Neste passo a passo vamos aprender a confeccionar um belíssimo tapete com motivos hexagonais. Este modelo é super fácil e tenho certeza que você ficará muito feliz com o resultado.
Confeccionei as flores sem relevo utilizando os fio Barroco Multicolor e o restante do tapete fiz com fio Barroco Maxcolor ambos da Círculo S/A. O tapete mesmo com 110 cm de diâmetro fica super leve e macio, prático na hora da lavagem e belíssimo na decoração de qualquer ambiente.
MATERIAIS
- Fio Barroco Multicolor – cor 9284 (1 novelo com 100g)
- Fio Barroco Multicolor – cor 9384 (1 novelo com 100g)
- Fio Barroco Maxcolor nº6 – cor 3390 – 600g (1 novelo com 400g e 1 novelo com 200g)
- Fio Barroco Maxcolor nº6 – cor 3226 – 1 novelo com 400g
- Agulhas de crochê 3.5mm
- Tamanho do trabalho: 110cm de diâmetro
Sempre utilizo agulha de tapeceiro para fazer os arremates de fios, acho super prático e embora não esteja citando na lista de material detalhei bem a forma que faço o acabamento utilizando-a como sempre faço em todos os trabalhos.
01 – Inicie com anel mágico, prenda com ponto baixo e faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Faça mais 2 pontos altos para completar o primeiro conjuntinho.
02 – Faça duas correntes de espaço e novamente 3 pontos altos dentro do anel mágico.
03 – Duas correntes de espaço e 3 pontos altos dentro do anel mágico… siga fazendo até completar 6 conjuntinhos com 3 pontos altos. Faça duas correntes, puxe a ponta do fio apenas para ajustar o anel mágico de forma que não aperte os grupinhos de pontos altos e finalize com ponto baixíssimo na segunda corrente que forma o primeiro ponto alto ou alongue o fio, corte e arremate com agulha de tapeceiro.
04 – Para finalizar com a agulha de tapeceiro é fácil! Passe o fio de trás para frente no segundo ponto alto (o que fica logo após as correntes iniciais).
05 – Passe dentro da ultima corrente das duas que fizemos no final, passe dentro da segunda corrente que forma o primeiro ponto alto saindo na parte de trás do trabalho.
06 – Conduza o fio até a base onde está a outra ponta de fio, amarre bem apertando apenas o segundo nó para não repuxar, esconda parte dos fios no miolinho e corte as sobras.
07 – Com fio barroco multicolor verde vamos fazer as folhas… Amarre em um dos espaços de duas correntes, prenda com ponto baixo e faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 1 ponto alto.
08 – Faça duas correntes de espaço e 2 pontos altos ainda no mesmo espaço.
09 – Faça uma corrente de espaço, siga para o próximo espaço de duas correntes e faça 2 pontos altos, duas correntes e 2 pontos altos… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo ou alongue o fio e finalize com agulha de tapeceiro.
10 – Com o fio barroco maxcolor nº6 – cor 3390 vamos fazer 5 voltas da seguinte forma: Amarre o fio em um dos espaços de duas correntes, prenda com ponto baixo e faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto.
11 – Faça 2 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos ainda no mesmo espaço formando um leque.
Se seus pontos forem mais soltos faça apenas uma corrente de espaço dentro do leque para não formar ondulações.
12 – Faça uma corrente de espaço e agora faremos 2 pontos altos no espaço de uma corrente que tem entre um leque e outro na volta anterior. Observe que apontei com a agulha…
13 – Após os 2 pontos altos faça uma corrente de espaço e faça o leque dentro do leque seguinte… se seus pontos são mais soltos vai ficar com apenas uma corrente de espaço dentro do leque e também entre um leque e outro… O leque será sempre formado por 3 pontos altos, duas (ou uma) corrente e 3 pontos altos. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente que forma o primeiro ponto alto.
14 – Para iniciar mais uma volta siga com ponto baixíssimo nos pontos altos do leque e faça ponto baixo dentro do leque.
15 – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça mais 2 pontos altos, o espaço que pode ser com uma ou duas correntes e novamente 3 pontos altos no mesmo espaço.
16 – Faça uma corrente de espaço e faça 2 pontos altos no espaço de uma corrente, uma corrente de espaço e 2 pontos altos no próximo espaço de uma corrente.
17 – Faça uma corrente de espaço e então faça o leque para formar o cantinho novamente. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente que forma o primeiro ponto alto.
18 – Agora só repetir por mais 3 voltas… como vai aumentando os espaços de uma corrente entre um leque e outro o trabalho também vai aumentando…
19 – Ao completar 5 voltas corte o fio e arremate. Veja como fica:
20 – Vamos trabalhar duas voltas com o fio barroco maxcolor nº6 – cor 3226. Amarre em um dos cantos, prenda com ponto baixo e faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Faça mais 2 pontos altos, faça duas correntes de espaço (ou uma se for o seu caso) e faça mais 3 pontos altos no mesmo espaço formando o leque… não tem nada de diferente, é exatamente como as voltas anteriores!
21 – Após o leque basta fazer uma corrente de espaço e trabalhar os bloquinhos com 2 pontos altos nos espaços de uma corrente. Ao completar duas voltas corte o fio e arremate.
22 – Novamente com o fio barroco maxcolor nº6 – cor 3390 vamos fazer 2 voltas exatamente igual as anteriores.
23 – No final de duas voltas corte o fio e arremate. Veja que o trabalho está com 11 voltas:
- Uma volta com o fio rosa 9284
- Uma volta com o verde 9384.
- 5 voltas com o rosa 3390
- 2 voltas com o rosa 3226
- 2 voltas com o rosa 3390
24 – Para fazer o tapete completo vamos precisar fazer 7 motivos iguais.
No próximo passo vamos unir as peças e fazer o acabamento para completar nosso tapete 🙂 não é fácil?