Esta é a terceira e última parte do passo a passo, estamos confeccionando o TAPETE TULIPAS COM FLOR CAMILA. Um modelo versátil, fácil e rápido.
A lista de materiais é para o trabalho completo, estou disponibilizando aqui nesta parte para facilitar o acesso rápido. Se você está procurando as outras partes do passo a passo não deixe de visitar os links que deixei no final desta página!
MATERIAIS
- Fio Barroco Maxcolor nº6 – Cor 8001 – 2 novelos com 400g cada
- Fio Barroco Maxcolor nº6 – Cor 6156 – 1 novelo com 200g
- Agulha para crochê 3.5mm
- Tesoura e agulha de tapeceiro para cortes e acabamentos
- FLOR CAMILA – Passo a passo AQUI
- Utilizei Barroco Multicolor cores: 9368, 9284, 9427 e 9392 – Confeccionei a flor com agulha 3.0mm
- Tamanho do tapete pronto 115cm de diâmetro
Na segunda parte do passo a passo nosso trabalho ficou com 35 voltas e agora vamos fazer os contornos, aplicar a flor e terminar o tapete 🙂 Utilizei a cor Tuti-Fruti (6156) que deu um destaque maravilhoso neste trabalho.
60 – Vou mostrar uma imagem de um passo mais adiante apenas para mostrar que iniciei no segundo leque após um losango:
Continuando…
61 – Amarre o fio em um dos leques, prenda com ponto baixo e faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Faça mais 2 pontos altos no mesmo espaço.
62 – Faça duas correntes e faça 2 pontos altos pegando o último ponto alto com alça, observe as imagens:
63 – Faça 3 pontos altos dentro do leque onde foi amarrado o fio e teremos então um “cogumelo”
64 – Sem fazer corrente de espaço, prenda com ponto baixo na alça a frente.
65 – Sem fazer corrente de espaço vamos fazer o cogumelo dentro do próximo leque… basta fazer 3 pontos altos, duas correntes, 2 pontos altos pegando o último ponto alto com alça e finaliza com 3 pontos altos dentro do leque formando o segundo. Siga fazendo leque até chegar na ponta.
66 – Após prender com ponto baixo na alça faça ponto baixo em cima do primeiro ponto alto do leque. Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo em cima do ponto baixo formando um ponto picô.
67 – Pule 1 ponto de base e prenda com ponto baixo, observe que sobrou apenas 1 ponto de base na primeira lateral do leque. Faça o cogumelo normalmente dentro do espaço de duas correntes e em seguida prenda com ponto baixo no segundo ponto de base.
68 – Faça o ponto picô exatamente como o anterior, pule 1 ponto de base e prenda com ponto baixo no último ponto da lateral do leque.
69 – Faça ponto baixo na alça de duas correntes e então siga com cogumelo dentro do próximo leque… Siga até chegar no losango.
70 – Chegando no losango você vai escolher se quer fazer o contorno formando as tulipas como fiz no meu tapete ou se prefere fazer um contorno total apenas no tapete. Se for contornar o tapete inteiro prenda com ponto baixo na alça de duas correntes, ponto baixo em cima do ponto baixo em cima do losango, ponto baixo na alça seguinte e então continue com cogumelo nos leques… Se for fazer como fiz o meu siga para o próximo passo.
71 – Após o último cogumelo antes do losango prenda com ponto baixo em cima do último ponto alto do leque.
72 – Faça ponto baixo descendo no último ponto alto do leque como apontei com a agulha.
73 – Em seguida vamos fazer ponto baixo em cima dos 2 pontos do leque que está na volta anterior… veja que apontei com a agulha e em seguida fiz ponto baixo em cima dos 2 pontos.
74 – Faça ponto baixo em cima do último ponto alto do leque que fica na penúltima volta… veja que assim vamos descendo em direção ao centro do tapete 🙂
75 – Desça contornando até chegar no alto da terceira carreira como apontei com a agulha.
76 – Após o ponto baixo que fica na terceira carreira faça uma corrente e faça ponto baixo no meio do leque desta mesma volta, apontei com a agulha:
77 – Faça uma corrente, prenda com ponto baixo em cima do ponto alto já do outro lado do leque. Observe que desta vez vamos começar com ponto baixo no primeiro ponto alto do leque como apontado na segunda imagem das duas que estão abaixo:
78 – Ponto baixo no ponto alto que fica mais no centro do leque e depois ponto baixo no ponto alto que já está na volta acima… seguir subindo contornando até chegar na última volta.
79 – Na última volta faça apenas o ponto baixo no primeiro ponto alto do leque e então faça o cogumelo dentro do leque. Faça ponto baixo na alça de duas correntes, alongue o fio e corte para fazer o acabamento com a agulha.
80 – Passe o fio de trás para frente em cima do primeiro ponto, passe dentro do ponto baixo e passe dentro da segunda corrente que forma o primeiro ponto alto do cogumelo saindo na parte de trás. Amarre as pontas e corte as sobras.
Veja como fica:
Seguindo as mesmas explicações faça o contorno nas outras 5 tulipas 🙂
Você pode aplicar a flor que mais lhe agradar, inclusive AQUI no blog tem muitas opções. Confeccionei a FLOR CAMILA utilizando os fios multicolor e a única diferença do que está no passo a passo são as cores.
81 – Para aplicar a flor no tapete corte 8 pedaços de fio da mesma cor utilizado nas folhas, amarre um pedaço de fio dentro de cada folha… observe na primeira imagem que coloquei a flor no avesso, passei o fio dentro do leque que forma a folha e amarrei com apenas 1 nó. Fiz isso nas 8 folhas.
82 – Centralize a flor no tapete e passe as pontas dos fios para o avesso do tapete… Como cada folha vai ficar com duas pontas de fio tome o cuidado de passar sempre uma ponta de cada lado dos pontos do tapete para que possam ser amarrados na parte de trás. Observe bem a terceira imagem que é o avesso da tapete já com as pontas de fio.
83 – Amarre todas as pontas com 2 nós e passe novamente o fio para a parte da frente do tapete.
84 – Com os fios novamente na parte da frente do tapete amarre novamente com 2 nós e corte as sobras. Isso fará com que as pontas não fique no avesso do tapete, como ficam debaixo das folhas não ficarão perceptíveis 🙂
85 – O avesso também não ficará grosseiro 🙂
Aqui estão as imagens do tapete prontinho 🙂
E o que você achou deste modelo? Confeccionou o seu?
Compartilhe as fotografias dos seus trabalhos e coloque o link deste passo a passo para auxiliar outras pessoas! Desde já deixo meu agradecimento e espero sua visita aqui sempre!!!
Forte abraço,
Samuel Ramos.
–