Esta é a terceira e última parte do passo a passo e estamos confeccionando o TAPETE GRANDE PARA SALA. Se você está procurando as outras partes do passo a passo veja que deixei os links no final da página.
A lista de materiais são para o trabalho completo, estou reapresentando aqui apenas para que possam visualizar com rapidez.
MATERIAIS
- Fio Barroco Maxcolor cor 3526 – 3 Novelos com 400g cada.
- Agulha 3.5mm – Utilizei a agulha soft
- Tesoura e agulha de tapeceiro para cortes e acabamentos
- Tamanho do trabalho pronto: 78 cm x 1.60 mt
No passo anterior emendamos os 3 motivos e fizemos 3 voltas completas no trabalho. Vamos dar sequência e concluir o tapete?
50 – Inicie mais uma volta no segundo ponto de base, siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base. Teremos um total de 19 pontos altos na hélice.
51 – Sem fazer corrente de espaço siga para a próxima hélice, pule o primeiro ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base.
52 – Faça 3 correntes, ponto “V” dentro de ponto “V”.
53 – Faça uma corrente de espaço e faça bloquinhos entre os bloquinhos da volta anterior. Entre um bloquinho e outro tem apenas uma corrente de espaço. Faça o ponto “V” dentro do ponto “V”, 3 correntes, pule o primeiro ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base. Siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
54 – Inicie mais uma volta no segundo ponto de base, siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base. Teremos um total de 17 pontos altos na hélice. Sem fazer corrente de espaço siga para a próxima hélice, pule o primeiro ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base.
55 – Faça 4 correntes, ponto “V” dentro de ponto “V”.
56 – Faça uma corrente de espaço e faça bloquinhos entre os bloquinhos da volta anterior. Entre um bloquinho e outro tem apenas uma corrente de espaço. Faça o ponto “V” dentro do ponto “V”, 4 correntes, pule o primeiro ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base. Siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
A próxima volta é exatamente igual…
57 – Inicie mais uma volta no segundo ponto de base, siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base. Teremos um total de 15 pontos altos na hélice.
58 – Sem fazer corrente de espaço siga para a próxima hélice, pule o primeiro ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base.
59 – Faça 4 correntes, ponto “V” dentro de ponto “V”. Faça uma corrente de espaço e faça bloquinhos entre os bloquinhos da volta anterior. Entre um bloquinho e outro tem apenas uma corrente de espaço. Faça o ponto “V” dentro do ponto “V”, 4 correntes, pule o primeiro ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base. Siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
60 – Inicie mais uma volta no segundo ponto de base, siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base. Teremos um total de 13 pontos altos na hélice. Sem fazer corrente de espaço siga para a próxima hélice, pule o primeiro ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base.
61 – Faça 5 correntes de espaço, ponto “V” dentro de ponto “V” e siga com bloquinhos entre os bloquinhos da volta anterior… faça o ponto “V”, 5 correntes de espaço, pule o primeiro ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
Próxima volta não muda nada…
62 – Inicie mais uma volta no segundo ponto de base, siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto. Teremos um total de 11 pontos altos na hélice. Sem fazer corrente de espaço siga para a próxima hélice, pule o primeiro ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base.
63 – Faça 5 correntes de espaço, ponto “V” dentro de ponto “V” e siga com bloquinhos entre os bloquinhos da volta anterior… faça o ponto “V”, 5 correntes de espaço, pule o primeiro ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
Nesta volta teremos alterações nos leques… atente-se!
64 – Inicie mais uma volta no segundo ponto de base, siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base. Teremos um total de 9 pontos altos na hélice. Sem fazer corrente de espaço siga para a próxima hélice, pule o primeiro ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base.
65 – Faça 5 correntes de espaço, ponto “V” dentro de ponto “V”.
66 – Faça duas correntes de espaço e faça o primeiro bloquinho com 3 pontos altos.
67 – Agora siga com apenas uma corrente de espaço entre um bloquinho e outro… as duas correntes são entre o ponto “V” e o primeiro bloquinho… Logo após fazer o último bloquinho faça novamente duas correntes para então fazer o ponto “V”.
68 – Após o ponto “V” faça 5 correntes, pule o primeiro ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto… siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
A próxima volta será feita igual a anterior…
69 – Inicie mais uma volta no segundo ponto de base, siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base. Teremos um total de 7 pontos altos na hélice. Sem fazer corrente de espaço siga para a próxima hélice, pule o primeiro ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base.
70 – Faça 5 correntes de espaço, ponto “V” dentro de ponto “V”. Faça duas correntes de espaço e faça o primeiro bloquinho com 3 pontos altos. Siga com apenas uma corrente de espaço entre um bloquinho e outro… as duas correntes são entre o ponto “V” e o primeiro bloquinho… Logo após fazer o último bloquinho faça novamente duas correntes para então fazer o ponto “V”. Faça 5 correntes, pule o primeiro ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto… faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
Nas próximas duas voltas nada muda…
71 – Inicie mais uma volta no segundo ponto de base, siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base. Teremos um total de 5 pontos altos na hélice. Sem fazer corrente de espaço siga para a próxima hélice, pule o primeiro ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base.
72 – Faça 5 correntes de espaço, ponto “V” dentro de ponto “V”. Faça duas correntes de espaço e faça o primeiro bloquinho com 3 pontos altos. Siga com apenas uma corrente de espaço entre um bloquinho e outro… as duas correntes são entre o ponto “V” e o primeiro bloquinho… Logo após fazer o último bloquinho faça novamente duas correntes para então fazer o ponto “V”. Faça 5 correntes, pule o primeiro ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto… faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
73 – Inicie mais uma volta no segundo ponto de base, siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base. Teremos um total de 3 pontos altos na hélice. Sem fazer corrente de espaço siga para a próxima hélice, pule o primeiro ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base. Faça 5 correntes de espaço, ponto “V” dentro de ponto “V”. Faça duas correntes de espaço e faça o primeiro bloquinho com 3 pontos altos. Siga com apenas uma corrente de espaço entre um bloquinho e outro… as duas correntes são entre o ponto “V” e o primeiro bloquinho… Logo após fazer o último bloquinho faça novamente duas correntes para então fazer o ponto “V”. Faça 5 correntes, pule o primeiro ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto… faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
Agora sim, na penúltima volta do trabalho teremos alterações…
74 – Após finalizar a volta siga com ponto baixíssimo para o próximo ponto de base, faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça ponto alto já no ponto alto do meio da hélice seguinte.
75 – Faça 3 correntes de espaço e ponto “V” dentro de ponto “V”.
76 – Agora faremos duas correntes entre todos os bloquinhos… então logo após o ponto “V” faça duas correntes e faça o primeiro bloquinho. Novamente duas correntes de espaço e faça o segundo bloquinho… siga até fazer o ponto “V” e apenas dentro do ponto “V” fizemos uma corrente de espaço.
77 – Após o ponto “V” faça 3 correntes, faça ponto alto em cima do ponto alto do meio da hélice, sem fazer corrente faça o ponto alto em cima do ponto alto do meio na hélice seguinte… nos leques repita o que fizemos anteriormente…
78 – Nas hélices que estão sozinhas fica apenas 1 ponto alto separado por alças com 3 correntes… faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto das correntes que formam o primeiro ponto alto.
79 – Agora vamos fazer ponto baixo pegando entre os 2 pontos altos que estão juntos… observe que na primeira imagem mostrei por onde vamos passar a agulha para fazer o ponto baixo.
80 – Após o ponto baixo não faça corrente de espaço, siga para a alça de 3 correntes e faça ponto baixo.
81 – Vamos fazer um leque dentro do primeiro espaço de duas correntes… observe que é o espaço que fica após o ponto “V”.
82 – Após o ponto baixo não tem corrente de espaço, enrole o fio na agulha e faça 4 pontos altos dentro do espaço de duas correntes.
83 – Faça duas correntes de espaço e novamente 4 pontos altos no mesmo lugar formando o primeiro leque.
84 – Prenda com ponto baixo no próximo espaço de duas correntes. Agora só seguir repetindo… sem fazer corrente vá para o próximo espaço e faça leque novamente… se fez tudo correto nas voltas anteriores vai terminar com leque antes do próximo ponto “V”.
85 – Após o último leque não faça corrente de espaço, prenda com ponto baixo na alça de 3 correntes.
86 – Faça ponto baixo entre os 2 pontos altos, faça ponto baixo na próxima alça e então siga com leque no próximo espaço de duas correntes.
87 – Onde tem apenas 1 ponto alto vai ficar bem parecido… ponto baixo na alça de 3 correntes, ponto baixo em cima do ponto alto, ponto baixo na alça seguinte e siga com leque no espaço de duas correntes… Agora só repetir por toda a volta, finalizar com ponto baixíssimo ou com ajuda de uma agulha de tapeceiro. Cortar as sobras e prontinho!
Aqui o tapete pronto… fez o seu e gostou do resultado?
Compartilhe nas redes sociais e conte pra gente. Diga que fez seguindo este passo a passo para espalhar e ajudar outras pessoas!
Chegamos ao final de mais um passo a passo, espero que tenham gostado de confeccionar este tapete. Aproveito para agradecer o carinho e os presentinhos que recebi. Um forte abraço e tudo de bom sempre!!!
Até o próximo.