Esta é terceira e última parte do passo a passo e estamos aprendendo um modelo clássico de TAPETE EM CROCHÊ FILÉ, passo a passo detalhado e gráfico redesenhado e disponível para download. Aliás AQUI no blog tem vários modelos clássicos e com gráfico para download aproveite!
MATERIAIS
- Fio Barroco Maxcolor nº 6 – Cor 6156 – Gatei 500g (pouco mais de 1 novelo grande)
- Agulha para crochê 3.5mm
- Tesoura e agulha de tapeceiro para corte e acabamentos
- Tamanho do trabalho: 48 x 95 cm
Está fazendo seu tapete? Não deixe de compartilhar nas redes sociais e compartilhe também o link deste passo a passo para ajudar outras pessoas! Deixo meu agradecimento desde já.
89 – Inicie a próxima carreira fazendo a lateral com 4 pontos altos, faça 1 bloquinho vazio e siga com 3 bloquinhos cheios.
90 – Faça 3 bloquinhos vazios e 2 bloquinhos cheios. Observe que chegamos no espaço de duas correntes que fica bem na direção do desenho central.
91 – Faça 2 bloquinhos vazios e então o primeiro ponto pompom exatamente neste espaço, continue bloquinho vazio e intercalando até completar 3 pontos pompons.
92 – Continue com 3 bloquinhos vazios, 3 bloquinhos cheios e para completar a carreira faça 1 bloquinho vazio e a lateral com 4 pontos altos.
93 – Inicie a carreira fazendo a lateral com 4 pontos altos. Continue com 2 bloquinhos vazios e faça 3 bloquinhos cheios.
94 – Faça 3 bloquinhos vazios e continue normalmente com 3 pontos pompons sempre intercalados com bloquinho vazio. Observe que ele vai ultrapassar a metade do tapete.
95 – Faça 1 bloquinho vazio e apenas 1 bloquinho cheio.
96 – Faça 3 bloquinhos vazios, 3 bloquinhos cheios e para completar a carreira faça 2 bloquinhos vazios e a lateral com 4 pontos altos.
97 – Inicie a lateral com 4 pontos altos, siga com 3 bloquinhos vazios e 3 bloquinhos cheios.
98 – Faça 3 bloquinhos vazios e então inicia a sequência de pontos pompons… Sempre intercalados por bloquinho vazio.
99 – Faça 3 bloquinhos vazios, 3 bloquinhos cheios e para completar a carreira faça 3 bloquinhos vazios e a lateral com 4 pontos altos.
100 – Inicie a carreira com 4 pontos altos, siga com 2 bloquinhos vazios e em seguida faça 3 bloquinhos cheios.
101 – Faça 3 bloquinhos vazios e 1 bloquinho cheio. Observe que já vamos começar a sequência de pontos altos novamente já do outro lado dos pontos pompons.
102 – Faça 1 bloquinho vazio e continue com a sequência de 3 pontos pompons intercalados por bloquinho vazio.
103 – Faça 3 bloquinhos vazios, 3 bloquinhos cheios e para completar a carreira faça 2 bloquinhos vazios e a lateral com 4 pontos altos.
104 – Inicie a carreira com 4 pontos altos, faça 1 bloquinho vazio e 3 bloquinhos cheios.
105 – Faça 3 bloquinhos vazios e em seguida faça a sequência com 3 pontos pompons intercalados com bloquinho vazio.
106 – Faça 2 bloquinhos vazios e em seguida 2 bloquinhos cheios.
107 – Faça 3 bloquinhos vazios, 3 bloquinhos cheios e para completar a carreira faça 1 bloquinho vazio e a lateral com 4 pontos altos.
108 – Inicie a carreira com 4 pontos altos, faça 1 bloquinho vazio e 2 bloquinhos cheios. Continue com 3 bloquinhos vazios.
109 – Faça 2 bloquinhos cheios, 1 bloquinho vazio e novamente 2 bloquinhos cheios.
110 – Faça 11 correntes, pule o ponto pompom e faça ponto alto logo após ele… siga com mais 2 pontos pompons sempre intercalando com bloquinho vazio.
111 – Faça 3 bloquinhos vazios, 2 bloquinhos cheios e para completar a carreira faça 1 bloquinho vazio e a lateral com 4 pontos altos.
112 – Inicie a carreira com 4 pontos altos, faça 1 bloquinho vazio e 1 bloquinho cheio.
113 – Continue com 3 bloquinhos vazios, sequência de 3 pontos pompons intercalados com bloquinho vazio. Faça 5 correntes, 3 pontos baixos na alça de 11 correntes…. Veja que a partir de agora estamos repetindo o motivo anterior… a única diferença é a inversão de lado dos pontos pompons. Observe as carreiras anteriores e siga repetindo até completar o desenho… vou explicar como fica o fechamento do desenho no próximo tópico.
114 – Quando chegar na 33ª carreira vamos fechar o desenho… basta completar os 2 bloquinhos cheios na alça, fazer duas correntes e fazer ponto pompom na alça seguinte. Veja que a única diferença do desenho anterior é a ordem… lá primeiro era o ponto pompom e depois o bloquinho 🙂
115 – Na 34º é similar a 6ª carreira do tapete. Quando chegar no meio faça apenas 2 pontos pompons e em seguida faça 1 bloquinho vazio. Observe a imagem abaixo:
116 – Faça 2 bloquinhos cheios… 1 bloquinho vazio e 2 bloquinhos cheios.
117 – Faça 1 bloquinho vazio, apenas 1 ponto pompom e continue o restante exatamente igual a 5ª carreira do trabalho… só lembrando que estamos no sentido contrário… então após o ponto pompom são 3 bloquinhos vazios, 3 bloquinhos cheios, 2 bloquinhos vazios e a lateral com 4 pontos altos.
118 – A próxima carreira é igual igual a 4ª carreira do trabalho. Exatamente igual e já estaremos novamente no sentido correto, exatamente como fizemos a partir do tópico número 06 Aliás este é o ponto certo onde terminaria o trabalho caso ele tivesse apenas 2 desenhos, então basta seguir repetindo quantos desenhos desejar, mas para terminar da mesma forma que começamos precisa ser número par de desenhos. O meu fiz com 4 desenhos 🙂
119 – Após o quarto desenho e logo após a carreira que fica igual a 4ª carreira do trabalho basta repetir a terceira carreira, depois as duas carreiras fechadas como a primeira e segunda.
120 – Após as duas carreiras fechadas faça uma corrente e vamos trabalhar as voltas de acabamento iniciando na lateral do tapete.
121 – Faça ponto baixo no último ponto alto.
122 – O segundo ponto baixo fica no pé do ponto alto, ou seja, na mesma corrente que foi feito o último ponto alto.
123 – Agora só seguir fazendo 1 ponto baixo no meio do ponto e 1 ponto baixo no pé do ponto… siga até chegar no cantinho do tapete.
124 – Chegando no cantinho faça ponto baixo, duas correntes e ponto baixo no mesmo lugar. Siga com ponto baixo e aproveite para esconder a ponta de fio inicial! Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo.
125 – Inicie a segunda volta com uma corrente e siga com ponto baixo pegando apenas o fio de trás dos pontos de base. Observe que mostrei bem na segunda imagem que o ponto é feito pegando apenas o fio de trás.
126 – Chegando no cantinho faça ponto baixo no espaço de duas correntes, faça duas correntes de espaço e novamente ponto baixo no mesmo lugar. Continue com ponto baixo por toda a volta, sempre pegando apenas o fio de trás.
127 – Você pode finalizar com ponto baixíssimo ou alongar o fio, cortar e fazer o acabamento com agulha de tapeceiro. Para isso basta passar o fio de trás para frente no primeiro ponto baixo… aquele que fica logo após a corrente.
128 – Passe dentro do último ponto baixo, dentro da corrente que fizemos para iniciar a volta saindo na parte de trás do tapete. Esconda parte do fio, divida em 2, amarre bem e corte as sobras.
Prontinho!
Veja como fica o trabalho:
Chegamos ao final de mais um passo a passo, espero que tenham gostado de mais este modelo. Não deixe de compartilhar este passo a passo em suas redes sociais! Se fizer suas peças compartilhe e conte que fez através do blog, assim estará ajudando a divulgar o trabalho e fazendo com que outras pessoas encontre e faça também. Não deixe de fazer o download do gráfico, aliás este é apenas um entre muitos modelos que tem gráfico disponível. Veja outros AQUI.
–