… na alça com 6 correntes são 4 pontos altos, duas correntes e 4 pontos altos… siga até chegar no canto onde faremos diferente.
Chegando no canto faça 8 pontos altos na primeira alça, faça duas correntes e faça 8 pontos altos na alça seguinte.
Sem corrente de espaço prenda com ponto baixo e agora só seguir repetindo… Todas as alças são com 3 correntes mesmo após prender com na alça que fizemos com 4 correntes… Ou seja, basta seguir repetindo por toda a volta e nos cantos fazer igual ao que expliquei no passo anterior. Finalize a volta com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo.
Para iniciar mais uma volta faça ponto baixíssimo em duas das 3 correntes e em seguida faça ponto baixo abraçando a alça.
Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no meio da alça seguinte.
Faça 4 correntes de espaço e faça 2 pontos altos no espaço de duas correntes que fica após os 4 pontos altos.
Faça duas correntes de espaço e novamente 2 pontos altos no mesmo espaço.
Faça 4 correntes, prenda com ponto baixo na primeira alça, faça 3 correntes e prenda com ponto baixo na alça seguinte.
Agora só seguir repetindo… são 4 correntes antes de fazer o leque dentro do espaço de duas correntes… faça até chegar no canto onde faremos diferente.
Chegando no canto faça 9 correntes, faça 2 pontos altos dentro do espaço do canto, faça 3 correntes e novamente 2 pontos altos no mesmo espaço. Faça 9 correntes e prenda com ponto baixo na primeira alça. Agora só seguir repetindo por toda a volta e finalizar com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo, cortar o fio e arrematar. A última volta faremos com o fio lilás 9587 (o mais claro)
Amarre o fio na alça de 3 correntes e prenda com ponto baixo.
Sem fazer correntes de espaço, enrole o fio na agulha e faça 5 pontos altos na alça de 4 correntes. Faça uma corrente de espaço e faça 2 pontos altos dentro leque.
Faça uma sequência de 3 pontos picô. Para fazer o ponto picô basta fazer 3 correntes e prender com ponto baixo no pé das correntes, em seguida faça novamente 3 correntes e prenda com ponto baixo no pé das 3 correntes, novamente 3 correntes e prenda com ponto baixo no pé das correntes e teremos os 3 pontos picôs.
Faça 2 pontos altos dentro do mesmo leque, faça uma corrente de espaço e em seguida faça 5 pontos altos na alça seguinte.
Sem fazer corrente de espaço prenda com ponto baixo na alça de 3 correntes. Siga repetindo e apenas no canto faremos diferente…
Na alça do canto faça 10 pontos altos, uma corrente de espaço e 2 pontos altos dentro do leque.
Faça 2 pontos picô, ponto alto dentro do leque e novamente 2 pontos picôs… veja que detalhei como fazer ponto picô em sequência…
Em seguida faça 2 pontos altos dentro do leque, uma corrente de espaço e 10 pontos altos na alça de 9 correntes.
Prenda com ponto baixo no meio da alça seguinte…siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo ou com ajuda de agulha de tapeceiro, corte o fio e arremate.
Tapete prontinho!
Chegamos ao final do passo a passo e espero que tenham gostado resultado. Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe este passo a passo nas redes sociais.
Deixo meu abraço, desejo tudo de bom e volto assim que possível com novidade 🙂
Samuel Ramos
–