Esta é a terceira e última parte do passo a passo e estamos confeccionando o TAPETE CARAMELO.
Este trabalho é uma criação da artesã MARCIA SARTORI e você pode conferir este e outros belíssimos trabalhos AQUI. A Marcia também tem loja virtual e você pode adquirir seus trabalhos AQUI.
Este tapete fiz em parceria com a artesã Rudinea Angelini como não tínhamos um gráfico fizemos de nossa maneira, A artesã Rudinea é parceira do blog recomendo a todos visitar sua página e conhecer seus trabalhos, ela também faz passo a passo com vídeos e você pode visitar seu canal no YouTube AQUI.
MATERIAIS
- Fio Barroco Maxcolor nº6 – cor 1114 – Utilizei menos de 600g ou seja, 1 novelo com 400g e 1 novelo com 200g será suficiente.
- Fio Barroco Maxcolor nº6 – cor 7738 – Utilizei 1200g (3 novelos de 400g).
- Agulha para crochê 3.5mm.
- Tesoura e agulha de tapeceiro para cortes e acabamentos.
- Tamanho do tapete pronto: 145cm de diâmetro.
- Se desejar fazer o tapete com barbante utilizei em média 560m de fio amarelo e 1.350m de fio marrom.
Confeccionar o tapete caramelo é muito prazeroso, os aumentos foram feitos de forma que fica bem fácil compreender e o resultado é magnífico! Utilizei os fios Barroco da Círculo S/A. As cores são maravilhosas e a maciez deixa qualquer um encantado com este trabalho.
61 – 26ª volta – (Fio marro 7738) Prenda com ponto baixo em cima de um dos pontos de base e siga com ponto baixo por toda a volta. Não tem aumento. Finalize a volta com ponto baixíssimo.
62 – 27ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 1 ponto alto.
63 – Faça duas correntes de espaço, pule 2 pontos de base e faça uma sequência de 3 pontos altos. O primeiro bloquinho tem 2 pontos altos mas, não tem problema, no final vamos completar… e se você fez tudo certinho não vai faltar nem sobrar pontos. Basta seguir por toda a volta fazendo duas correntes de espaço, pulando 2 pontos de base e fazendo os bloquinhos com 3 pontos altos. Finalize a volta com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente que forma o primeiro ponto alto.
64 – 28ª volta – Siga com ponto baixíssimo em cima do próximo ponto de base e faça ponto baixo dentro do primeiro espaço. Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça mais 2 pontos altos, duas correntes de espaço e 3 pontos altos formando 1 leque.
65 – Assim como já fizemos anteriormente não tem espaço entre os leques, faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
66 – 29ª volta – Siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos altos e faça ponto baixo dentro do primeiro leque. Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 2 pontos altos.
67 – Faça 3 correntes de espaço, siga para o próximo leque e faça bloquinho com 3 pontos altos… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
68 – 30ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Faça mais 24 pontos altos e contando com as correntes iniciais teremos um total de 25 pontos altos.
69 – Faça o aumento de pontos em cima do próximo ponto de base. Faça novamente uma sequência de 25 pontos altos para só depois fazer o aumento novamente… Siga por toda a volta sempre pulando 25 pontos altos entre um aumento e outro… no final vai dar certinho terminar com ponto baixíssimo logo após um aumento de pontos.
70 – 31ª volta – Nesta volta não teremos aumento… Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga com ponto alto em cima de ponto alto por toda a volta. Finalize com ponto baixíssimo.
71 – 32ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça mais 12 pontos altos (contando com as correntes iniciais teremos 13 pontos altos) Faça então o primeiro aumento nesta volta. Faça 26 pontos altos e então faça o próximo aumento… Durante toda a volta teremos 26 pontos altos entre uma aumento e outro. O primeiro bloquinho tem apenas 13 pontos? Não tem problema, no final da volta completaremos e ele ficará exatamente igual. Estamos intercalando o aumento apenas para não formar as pontas evidenciando os aumentos no tapete. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
72 – 33ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e no próximo ponto de base já faça o primeiro aumento.
73 – Faça 27 pontos altos para só então fazer o segundo aumento… siga por toda a volta e sempre faça o aumento após 27 pontos altos. Durante toda a volta teremos um espaço de 27 pontos altos entre um aumento e outro. Finalize a volta com ponto baixíssimo.
74 – 34ª volta – Nesta volta não teremos aumento… Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga com ponto alto em cima de ponto alto por toda a volta. Finalize com ponto baixíssimo.
75 – 35ª volta – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça ponto alto no próximo ponto de base.
76 – Faça 3 correntes, pule 3 pontos de base e faça um bloquinho com 3 pontos altos… Agora só seguir repetindo por toda a volta sempre fazendo um bloquinho com 3 pontos altos, 3 correntes de espaço e pulando 3 pontos de base. Ao final da volta complete o primeiro bloquinho e finalize com ponto baixíssimo.
77 – 36ª volta – Siga com ponto baixíssimo em cima do próximo ponto de base e faça ponto baixo dentro da primeira alça. Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e complete o leque com mais 2 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos.
78 – Siga repetindo por toda a volta, entre um leque e outro não tem espaço… finalize a volta com ponto baixíssimo.
79 – 37ª volta – Siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos altos e faça ponto baixo dentro do primeiro leque.
80 – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 2 pontos altos no mesmo espaço. Faça 3 correntes e siga para o próximo leque e faça novamente 3 pontos altos.
81 – Siga repetindo por toda a volta sempre fazendo os bloquinhos com 3 pontos altos e 3 correntes de espaço. Finalize a volta com ponto baixíssimo.
82 – 38ª volta – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e no próximo ponto de base já faremos o primeiro aumento.
83 – Faça 28 pontos altos e só depois faça o segundo aumento. Siga por toda a volta fazendo aumentos sempre com intervalo de 28 pontos altos entre um aumento e outro. Finalize a volta com ponto baixíssimo.
84 – 39ª volta – Nesta volta não teremos aumentos, inicie a volta com 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga com ponto alto em cima de ponto alto. Finalize a volta com ponto baixíssimo.
85 – 40ª volta – Nesta volta teremos um intervalo de 29 pontos altos entre um aumento e outro, mas para que fiquem intercalados com os aumentos da volta anterior faça o primeiro aumento após fazer 15 pontos altos já contando com as correntes.
86 – Faça 29 pontos altos e só depois faça o segundo aumento. Siga por toda a volta fazendo aumentos sempre com intervalo de 29 pontos altos entre um aumento e outro. Finalize a volta com ponto baixíssimo.
87 – 41ª volta – Nesta volta não teremos aumentos, inicie a volta com 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga com ponto alto em cima de ponto alto. Finalize a volta com ponto baixíssimo.
88 – 42ª volta – Nesta volta também não faremos aumentos, inicie a volta com 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga com ponto alto em cima de ponto alto. Finalize a volta com ponto baixíssimo.
89 – 43ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça ponto alto no próximo ponto de base.
90 – Faça 3 correntes, pule 3 pontos de base e faça 3 pontos altos sendo 1 em cada ponto de base. Agora só seguir repetindo por toda a volta… são sempre 3 correntes de espaço, pula-se 3 pontos de base e faça 3 pontos altos. No final da volta complete o primeiro bloquinho e finalize com ponto baixíssimo.
91 – Siga com ponto baixíssimo em cima do próximo ponto de base e faça ponto baixo dentro da primeira alça. Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e complete o leque com mais 2 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos.
92 – Entre um leque e outro não tem corrente de espaço, faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
93 – Siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos altos, faça ponto baixo dentro do leque, faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 1 ponto alto.
94 – Faremos uma sequência de 3 pontos picô. Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no pé da primeira corrente formando o primeiro ponto picô.
95 – Faça 3 correntes novamente e prenda com ponto baixo no pé da primeira corrente formando o segundo ponto picô.
96 – Por fim faça 3 correntes, prenda com ponto baixo no pé da primeira corrente formando o terceiro ponto picô.
97 – Faça 3 pontos altos ainda no mesmo leque.
98 – Sem fazer corrente de espaço, siga para o próximo leque, faça 3 pontos altos, 3 pontos picô e 3 pontos altos.
99 – O primeiro leque ficou com apenas 2 pontos altos no inicio certo? No final vamos fazer o ponto alto que ficou faltando e finalizar com ponto baixíssimo… Observe as imagens:
100 -Prontinho, corte o fio e arremate e seu tapete estará concluído!
Veja que lindo fica este tapete!
Chegamos ao final de mais um passo a passo. Espero que tenham gostado do resultado, mas se aparecer alguma dúvida deixe seu comentário!
Aproveito para agradecer a cooperação da amiga Rudinea Angelini que muito contribuiu para a confecção deste lindo modelo. Tenho certeza que vocês vão aproveitar muito estas dicas e confeccionar belíssimos tapetes.
Um forte abraço e até o próximo passo a passo.
–
Samuel Ramos.