Esta é a segunda parte do passo a passo e estamos confeccionando o TAPETE COQUEIRO. Se você quer ver o início do passo a passo ele já está disponível no link abaixo:
MATERIAIS
- Fio Barroco Maxcolor nº6 – Utilizei a cor 2859
- Agulha para crochê 3.5mm
- Tesoura e agulha de tapeceiro para cortes e acabamentos.
- Tamanho do trabalho: 120cm de diâmetro
A quantidade de fios depende dos pontos de cada pessoa, neste tapete gastei 2 novelos com 400g e não sobrou praticamente nada. Se seus pontos são um pouco mais soltos vai precisar de mais fio para fazer este mesmo tamanho de tapete.
Agora tem vídeo também!
47 – Inicie a volta com 3 correntes e faça mais 2 pontos altos completando o primeiro bloquinho. Faça duas correntes de espaço e onde temos 5 correntes vamos fazer como na segunda volta de leques, 3 pontos altos em cima dos 3 primeiros pontos de base, duas correntes de espaço e vamos trabalhar dentro do leque.
48 – Dentro do leque vamos fazer 3 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos.
49 – Agora só repetir a lateral seguinte: duas correntes de espaço, pule 2 pontos de base e faça um bloquinho com 3 pontos altos. Duas correntes de espaço e ponto alto em cima dos pontos altos do segundo bloquinho. Observe que na ponta do leque fizemos da mesma forma que fizemos na penúltima volta… será assim até o final, sempre intercalando em leques com 3 pontos altos e leques com 5 pontos altos.
50 – Faça 3 correntes, pule o primeiro ponto de base e siga com ponto baixo em cima de ponto baixo até o penúltimo ponto de base. Teremos um total de 4 pontos baixos.
51 – Faça 3 correntes e siga para o leque seguinte que será trabalhado da mesma forma que já fizemos no primeiro… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
52 – Inicie a volta com 3 correntes e faça mais 2 pontos altos completando o primeiro bloquinho. Faça duas correntes e siga para o segundo bloquinho… duas correntes e trabalhe a sequência de 5 pontos altos na ponta do leque. Faça duas correntes e continue na lateral seguinte fazendo 5 pontos altos.
53 – Na direção das correntes do leque faça duas correntes de espaço e faça ponto alto em cima de ponto alto.
54 – Faça 4 correntes, pule o primeiro ponto baixo de base e faça 2 pontos baixos. Observe que vai sobrar o último… Faça 4 correntes e siga para o próximo leque. Repita por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
55 – Faça 3 correntes para iniciar a volta e faça ponto alto em cima de ponto alto nos bloquinhos, na direção de duas correntes faça duas correntes de espaço até chegar no leque. Onde tem 5 pontos altos faça um bloquinho com 3 pontos altos, duas correntes de espaço, pule os 2 pontos de base e faça o leque dentro do leque, desta vez com 3 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos… Observe que na ponta do leque sempre fica igual a penúltima volta, não importa a volta que esteja, basta olhar como foi feito na penúltima volta 🙂 será assim até o final e a diferença será na hora de passar de um leque para o outro.
56 – Desta vez não tem correntes de espaço, os leques serão emendados… ao terminar o último bloquinho do primeiro leque, siga para o primeiro bloquinho do leque seguinte… repita por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
57 – Desta vez vamos abandonar o primeiro bloquinho e iniciar a volta em cima do segundo bloquinho, siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos altos e nas correntes…
58 – Na direção do bloquinho seguinte vamos iniciar a volta com 3 correntes e ponto alto em cima de ponto alto… são duas correntes de espaços separando os bloquinhos como anteriormente. Na ponta do leque tem apenas 3 pontos altos e desta vez ficará com 5 pontos altos… vamos ver como passar de um leque para o outro?
Agora sempre que for passar de um leque para o outro faremos correntes… se suas correntes forem mais alongadas pode diminuir a quantidade de correntes entre um leque e outro, vou colocar quantas fiz e ao fazer observe se não vai ficar muito solta, se ficar diminua a quantidade!
59 – Faça 6 correntes, pule o primeiro bloquinho do leque seguinte e faça ponto alto em cima de ponto alto… Observe as imagens:
60 – Siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
61 – Após finalizar a volta faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga trabalhando ponto altos em todo os bloquinhos do leque como já vimos anteriormente.
62 – Desta vez faça 5 correntes para passar de um leque para o outro e não vamos pular o bloquinhos… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
63 – Após finalizar a volta faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga trabalhando ponto alto em todos os bloquinhos do leque como na volta anterior…
64 – Para passar de um leque para o outro faça apenas 4 correntes. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo. Veja que fizemos 3 voltas sem pular bloquinhos dos leques, então posso dizer que finalizamos mais uma fase do leque.
65 – Na próxima volta vamos pular o primeiro e o último bloquinho de cada leque, siga com ponto baixíssimo até o segundo bloquinho, faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga trabalhando até chegar no penúltimo bloquinho, observe as imagens:
66 – Para passar de um leque para o outro faça 9 correntes, pule o primeiro bloquinho do leque seguinte… siga trabalhando por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
67 – Após finalizar a volta faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga trabalhando ponto altos em todo os bloquinhos do leque.
68 – Para passar de um leque para o outro faça 8 correntes e siga para o próximo leque… faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
69 – Inicie a volta com 3 correntes, siga trabalhando os pontos altos e espaços do leque…
70 – Para passar de um leque para o outro faça 6 correntes. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
71 – Como fizemos 3 voltas sem pular bloquinhos vamos fazer isso na próxima volta. Siga com ponto baixíssimo até o segundo bloquinho, faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga trabalhando até chegar no penúltimo bloquinho, observe as imagens:
72 – Para passar de um leque para o outro faça 12 correntes, pule o primeiro bloquinho do leque seguinte… siga trabalhando por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
73 – Agora vamos trabalhar mais duas voltas sem pular bloquinhos… o início de cada volta será sempre igual e apenas para passar de um leque para o outro vamos diminuindo as correntes…
74 – Desta vez faça 10 correntes e siga para o leque seguinte… faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
75 – Iniciando mais uma volta, para passar de um leque para o outro faça 8 correntes… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
76 – Encerrada mais uma faze novamente vamos pular o primeiro bloquinho e iniciar a volta em cima do segundo bloquinho… siga com ponto baixíssimo até o segundo bloquinho, faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga trabalhando até chegar no penúltimo bloquinho deste leque.
77 – Para passar de um leque para o outro são 14 correntes… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
78 – Na volta seguinte para passar de um leque para o outro são 12 correntes de espaço… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
79 – Na terceira e última volta desta fase são 10 correntes de espaço para passar de um leque para o outro… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
Se desejar fazer mais voltas inicie mais uma fase… basta pular o primeiro e último bloquinho dos leques, para passar de um leque para o outro faça duas correntes a mais do que fizemos na primeira volta desta fase que terminamos, ou seja, fizemos com 16 correntes, então na próxima faze são 18 correntes e depois vai diminuindo de 2 em 2 nas duas voltas seguinte… O aumento é bem intuitivo e depende muito dos seus pontos também, basta medir a correntinha se não vai ficar repuxando ou sobrando muito ao passar de um leque para o outro.
80 – Para fazer o acabamento faça uma corrente logo após finalizar a volta, pule o ponto alto do meio do bloquinho e faça ponto baixo em cima do terceiro ponto, observe que apontei com a agulha… em cima do ponto alto do meio não faremos nada.
81 – Faça ponto baixo no espaço entre um bloquinho e outro, faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no ponto baixo para formar o ponto picô, após o ponto picô faça ponto baixo ainda no espaço entre um bloquinho e outro. Observe as imagens:
83 – Faça ponto baixo em cima do primeiro ponto alto do bloquinho seguinte, pule o ponto alto do meio e faça ponto baixo em cima do terceiro ponto do bloquinho… agora só seguir repetindo na lateral do leque e o ponto picô da ponta será diferente…
84 – Chegando na pontinha do leque faça ponto baixo e desta vez faremos o ponto picô com 4 correntes, o ponto em si é exatamente igual, mas feito com 4 correntes ele ficará um pouco maior que os pontos da lateral… Vamos ver como passar de um leque para o outro?
85 – Ao chegar no último bloquinho do leque vamos pular as duas primeiras correntes e fazer ponto baixo na terceira corrente. Ela vai encolher formando uma pontinha para baixo. Faça mais 2 pontos baixos nas próximas correntes. Em seguida faça o ponto picô e trabalhe mais 3 pontos baixos nas correntes, vão sobrar duas correntes da alça… então siga com ponto baixo para o bloquinho seguinte… Veja que o ponto picô fica no meio formando uma pontinha e as correntes que pulamos no início e no final da alça formam pontinhas para baixo e a alça ficará em formato de arco. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
Aqui o tapete pronto!
Chegamos ao final de mais um passo a passo, espero que tenham gostado e que consigam fazer seu tapete. Em caso de dúvidas deixe seu comentário.
Um forte abraço e tudo de bom sempre!
Samuel Ramos.
–