Esta é a terceira e última parte do passo a passo, estamos aprendendo a confeccionar o TAPETE FOLHAGEM. O início do tapete está disponível aqui no blog também!
Quer fazer seu tapete em barbante ou com outra numeração de agulha? Não tem problemas… Utilizei o fio Baroco Maxcolor número 6 – Cor 2012, agulha 3,5mm e ele mede 138cm de diâmetro, fica ótimo para sala.
MATERIAIS:
- Fio Barroco Maxcolor nº 6 – 3 novelos de 400g – cor 2012 (linda essa cor!)
- Agulha para crochê 3.5mm (Utilizei a agulha Soft)
- Tesoura e agulha de tapeceiro para cortes e acabamentos (opcional)
- Tamanho do tapete pronto: 138cm de diâmetro
- Você vai precisar emendar o fio, quer uma dica maravilhosa par que a emenda fique perfeita? Clique aqui.
Aqui uma amostra do tapete pronto, nesta terceira parte vamos dar segmento ao trabalho e finalizar nosso tapete. Se preferir aplicar uma flor no centro do tapete também fica ótimo. Para fazer maior teria que criar algo e infelizmente nunca fiz.
59 – Siga com ponto baixíssimo para o próximo ponto de base e faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Observe que desta forma estamos pulando o primeiro ponto de base no desenho… siga com mais 3 pontos altos e teremos a frente os 2 pontos que ficam exatamente no meio do desenho.
60 – Faça a primeira fase de um ponto alto e deixe a laçada na agulha. Enrole o fio na agulha e faça a primeira fase do segundo ponto alto no próximo ponto de base e teremos então 3 laçadas na agulha.
61 – Passe o fio em todas as laçadas finalizando os 2 pontos altos juntos.
62 – Siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base. Agora que o trabalho já está tomando forma, passo a chamar estes desenhos de “folha”, eles é que dão origem ao nome do tapete 🙂
63 – Faça 4 correntes de espaço, e faça ponto alto em cima de ponto alto no bloquinho de 6 pontos altos que tem entre uma “folha” e outra.
64 – Faça 4 correntes e siga para a próxima “folha”, pule o primeiro ponto de base, faça 4 pontos altos, 2 pontos altos finalizados juntos, novamente 4 pontos altos e vai sobrar o último ponto de base… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
65 – Siga com ponto baixíssimo para o próximo ponto de base, faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base. Observe que em cima dos 2 pontos que foram finalizados juntos tem o espaço para fazer apenas 1 ponto alto.
66 – Faça duas correntes, prenda com ponto baixo na alça de 4 correntes, novamente duas correntes e vamos trabalhar no bloco de 6 pontos altos que tem entre uma folha e outra.
67 – Faça 2 pontos altos, duas correntes de espaço e faça ponto alto no mesmo ponto de base que está o segundo ponto alto, em seguida faça ponto alto no próximo ponto de base. Observe as imagens.
68 – Faça duas correntes de espaço, faça uma sequência de 2 pontos altos, desta vez um em cada ponto de base…
69 – Faça duas correntes, faça ponto alto no mesmo ponto de base que está o último ponto alto e faça ponto alto em cima do último ponto de base. Observe que teremos 4 bloquinhos com 2 pontos altos separados por duas correntes formando um leque entre as folhas.
70 – Faça duas correntes, prenda com ponto baixo na alça de 4 correntes, duas correntes novamente, pule o primeiro ponto de base na folha e siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base. Continue repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
71 – Siga com ponto baixíssimo para o próximo ponto de base e faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Siga com mais 4 pontos altos e vai sobrar o último ponto de base.
72 – Faça duas correntes de espaço, prenda com ponto baixo na primeira alça das duas que tem antes do leque. Faça 3 correntes e faça ponto alto em cima dos 2 pontos altos iniciais do leque.
73 – Faça 3 correntes de espaço e faça ponto alto em cima dos 2 bloquinhos seguinte… novamente 3 correntes e 2 pontos altos… siga até o final do leque. Observe que temos os mesmos 4 bloquinhos porém com 3 correntes entre um e outro.
74 – Faça duas correntes e prenda com ponto baixo na segunda alça (a que fica mais próximo da folha). Faça duas correntes, pule o primeiro ponto da folha e siga com ponto alto em cima de ponto alto. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
75 – Siga com ponto baixíssimo para o próximo ponto de base e faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Faça mais 2 pontos altos e vai sobrar o último ponto de base da folha.
76 – Faça 4 correntes e siga para o primeiro bloquinho do leque e faça ponto alto em cima de ponto alto.
77 – Faça 4 correntes de espaço e faça ponto alto em cima de ponto alto… siga até o final do leque.
78 – Para passar para a folha são 4 correntes de espaço também. siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
79 – Siga com ponto baixíssimo para o próximo ponto de base e faça 8 correntes. Siga para o bloquinho do leque e faça ponto alto em cima de ponto alto… Faça 5 correntes de espaço e faça ponto alto em cima de ponto alto… desta vez as alças por toda a volta serão feitas com 5 correntes.
80 – Na folha faça apenas 1 ponto alto em cima do ponto alto do meio… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na terceira corrente das 8 que fizemos para iniciar a volta, desta forma a primeira alça também ficará com 5 correntes.
81 – Siga com ponto baixíssimo até chegar no primeiro ponto alto do primeiro bloquinho do leque. Observe a imagem:
82 – Já posicionado em cima do primeiro ponto alto faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça ponto alto em cima do próximo ponto de base.
83 – Faça 3 correntes de espaço e prenda com ponto baixo na alça a frente, faça 3 correntes e faça ponto alto em cima de ponto alto.
84 – Faça 3 correntes e faça a primeira fase de 1 ponto alto na primeira alça, deixe na agulha e faça a primeira fase de outro ponto alto na segunda alça e finalize os 2 pontos altos juntos.
85 – Faça 3 correntes e siga repetindo por toda a volta. Finalize com ponto baixíssimo na terceira corrente que forma o primeiro ponto alto.
86 – Inicie a próxima com 3 correntes e ponto alto no próximo ponto de base, faça 3 correntes e desta vez vamos fazer os pontos altos finalizados juntos sendo um em cada alça entre os bloquinhos que tem no leque. Observe as imagens:
87 – Chegando na direção da pontinha da folha faça 3 correntes e prenda com ponto baixo em cima dos 2 pontos altos finalizados juntos que foram feitos na volta anterior… Novamente 3 correntes e siga com ponto alto em cima de ponto alto… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
88 – Iniciando mais uma volta com 3 correntes e faça ponto alto em cima do próximo ponto de base.
89 – Faça 3 correntes e faça 2 pontos altos em cima do conjuntinho de pontos altos finalizados juntos. Observe que os 2 pontos altos são feitos no mesmo espaço.
90 – Faça 3 correntes de espaço e e faça ponto alto em cima de ponto alto… siga repetindo no leque e vamos ver como fica na direção da folha?
91 – Na direção da folha faça 3 correntes e siga para o leque seguinte… repita por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
92 – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça ponto alto em cima do próximo ponto de base. Nos espaços de 3 correntes faça 3 pontos altos… siga assim em cima do leque, entre um leque e outro tem a alça de 3 correntes porém não vamos fazer pontos altos nela.
93 – Chegando entre um leque e outro faça duas correntes e passe para o leque seguinte com ponto alto em cima de ponto alto e nos espaços de 3 correntes… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo. (cada leque vai ficar com 32 pontos altos)
94 – Desta vez vamos fazer conjuntinhos com 4 pontos altos finalizados juntos… Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça a primeira fase de mais 3 pontos altos e então finalize todos juntos.
95 – Faça 3 correntes de espaço, sem pular ponto de base faça novamente o conjuntinho com 4 pontos altos finalizados juntos… Siga assim em todos os pontos altos do leque e teremos um total de 8 conjuntinhos.
96 – Para passar de um leque para o outro também são 3 correntes de espaço… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo em cima do primeiro conjuntinho de 4 pontos altos finalizados juntos.
97 – Faça 6 correntes e faça ponto alto no espaço a frente. Faça 3 correntes e faça ponto alto no próximo espaço… siga até o último espaço deste primeiro leque.
98 – Faça 3 correntes e faça ponto alto em cima do último grupinho de ponto alto do mesmo leque. Veja que iniciamos com ponto alto em cima do primeiro grupinho, segue com ponto alto nos espaços e finaliza no último grupinho.
99 – Faça duas correntes de espaço e vamos para o próximo leque. Faça ponto alto em cima do primeiro grupinho, 3 correntes de espaço e ponto alto no primeiro espaço… 3 correntes e continue por toda a volta. Finalize com ponto baixíssimo na terceira corrente das 6 que fizemos para iniciar a volta.
100 – Faça ponto baixo dentro do primeiro espaço de 3 correntes, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 2 pontos altos no mesmo espaço.
101 – Faça duas correntes de espaço e faça 3 pontos altos na alça seguinte… siga assim por todo o leque, quando for passar de um leque para o outro faça apenas uma corrente de espaço e siga normalmente por toda a volta. Finalize com ponto baixíssimo.
102 – Faça 5 correntes, pule o segundo ponto de base e faça ponto alto em cima terceiro ponto do primeiro bloquinho.
103 – Faça duas correntes de espaço e faça ponto alto em cima do primeiro ponto do bloquinho seguinte, novamente duas correntes e ponto alto em cima do último ponto do segundo bloquinho… siga até chegar no primeiro ponto alto do último bloquinho como apresentado na 5ª imagem abaixo:
104 – Para passar de um leque para o outro faça apenas a primeira fase do ponto alto em cima do último ponto de base, faça a primeira fase do ponto alto em cima do primeiro ponto alto do leque seguinte e finalize os 2 pontos juntos unindo um leque ao outro.
105 – Siga repetindo… e quando chegar no final faça a primeira fase do ponto alto e em seguida finalize na terceira corrente das 5 que fizemos no inicio… veja que após a primeira fase do ponto alto introduz a agulha na terceira corrente e finaliza tudo com ponto baixíssimo.
106 – Faça ponto baixo dentro do primeiro espaço de duas correntes, faça 7 correntes, pule o segundo bloquinho e faça 3 pontos altos no terceiro bloquinho.
107 – Faça 3 correntes de espaço, pule um bloquinho e faça 3 pontos altos no bloquinho seguinte… siga até que fique faltando 2 bloquinhos para chegar na emenda dos leques.
108 – Faça 4 correntes, pule 1 bloquinho e faça a primeira fase de um ponto alto, faça a primeira fase do segundo ponto alto no próximo bloquinho e finalize os 2 juntos.
109 – Faça 4 correntes, pule um bloquinho e faça 3 pontos altos no bloquinho seguinte… siga por toda a volta e finalize exatamente como na volta anterior, mas desta vez será na segunda corrente já que iniciamos com ponto baixo.
110 – Siga com ponto baixíssimo até o primeiro ponto alto do grupinho a frente. Faça ponto alto em cima do ponto alto do meio e faça 5 correntes. Em seguida faça ponto alto no mesmo ponto de base.
111 – Faça duas correntes de espaço, faça ponto alto em cima do ponto alto do meio do bloquinho seguinte. Faça 3 correntes e faça ponto alto no mesmo ponto de base formando o ponto “V”.
112 – Faça os pontos “V” em cima de todos os bloquinhos de cada leque. Para passar de um leque para o outro será diferente…
113 – Faça 4 correntes e prenda com ponto baixo em cima dos pontos altos finalizados juntos que fizemos na volta anterior.
114 – Faça 4 correntes e siga com os pontos “V” por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na segunda corrente das 5 que fizemos para iniciar a volta. Veja que agora as correntes iniciais também foram um ponto “V”
115 – Faça ponto baixo dentro do primeiro ponto “V”, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 4 pontos altos dentro do mesmo espaço.
116 – Faça uma corrente de espaço e siga para o próximo ponto “V” e faça 5 pontos altos… Vamos ver como fica entre um leque e outro?
117 – Faça 3 correntes, prenda com ponto baixo na primeira alça, faça duas correntes e prenda com ponto baixo na segunda alça, faça 3 correntes e siga com 5 pontos altos no ponto “V”. Repita por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
118 – Siga com mais um ponto baixíssimo e no terceiro ponto de base faça ponto baixo.
119 – Faça 6 correntes e prenda com ponto baixo no terceiro ponto alto do próximo grupinho… siga até chegar na emenda dos leques.
120 – Para passar de um leque para o outro são 8 correntes, desta forma a cada 5 alças de 6 correntes chega na divisão dos leques e tem a alça com 8 correntes. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
121 – Faça ponto baixo na primeira alça de 6 correntes, faça duas correntes para dar altura do ponto alto e faça mais 3 pontos altos.
122 – Faça 3 correntes de espaço e faça mais 4 pontos altos ainda na mesma alça.
123 – Faça uma corrente de espaço e prenda com ponto baixo no meio da alça seguinte. Faça uma corrente e na terceira alça faça 4 pontos altos, 3 correntes e 4 pontos altos… Siga até chegar na alça de 8 correntes.
124 – Chegando na alça de 8 correntes faça uma corrente de espaço e faça 10 pontos baixos, faça uma corrente de espaço e siga para a primeira alça de 6 correntes onde será feito 4 pontos altos, 3 correntes e 4 pontos altos.
125 – Siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo. O tapete estará pronto!
Vejam que lindo modelo!
Chegamos ao final de mais um passo a passo, espero que tenham gostado e que seu trabalho tenha ficado lindo. Me conte! Deixe seu comentário abaixo e compartilhe este passo a passo e ajude-nos a divulgar!
Forte abraço e tudo de bom sempre,
Samuel Ramos.