Hoje vamos aprender passo a passo a FLOR NATALINA, uma criação da artesã Shirley Lucimar que gentilmente disponibilizou sua criação para nosso blog. Esta flor fica muito linda confeccionada em barbante com brilho. Para o passo a passo utilizei barbante comum para facilitar a visualização já que o brilho acaba desfocando as imagens mais aproximadas.
Você pode conferir o perfil da artesã clicando AQUI ou visitar a fan-page Shirley casa do crochê clicando na imagem abaixo.
MATERIAIS
- Barbante barroco multicolor amarelo 9368
- Barbante EuroRoma Vermelho 1000 nº6
- Agulha para crochê 3.0mm
- Pérola para acabamento
- Tesoura e agulha de tapeceiro para cortes e acabamentos.
A flor é uma adaptação. O miolinho é semelhante ao da FLOR DE MARACUJÁ e as pétalas semelhante a MARGARIDA BICUDA, temos o passo a passo de ambas aqui no blog veja:
Vamos fazer a flor?
01 – Inicie com um
anel mágico, mas se você não tiver costume de iniciar a flor assim, comece com 6 correntinhas e prende com ponto baixíssimo.
02 – Faça 8 pontos baixo, puxe o fio para fechar o
anel mágico porem não faça ponto baixo ainda.
03 – Veja na imagem abaixo que cada ponto baixo tem dois fios no alto dele certo? iremos trabalhar apenas em um, o outro ficará reservado pra outra volta, veja nas imagens abaixo.
04 – Prenda então com um ponto baixo pegando apenas um dos fios e faça 8 correntes.
05 – Prenda novamente com ponto baixo pegando apenas um fio do próximo ponto.
06 – Veja que fiz toda a volta desta forma e a última corrente vou prender com ponto baixo onde iniciamos a primeira corrente.
07 – Veja que fica semelhante a uma peteca. Agora vamos começar a trabalhar a segunda volta exatamente no fio que deixamos de cada ponto baixo.
08 – Prenda então com ponto baixíssimo e dentro deste mesmo espaço faça mais 2 pontos baixo.
09 – Em cada espaço faremos dois pontos baixo, se temos 8 fios ficaremos com 16 pontos baixo.
Veja no avesso:
10 – Prenda com ponto baixíssimo e faça 3 correntes.
11 – Pule um ponto baixo e prenda com ponto baixo no terceiro ponto contando a partir de onde saiu as 3 correntes.
12 – Agora faremos apenas 2 correntes e vamos repetir o procedimento. Pule um ponto baixo e prenda com ponto baixo, seguindo assim ficaremos com 8 argolinhas.
13 – Arremate com ponto baixíssimo onde iniciamos, puxe o barbante e faça o arremate.
14 – Veja que com a auxílio da agulha de tapeceiro passei o fio até ficar próximo ao fio do anel mágico para amarrar.
15 – Fica assim, 8 argolinhas. Aproveitei para fazer o acabamento do miolinho com uma perola…
16 – Agora com o barbante na cor vermelha faremos primeiro uma base para as pétalas da flor natalina. Amarre em um dos espaço de duas correntes, prenda com ponto baixo e faça 4 correntes e em seguida 1 ponto alto no mesmo espaço.
17 – Faça uma corrente de espaço, na próxima alça faça 1 ponto alto, duas correntes e 1 ponto alto, vai ficar em formato de “V”. Para seguir para a próxima alça novamente uma corrente de espaço… repita os passos até completar a volta e finalize com ponto baixíssimo na segunda correntinha deixando então o inicio também em formato de “V”
18 – Após finalizar com ponto baixíssimo faça 8 correntes e prenda com ponto baixo encima do ponto alto seguinte que está na mesma alça em amarelo.
19 – Veja que sinalizei com a agulha que faremos 3 pontos alto encima deste segundo ponto alto… enrole o barbante na agulha e sem corrente de espaço faça os 3 pontos alto.
20 – Após os 3 pontos alto, veja que sinalizei novamente que vamos trabalhar 3 pontos alto na correntinha inicial que forma a primeira alcinha do “V”. Faça então 3 pontos alto.
21 – Na alça de 8 correntes faça 8 pontos alto e um ponto picô. Para fazer o ponto picô faça 3 correntes e um ponto baixo pegando os dois fios do ultimo ponto alto. Veja as imagens abaixo:
22 – Ainda na mesma alça de 8 correntes faça mais 8 pontos alto e prenda com ponto baixo encima do primeiro ponto alto do “V” seguinte finalizando então a primeira pétala.
23 – Para iniciar a próxima pétala faça 8 correntes e repita os passos anteriores… faça até completar a volta formando então as 8 pétalas e finalize com ponto baixíssimo encima do ponto alto onde iniciou a primeira pétala.
24 – Alongue o barbante, retire a agulha e introduza-a de trás para frente de flor, vamos puxar a alcinha que finalizamos para a parte de trás onde vamos trabalhar a base da flor.
25 – Veja que na parte de trás embaixo de cada pétala tem uma alça de duas correntes, elas ficam posicionadas bem no miolo de cada pétala e indiquei com a agulha. Faça um ponto baixo, duas correntes para dar altura de um ponto alto e mais 2 pontos alto.
26 – Na ponta de cada pétala tem os fios que dividem a pétala ao meio, esta separação fica bem visível por termos feito um ponto picô. Veja que peguei com a agulha para sinalizar. Após o passo anterior (25) prenda então com ponto baixo pegando estes dois fios da pétala. Em seguida faça 3 pontos alto ainda na mesma alça de duas correntes que fica na base da pétala.
27 – Faça duas correntes de espaço e vamos trabalhar embaixo da pétala seguinte, veja que mostrando pela frente da pétala sinalizei com a agulha a alça que fica na base da pétala na parte de trás onde vamos trabalhar. Após as duas correntes de espaço, faça 3 pontos alto, prenda com ponto baixo na divisão da pétala e mais 3 pontos alto na mesma base… duas correntes de espaço e siga para a pétala seguinte… Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo. Corte o fio e arremate.
28 – Para fazer as folhas, veja que entre uma pétala e outra onde trabalhamos a base tem duas correntes de espaço. Amarre o barbante barroco na cor verde em qualquer um dos espaços. Prenda com ponto baixo e faça 5 correntes, prenda novamente com ponto baixo e faça 8 correntes, prenda mais uma vez com ponto baixo e novamente 5 correntes, prenda com ponto baixo e a primeira folha estará pronta.
29 – Para seguir para o próximo espaço e fazer a próxima folha, faça 4 correntes e prenda com ponto baixo. Na flor que fiz intercalei uma folha menor e uma folha maior. A folha menor que vimos no passo anterior foi da seguinte forma:
- 5 correntes,
- ponto baixo
- 8 correntes,
- ponto baixo,
- 5 correntes,
- ponto baixo.
Já a folha maior fiz da seguinte forma:
- 7 correntes,
- ponto baixo
- 10 correntes,
- ponto baixo,
- 7 correntes,
- ponto baixo.
Veja que a folha menor fica mais escondida e a folha maior fica mais aparente. Como temos uma base com 8 espaços você pode variar e fazer as folhas de sua maneira. Complete toda a volta, finalize com ponto baixíssimo, corte e fio e arremate e sua flor estará pronta!
Chegamos ao fim de mais um passo a passo, espero que tenham conseguido fazer. Caso tenha alguma dificuldade pode deixar uma mensagem ou enviar um e-mail para:
[email protected]. Teremos o maior prazer em ajudar você!
Você pode enviar imagem dos seus trabalhos também diretamente no grupo
clicando AQUI. Agradeço por sua visita, por compartilhar este passo a passo, comentar… agradeço o carinho e todas as mensagens recebidas.
Agradecimento especial a artesã Shirley Lucimar por ter disponibilizado sua criação para o blog.
Bom trabalho e tudo de bom sempre!